Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Facebook é a rede social favorita do momento. Já reparou que ultimamente todo mundo parece estar lá? Sua mãe, sua tia, seu vizinho, sua sogra, seu cachorro.
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É claro que as empresas também não querem ficar fora dessa. E elas estão cobertas de razão. Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, pelo Chief Marketing Officer (CMO) Council e pela Lithium,81% dos americanos se dizem influenciados pelos posts de amigos em suas compras.
Quer um dado ainda mais interessante? Impressionantes 79% dizem que mensagens das empresas que seguem nas redes sociais também impactam nas suas decisões de consumo.
É por isso que grandes marcas, como Starbucks, Coca Cola e McDonald’s, acumulam milhões de fãs no Facebook e fazem questão de trata-los muito bem. Elas já perceberam que o ambiente é ideal para construir uma relação mais próxima com seus clientes.
Entre as menores, essa constatação é cada vez maior. Um estudo feito pelo The Wall Street Journal, no ano passado, mostrou que seis em cada dez das pequenas e médias empresas americanas ouvidas acreditavam que as mídias sociais podiam ajudar no crescimento da companhia.
Na mesma pesquisa, o Facebook foi apontado como a rede que mais gera negócios para os pequenos.
Convencido de que sua loja virtual também tem que estar lá? Então vamos às dicas práticas:
Aposte no conteúdo relevante
Dizer “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” ou bombardear seus fãs com anúncios de produtos não é a melhor maneira de construir uma comunidade relevante no Facebook.
De vez em quando isso pode até funcionar, mas procure compartilhar conteúdos úteis e interessantes com seus seguidores. Se você tem uma loja de roupas, compartilhe dicas de moda e tendências, por exemplo.
Não exagere na quantidade de posts
Deixar sua página às moscas é péssimo, mas inundar a timeline dos “amiguinhos” também não é nada legal. Procure não compartilhar mensagens em excesso, isso incomoda os seguidores. Duas ou três mensagens por dia costumam estar de bom tamanho, mas você pode ir testando o que funciona mais entre a sua base de fãs.
Ofereça exclusividade
Uma estratégia eficiente para o sucesso de um canal no Facebook é fazer os fãs se sentirem “únicos” ou privilegiados. Você pode avisá-los primeiro sobre a chegada de novos produtos ou fazer promoções exclusivas para os seus seguidores.
Interaja com seus fãs
Quando algum cliente ou seguidor de sua página fizer um comentário ou pergunta, não deixe de responder. É fundamental que a pessoa se sinta ouvida para voltar mais vezes à sua página e, potencialmente, comprar mais na sua loja.
Leve o nome da sua loja a outros lugares
Procure outras páginas de negócios ou grupos que tenham a ver com a sua loja online e participe das discussões. Isso vai ajudá-lo a levar o nome da sua empresa para outros “territórios” e fazer com que ela se torne mais conhecida.
Faça promoções
Outra maneira interessante de atrair novos seguidores é fazer campanhas e promoções na rede social, incentivando os usuários a curtirem sua página em troca de potenciais prêmios.
Você pode fazer um concurso cultural – premiando frases criativas ou fotos inusitadas relacionadas aos seus produtos, por exemplo – ou ainda realizar sorteios através de aplicativos como Sorteie.me ou Yes! Ganhei.
Use os anúncios a seu favor
Com tanta gente postando, curtindo e comentando ao mesmo tempo, fica cada vez mais difícil encontrar seu lugar ao sol. As “publicações promovidas” podem ajudar a dar um impulso para o seu negócio. O melhor de tudo é que não é preciso gastar muito. Gastando apenas R$ 11, você pode dar mais projeção a um post usando o recurso “impulsionar” do Facebook.
Você também pode criar um anúncio para ser provido na barra lateral da rede social. Você define o orçamento – de novo, o custo inicial é de apenas R$ 11 – e pode segmentar o público com quem quer falar. A ferramenta estima quantos “likes” você vai receber por dia de acordo com a verba investida.
Que tal fazer um teste? Crie um post bacana sobre um tema interessante que tenha a ver com o que você vende e use o recurso “impulsionar” para espalha-lo pela rede.