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Como utilizar o cupom de desconto para aumentar suas vendas de Natal

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A data comemorativa mais mágica do ano está chegando. O Natal é uma época em que as pessoas estão mais reflexivas, prontas para reunirem a família e passar bons momentos juntos.

Para aproveitar esse clima natalino, as empresas podem atrair os clientes oferecendo um cupom de desconto a fim de estimular a compra de um presente especial

Para te ajudar a incluir isso na sua estratégia, vamos explicar aqui o que é cupom de desconto e como oferecer de maneira correta aos clientes. Afinal, eles merecem o melhor da sua empresa!

Veja o que mais você vai encontrar neste artigo:

  • O que é cupom de desconto?
  • Como aplicar a estratégia de cuponagem
  • Como os cupons de desconto podem aumentar as vendas de Natal

O que é cupom de desconto?

Os cupons de desconto basicamente são cartões digitais que possuem uma porcentagem a ser aplicada em uma determinada compra. Então, na prática, a loja virtual disponibiliza um valor de desconto nas compras dos clientes através dos cupons

Eles podem ser aplicados nos produtos individuais ou no valor final da compra. O mais interessante é que os clientes já estão se acostumando a ganhar desconto por meio de cupons. 

Veja a seguir quais os tipos mais utilizados: 

Tipos de cupons de desconto

Existem alguns tipos de cupons de desconto que podem ser usados em sua loja virtual. 

A principal diferença entre eles é que podem ser criados para diversas campanhas de datas comemorativas do ano, gerando um aumento de vendas.

Para que a estratégia seja bem aproveitada, é fundamental fazer uma pesquisa sobre os valores que os seus concorrentes estão oferecendo, se já são aplicáveis no valor dos produtos ou se é necessário usar um cupom separadamente.  

Para te ajudar a escolher qual o melhor cupom de desconto para os seus clientes, vamos conhecer os principais tipos: 

Datas comemorativas

Existem inúmeras datas comemorativas que você pode aproveitar para oferecer cupons de desconto, como por exemplo:

Você pode selecionar as datas comemorativas que mais se encaixam com o seu negócio e com o seu público. A partir disso, pode passar a oferecer cupons de desconto de 5%, 10%, 25%, 30% e assim por diante, criando toda uma campanha personalizada em volta da data.

Lembrando que na loja virtual esses descontos podem ser aplicados em todos os produtos disponíveis ou apenas em alguns, conforme a sua estratégia de vendas. 

Exclusivos para aniversários

Para oferecer o cupom de desconto de aniversário aos clientes, é preciso manter o cadastro atualizado de cada um deles na sua loja virtual. 

Imagine a surpresa boa que eles vão ter ao encontrar um e-mail oferecendo um cupom de desconto de aniversário? Isso com certeza vai te render boas vendas e mais clientes satisfeitos!

Nesse sentido, você pode organizar os nomes dos clientes em um relatório, onde menciona a data de nascimento e endereço deles. Em seguida, agrupe os nomes dos clientes nos meses em que fazem aniversário e envie os cupons de uma vez só. 

Sazonais

Os cupons de desconto sazonais podem ser oferecidos em momentos especiais. 

Por exemplo, quando uma determinada mercadoria possui muitas unidades em estoque, essa é a hora de oferecer cupons para atrair os clientes a comprar e assim você renova o estoque. 

Como aplicar a estratégia de cuponagem

Para garantir que os cupons de desconto irão aumentar as vendas do seu negócio, é necessário aplicar a estratégia certa. 

Por isso, é importante começar com uma análise do seu público para que os clientes sejam alcançados com os descontos. 

Vamos entender melhor como fazer isso na prática: 

  1. Planejamento: faça uma análise de todas as datas comemorativas do ano, quais as metas de vendas para cada mês e quais clientes você deseja alcançar
  2. Estude a concorrência: de acordo com a sua área de atuação, liste os seus principais concorrentes e o que eles têm feito para oferecer cupons de desconto aos clientes
  3. Faça as contas: as porcentagens de desconto devem garantir a satisfação do cliente, mas também o lucro da sua empresa  

Por exemplo, se você vende uma blusa feminina a R$ 60,00 e os custos de compra e o lucro que envolve a venda deve ser de R$ 50,00, a sua empresa ainda ganha ao aplicar R$ 10,00 de desconto no cupom. 

Dentro da Loja VirtUOL é possível criar cupons de desconto para os seus clientes de forma fácil e rápida. 

Acompanhe o passo a passo: 

1º – Depois de fazer o login em sua loja, dentro do painel de controle acesse a aba Marketing: 

Na primeira opção de cliente exclusivo, você vai encontrar um formulário para preencher. Adicione o valor a ser aplicado de desconto, o período de validade da campanha, o nome e e-mail do cliente e se há a possibilidade de ter frete grátis.

Ainda em cliente exclusivo, você poderá visualizar o código do cupom de desconto que deverá ser aplicado nas compras dos clientes. 

Pronto! Agora você pode criar novos cupons de desconto a partir dessa aba ou acompanhar o desempenho das vendas normalmente.

Como os cupons de desconto podem aumentar as vendas de Natal

No clima de Natal, oferecer promoções e descontos de produtos é uma oportunidade de destacar ainda mais a sua loja virtual na internet. 

Conheça mais vantagens de oferecer cupom de desconto em sua empresa não só durante o Natal, mas no ano todo. 

Atraindo novos clientes

Entre uma loja que oferece cupom de desconto e outra que não oferece esse benefício, o cliente com certeza irá escolher a primeira opção. Então, aposte na divulgação dos cupons de desconto para atrair os clientes e estimular uma compra maior.

Fidelizando seus clientes

A fidelização de clientes acontece quando eles são bem atendidos do começo ao final da compra

Por isso, capriche no atendimento para gerar mais vendas a cada dia e garantir que elas sejam entregues no tempo certo.   

Aumentando o ticket médio de compra

O ticket médio compreende o valor que os clientes gastam em sua loja virtual. 

Por isso, quando você oferece cupons de desconto em datas especiais (como o Natal), isso faz com que os clientes queiram comprar mais, já que os preços estão em conta, aumentando assim o seu lucro e ticket médio. 

Reduzindo a taxa de carrinhos abandonados

Ter carrinhos abandonados na loja virtual não é algo positivo. Mas, é possível reverter a situação através de oferecer cupons de desconto em produtos diversos na loja virtual. 

Ainda mais porque você pode enviar e-mails avisando aos clientes que se completarem a compra em sua loja, poderão ganhar ainda mais desconto nos produtos abandonados no carrinho. 

Com um negócio online, a sua empresa estará preparada para fornecer cupons de desconto e aumentar as vendas de Natal. Por isso, conquiste sua presença digital hoje mesmo! Conheça a Loja VirtUOL do UOL Meu Negócio e aproveite a promoção de 6 meses por apenas R$29,99. Clique aqui e confira!

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