Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read

Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa? 

Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas dúvidas sobre o tema que são bastante comuns. Se esse for o seu caso, temos uma excelente notícia: o uso é mais simples do que você imagina e as vantagens são enormes! 

Se você ainda não sabe o que é um fluxo de caixa, ele consiste basicamente no movimento das entradas e das saídas de dinheiro da sua empresa. Ou seja, é um controle de tudo daquilo que você gasta e recebe no dia a dia. 

Trata-se de uma ferramenta que serve para saber quanto de dinheiro você tem disponível no seu caixa, qual a situação atual das suas movimentações financeiras e o que é possível esperar para o futuro. 

Estamos falando de um recurso muito importante para ter uma visão mais realista do seu negócio, o que melhora a sua capacidade de planejamento, preserva a sua saúde financeira e confere melhores condições para crescer de forma sustentável. 

Caso você ainda não faça esse acompanhamento, é ótimo que você já esteja dando o primeiro passo neste artigo. Para lhe ajudar, criamos este conteúdo explicando como fazer fluxo de caixa no Excel e compartilhando um template pronto para simplificar a sua rotina. Confira:

  • Por que uma planilha de Fluxo de Caixa é importante para o seu negócio
  • Passo a passo para baixar e utilizar sua planilha de Fluxo de Caixa diário

>> Pronto para descobrir cada detalhe para usar a sua planilha de fluxo de caixa? Baixe o template agora mesmo sem pagar nada. Basta preencher o formulário para fazer o download. Garanta o modelo agora mesmo e tenha ele com você para acompanhar as nossas dicas!

Por que uma planilha de Fluxo de Caixa é importante para o seu negócio 

Você pode trabalhar com os melhores produtos, prestar um excelente atendimento, ter um site incrível e uma marca que faz bastante sucesso entre o público. Entretanto, tudo isso só será sinônimo de sucesso caso a sua parte financeira esteja sempre em dia. 

Uma boa planilha de fluxo de caixa serve justamente para isso: garantir o controle necessário para o seu dinheiro, previsibilidade nas suas movimentações e a saúde que as suas finanças precisam. 

Para ser preciso na sua gestão e visualizar a situação do seu negócio de maneira realista, o ideal é preencher o fluxo de caixa todos os dias. 

Antes de conferir como fazer isso no nosso template gratuito, veja mais alguns detalhes importantes sobre a ferramenta: 

Tipos de controle de fluxo de caixa existentes

No modelo de planilha que estamos disponibilizando neste artigo, você conseguirá fazer o controle diário das suas movimentações. 

Contudo, é importante saber que essa ferramenta também pode ser usada para algumas finalidades diferentes, como o controle do saldo positivo do negócio, seus valores brutos, variações de caixa e movimentações operacionais, por exemplo. Esses casos se referem a tipos de planilhas específicos como: 

  • Livre: controla o saldo positivo da empresa, obtido depois que ela pagou todas as suas obrigações
  • Direto: é o fluxo que considera as despesas e as receitas nos valores brutos, isto é, sem os devidos descontos
  • Indireto: é baseado nas informações da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a fim de certificar-se de todas as variações do caixa em certo período
  • Operacional: serve para controlar apenas as entradas e saídas ligadas à parte operacional da organização

Vantagens de utilizar uma planilha de fluxo de caixa 

Depois de conferir nossos diferentes exemplos de fluxo de caixa, vamos às vantagens que o modelo de controle diário disponibilizado pelo UOL Meu Negócio pode proporcionar à sua gestão e rentabilidade

Ao utilizar a ferramenta, você tem melhor capacidade de: 

  • Monitorar e planejar as entradas e saídas diárias
  • Planejar decisões ligadas à sobra ou falta de dinheiro
  • Determinar se as quantias recebidas são suficientes para cobrir os gastos
  • Compreender se o seu negócio vai bem ou passa por apertos financeiros
  • Tomar decisões mais acertadas, como fazer ou não uma promoção, por exemplo 

Como montar seu fluxo de caixa diário

Agora que você conhece os benefícios de fazer o fluxo de caixa diário da sua empresa, é hora de botar a mão na massa! 

