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Como usar as recomendações de usuários para impulsionar as vendas

Deixe que os seus clientes falem de você.

Uma pesquisa da Nielsen sobre confiança em propaganda, divulgada no ano passado (realizada em 56 países), apontou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos e familiares que na mídia convencional.

Dentro dessa faixa de consumidores, 70% disseram ser influenciados pela opinião de outros na internet, incluindo as redes sociais – em que a porcentagem de confiança do brasileiro chamou a atenção com o índice de 52%.

Esses números só provam aquilo que todos nós já sabíamos, ainda que inconscientemente: clientes que falam bem do seu produto ou serviço podem trazer mais retorno que campanhas custosas.

Com as pessoas usando cada vez mais as redes sociais – o tempo médio do brasileiro no Facebook é de 8 horas no mês, por exemplo – fica cada vez mais evidente a importância das recomendações nesses canais para aumentar as vendas.

Criar oportunidades para que seus clientes falem bem de sua loja virtual e recomendem seus produtos nas redes sociais é sua obrigação, se quiser competir melhor no mercado virtual. Quer saber como? Vamos às dicas:

1 – Incentive as recomendações

Ofereça descontos ou recompensas diversas para quem recomenda sua loja e traz resultados, como fazem escolas de inglês e academias.


2 – Faça o elogio reverberar

Sempre que receber um comentário positivo ou elogio, seja via Facebook, e-mail, carta ou telefone, certifique-se de compartilhá-lo em suas redes. Além de chamar a atenção dos seus fãs (e dos amigos deles), você aumenta a credibilidade da sua marca perante os usuários que, porventura, caírem de paraquedas em sua página.

3 – Facilite o compartilhamento

Torne o conteúdo do seu site “compartilhável”, com botões visíveis e amigáveis para redes sociais. Incentive os visitantes a “espalhar” seus produtos pelas redes, escrevendo seus próprios reviews.

4 – Ofereça condições especiais a fãs

Se você tem uma página no Facebook (se não tem, crie agora!), pode criar uma aba que adianta as promoções do site apenas para seus fãs e pessoas a quem eles recomendarem (desde que também virem fãs). Uma ação simples, indolor e que gera grande resultado.

5 – Não deixe a conversa morrer

Não adianta querer que o cliente faça todo o trabalho por você. Entre também na conversa. Sempre que receber um elogio ou comentário positivo, responda agradecendo. Se o feedback não for legal, tente entender o motivo e dê um retorno público para que os outros visitantes da página não achem que você ignora as críticas.

Tem sua própria receita para “arrancar” elogios dos clientes? Conte aqui para a gente.