Você possivelmente já viu uma dancinha engraçada com filtros divertidos na internet. A maioria deles surge no TikTok.
Se você já dedicou tempo do seu dia para rir com vídeos repletos de efeitos e coreografias fáceis, que atraem milhares de visualizações, que tal divulgar o seu negócio utilizando essa plataforma?
Diariamente, milhões de pessoas usam o TikTok para se comunicar. Através da facilidade do uso do aplicativo, diferentes pessoas encontraram na ferramenta de vídeo um espaço para criar. E a criatividade é um ponto importante para quem quer vender na internet!
Mas afinal, como usar o TikTok para reinventar seu negócio e atrair diversos clientes? Conheça a plataforma e se destaque de seus concorrentes!
O que é e por que usar o TikTok?
O TikTok é uma rede social que ganhou o mundo no ano de 2019. Nele, diversos usuários podem produzir vídeos com tempo mínimo de 15 segundos e comunicar o que quiserem. De danças a receitas, a plataforma apresentou diversos influenciadores digitais, como a apresentadora Maísa e Luis Mariz.
No Brasil, o aplicativo ganhou destaque durante 2020, pois por conta da pandemia do covid-19, muitas pessoas acabaram ficando mais tempo em casa e utilizando a plataforma como distração. Assim como outras redes sociais já conhecidas, no TikTok você pode comentar em publicações, seguir pessoas, além de utilizar na produção de seus vídeos diversos efeitos divertidos.
O aplicativo impulsiona os vídeos para usuários a partir do interesse de quem acessa, ou seja, se você estiver buscando vídeos de vestuário, ele irá direcionar o conteúdo.
Para o seu negócio se destacar na internet, o uso do TikTok pode ser importante no aumento de suas vendas, além de atrair usuários a conhecerem sua marca. De fato, é um aplicativo que pode ser aliado ao seu sucesso.
TikTok para marcas: vale a pena?
Em 2020 o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo, ultrapassando até mesmo o WhatsApp. Tamanho acesso ao aplicativo só mostra sua potência para quem quer vender na internet.
Com diferentes possibilidades para criar vídeos, além de impulsionar seu negócio, a plataforma vai construir novos materiais de divulgação para o seu negócio. O aplicativo quer cada vez mais atrair empreendedores para a ferramenta, é o momento certo para criar sua conta.
Com o TikTok, você pode criar diferentes anúncios, analisar os dados de acesso ao seu conteúdo e também incluir botões que direcionam seu público para o site profissional e e-mail da sua empresa.
Esse aplicativo fará o seu negócio crescer cada vez mais e assim atrair a clientela. Ainda que exista a funcionalidade de impulsionamento, o TikTok é um aplicativo de criação de vídeo, é isso que atrai os usuários.
Como começar a criar conteúdos para TikTok?
Produzir vídeos no TikTok pode ser mais fácil do que você imagina. Com opções rápidas de criação, a plataforma vai auxiliar o seu negócio a atrair seu consumidor e assim movimentar suas vendas.
Para começar a criar, você precisa:
- Conhecer a plataforma e suas funcionalidades
- Encontrar seu consumidor dentro do TikTok
- Planejar conteúdos autorais
Crie seus vídeos, adicione filtros, sons e efeitos e cative seu cliente com toda sua criatividade. Sua loja virtual pode mais!
Estude a plataforma e suas funcionalidades
O primeiro passo para criar conteúdos no TikTok é conhecer o aplicativo.
É fácil e rápido de compreender as funcionalidades que ele oferece, baixe em seu celular gratuitamente. Após, crie sua conta e adicione as informações da sua loja. Na parte inferior da tela, você encontrará:
- Início: aqui você pode ver os perfis que segue e também descobrir indicações para seguir
- Descobrir: você poderá ver o que está se destacando no aplicativo, os vídeos mais populares a partir das hashtags ou como conhecemos, o jogo da velha, onde também poderá buscar inspirações para seus conteúdos
- Criar vídeo: é aqui que você irá criar seus vídeos de até 1 minuto, você poderá adicionar um vídeo já gravado anteriormente ou gravar um vídeo novo. Também poderá adicionar efeitos, velocidade ao seu vídeo e músicas. Aproveite cada possibilidade que o TikTok oferece
- Caixa de entrada: para conversar com seus seguidores e ver as atividades da sua conta como curtidas, comentários, menções a seu perfil, seguidores e atualizações do aplicativo, é nessa aba
- Eu: para mudar as informações, atualizar foto ou apenas ver a organização do seu perfil, tudo estará nesta opção
Encontre seu consumidor dentro do TikTok
Se você acha que o TikTok é apenas para o público jovem, precisa repensar o conceito. Com a democratização da internet, diferentes idades acessam a plataforma a cada minuto.
O TikTok tornou-se o aplicativo perfeito para quem quer vender na internet.
As pessoas acessam o aplicativo para se divertirem com vídeos, assistirem receitas rápidas ou ainda aprenderem a fazer arte em casa. Como sua loja pode se destacar nesse aplicativo?
Faça enquetes e testes em suas redes sociais ou no seu site, utilize os comentários para conversar com seu público. O contato com o cliente fará toda a diferença para o seu negócio se destacar.
Além disso, acompanhe os assuntos mais postados no TikTok através da aba descobrir e veja quais vídeos seus clientes mais gostam de assistir.
Planeje conteúdos autorais
Agora que você já conhece a plataforma, criar conteúdos autorais fará com que o seu negócio se destaque no TikTok. Direcione sua criatividade para fazer conteúdos que sejam de interesse do seu público.
A facilidade em criar conteúdos no aplicativo vai auxiliar seu negócio. Celular na mão e ideias no papel, direcione os seus vídeos para os seus consumidores.
Coreografias e dublagens são os vídeos mais criados na plataforma, aproveite para trazer seu lado artístico à tona.
Lembre-se de utilizar a ferramenta a seu favor, quanto mais clareza nas ideias, melhor será seu vídeo. Pense também em manter seu conteúdo dentro dos seus propósitos, assim o TikTok será aliado ao seu sucesso.
Conhecer novas ferramentas será importante para o seu negócio! Por isso, continue acompanhando todas as tendências.