Algumas etapas são essenciais para iniciar o seu controle e preparar a sua planilha. São elas: 

  1. Defina o saldo inicial, que é o quanto sua empresa tem em caixa no momento
  2. Liste e separe as suas despesas das receitas 
  3. Registre as presentes entradas do seu caixa e faça a baixa das saídas 
  4. Atualize esses lançamentos diariamente com o apoio da sua planilha de fluxo de caixa

Você verá que tudo fica mais simples depois que você compreende como os campos da planilha funcionam. Nós explicamos todos eles abaixo. Depois de conferir, você já saberá o passo a passo para utilizar a ferramenta!  

Passo a passo para baixar e utilizar sua planilha de Fluxo de Caixa diário 

Depois de baixar e abrir a planilha de fluxo de caixa do UOL Meu Negócio, você vai se deparar com 4 campos principais. Seguindo a ordem, de cima para baixo, eles são “Saldo Inicial do dia”, “Entradas”, “Saídas” e “Saldo Final do dia”.

A lógica é a seguinte: todos os lucros que chegam nas “Entradas” são somados ao “Saldo Inicial”, assim como o dinheiro investido nas “Saídas” é subtraído dele. 

No fim do dia, o resultado define o “Saldo Final”, que por sua vez será o “Saldo Inicial” do dia seguinte. Veja mais detalhes:

Saldo Inicial do dia

É o dinheiro que você tem disponível no começo da cada dia. Na primeira vez que usar a planilha, será preciso preencher este campo com a quantia que a sua empresa possui em caixa no momento. 

Depois, o valor será inserido de forma automática diariamente, com o resultado do “Saldo Final” do dia anterior. 

Entradas

Aqui, você deve inserir tudo o que foi recebido no dia. Nossa dica é somar os valores diários de vendas parecidas ao invés de detalhar cada uma delas, para a planilha não ficar muito longa. 

Para ajudar na sua organização, separamos as “Entradas” diárias entre Loja Física e Loja Virtual. Contudo, você tem liberdade para criar os campos e categorias que julgar melhores.  

Saídas

Já as saídas geralmente têm mais campos na planilha de fluxo de caixa, já que seus investimentos podem ter diversas origens. 

Você pode descrever cada um dos seus gastos ou ainda categorizá-los entre os Custos Fixos (sem variação, como aluguel e salários) e Custos Variáveis (como Correios, comissões ou combustível, por exemplo) de cada dia. 

Saldo Final do dia

Toda “Entrada” é somada e cada “Saída” é subtraída do seu “Saldo Inicial”. O resultado é apresentado automaticamente ao final da planilha, em “Saldo Final”, e demonstra qual foi o saldo obtido no dia. 

O mesmo valor já é preenchido automaticamente no “Saldo Inicial” do dia seguinte, dando continuidade à rotina de controle. 
Preparado para cuidar da sua saúde financeira? Agora é só aplicar o que você aprendeu e manter as finanças do seu negócio sempre bem organizadas! Clique aqui, baixe a planilha de fluxo de caixa do UOL Meu Negócio e comece a usá-la agora mesmo.

Related posts
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…
Empreendedorismo

Como contornar a alta do combustível no seu negócio?

6 Mins read
A alta do combustível é um dos temas que mais preocupam os brasileiros atualmente. Além do peso no bolso do consumidor para…
EmpreendedorismoPlanejamento de Negócio

5 ferramentas que vão ajudar você escolher o nome ideal para sua loja

8 Mins read
Todo empreendedor concorda que abrir um negócio tem suas dificuldades iniciais. Quem está começando muitas vezes nem se dá conta, mas criar…