Saiba como abrir sua loja virtual de artesanatos
Um brinquinho, uma pulseira, uma lembrancinha para um amigo. Ao passear por uma tradicional feirinha de artesanato, é difícil resistir à tentação e sair de mãos abanando.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 9 milhões de pessoas se dedicam a esse tipo de atividade. O setor movimenta mais de 50 bilhões de reais por ano.
Então, por que não levá-los das barracas de ruas às telas dos computadores? Confira algumas dicas para vender artesanato pela internet:
Plano de ações
Assim como em todos os empreendimentos, você precisa de um planejamento para dar o pontapé inicial a sua empresa.
O que você irá vender? Quem vai cuidar da produção? Quanto irá cobrar por cada produto? O seu fornecedor de matéria-prima tem condições de atender uma maior demanda? Quem mais faz algo parecido com você? Quem é o seu público-alvo?
É a partir dessas respostas que você irá traçar suas metas e montar a estratégia e o posicionamento da sua marca.
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Pense no armazenamento
Comercializar artesanato requer atenção especial ao estoque. Muitas vezes as peças precisam de lugares arejados, ou então, por serem frágeis, necessitam ser manuseadas com cuidado. Por isto é importante tomar cuidado na hora de planejar esse espaço.
O estoque precisa espaçoso para que as peças não fiquem sobrepostas e acabem sendo danificadas. Rotule os itens para facilitar a organização, e não abra mão de usar caixas mais resistentes e plástico-bolha quando for realizar a entrega das mercadorias.
Invistas em boas fotos e descrições
Em qualquer loja virtual esses dois itens são importantes. Para quem vende artesanato, mais ainda. Os clientes precisam ter acesso a boas fotos para conhecer bem seu produto. Use imagens com alta resolução e feitas de diversos ângulos para que eles consigam perceber a riqueza dos detalhes, e acreditem que não irão encontrar aquele mesmo item em outro lugar.
Jogar com a exclusividade, aliás, é um ótimo negócio para lojas virtuais que vendem artesanato. Por se tratar de produção manual, cada peça é única e você deve frisar isso ao seu cliente.
Na hora de descrever, fale sobre os materiais utilizados e sobre o processo de produção. Por exemplo: “Biquíni de tricô bordado manualmente com aplicação de miçangas. Pedraria costurada à mão, uma a uma”.
Esses detalhes valorizam o seu trabalho e permitem que você cobre um valor mais elevado.
Avise, ainda, em quais cores e tamanhos você pode produzir cada item, mostrando ao consumidor que ele pode ter uma experiência personalizada.
Crie um blog
Crie um blog com textos originais e relevantes para o seu público-alvo. Além de comunicar, através dele, tudo o que tem de novo na sua loja, aproveite para dar dicas sobre artesanato, contar como é o seu processo de criação e ensinar alguns truques básicos para quem também gosta de se aventurar pelo mundo das artes.
A atividade é terapêutica para muita gente, por isso há muita pesquisa por dicas e sobre o assunto. E não se preocupe em “perder clientes” ensinando o que você sabe. O artesanato é algo muito único e pessoal. Por mais que você ensine suas técnicas, ninguém irá produzir um item exatamente igual ao seu.
E nesse processo de busca, o usuário pode acabar encontrando o seu site, conhecendo os seus produtos e se tornando um novo cliente.
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Participe de redes sociais visuais
Além do queridinho dos internautas e das marcas, o Facebook, apostar no Instagram e no Pinterest é uma boa jogada para esse tipo de negócio. Como ambas as redes sociais são muito visuais, elas valorizam o ponto forte do seu trabalho manual.
Além de tirar e postar fotos das mercadorias, você pode incentivar que clientes compartilhem imagens dos produtos adquiridos em sua loja virtual.
Lembre-se que uma recomendação vinda de um amigo tem mais valor do que a sua autopropaganda. Portanto, incentive o compartilhamento.
Preparado para comercializar suas artes? Conheça a plataforma de Loja Virtual do UOL. Ela permite que você crie sua loja em instantes e comece a vender.
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