Vendas Online

Como vender produtos encalhados no estoque?

5 Mins read

As festas do final de ano passaram e alguns produtos encalhados tomaram conta do seu estoque, por isso é o momento de se reinventar. 

Ainda que essa prática seja um desafio para muitos empreendedores, saber como vender produtos encalhados pode ser a porta de entrada para o sucesso do seu negócio.

Quer saber como garantir o gerenciamento de estoque com maior tranquilidade e conquistar muitas vendas? 

Então aproveite esse conteúdo, pois nele você vai encontrar:

  • O que significa ter produtos encalhados
  • Como fazer uma boa gestão de estoque
  • Dicas para desencalhar produtos

Essa é a sua chance de dar um passo à frente da concorrência e movimentar seus produtos para começar o ano com o pé direito. Aproveite! 

O que significa ter produtos encalhados?

Sabe quando você se empolga com a venda de alguns ítens do seu negócio e acaba esquecendo de outros? Pois esse pequeno descuido pode aumentar os produtos encalhados na sua loja. 

Basicamente, todo produto que fica parado na prateleira precisa ser vendido rapidamente, para isso é necessário utilizar algumas estratégias. Logo, é muito importante que você analise e acompanhe as movimentações do seu estoque constantemente, evitando que você perca dinheiro. 

Vale destacar que produtos encalhados são sinônimo de prejuízo, pois você pagou por aquele produto para vender em seu negócio e ele está parado.

Além disso, a mercadoria parada acaba impedindo a compra de novas mercadorias, já que o giro do estoque é importante para que seu negócio esteja sempre atualizado.

Ou seja, produtos encalhados podem oferecer:

  • Falta de espaço para novos produtos
  • Redução das vendas
  • Acúmulo de produtos sazonais
  • Perda de dinheiro

Esses são alguns exemplos do que pode acontecer se o seu planejamento de estoque estiver em segundo plano. Mas fique tranquilo, vamos te ajudar a evitar esse tipo de problema, afinal, queremos te ver crescer cada vez mais e conquistar o sucesso com seu negócio.

Quanto tempo o produto fica parado no seu estoque?

Para saber ao certo se você possui produtos encalhados no estoque, é preciso reconhecer a data em que eles entraram no seu negócio. 

Ainda que esse seja um fator de identificação, você pode escolher o melhor método para identificar a quanto tempo o produto está em seu estoque.

  1. Data da compra
  2. Lote
  3. Validade
  4. Característica do produto

Portanto, observar essas características é o primeiro passo para identificar o que deve ser feito para os produtos encalhados serem vendidos. 

Assim, ter um controle financeiro vai garantir que você compre novos produtos sem precisar e analise como está o caixa do seu negócio, para aplicar novas estratégias. 

Afinal, vender é o seu objetivo, mas para que isso aconteça é necessário reconhecer quais são os produtos disponíveis em seu estoque, levando sempre em consideração o prazo de validade. 

Veja a seguir como aplicar a melhor gestão de estoque na sua empresa. 

Como fazer uma boa gestão de estoque?

É chegado o momento de conhecer como fazer uma boa gestão de estoque para evitar produtos encalhados no seu negócio. 

Com isso, será facilitado observar entradas e saídas, quando contactar seus fornecedores, bem como a quantidade necessária de produtos a comprar.

Desse modo, a gestão de estoque vai oferecer:

  • Redução de custos
  • Maior produtividade
  • Planejamento de compra
  • Oferece maior destaque para empresa
  • Garante relacionamento com os clientes
  • Fidelização do consumidor

Aproveite o próximo tópico para saber como conquistar esses e outros benefícios através da sua gestão de estoque. 

Faça o controle e relatório das mercadorias

O controle de estoque é parte importante para que seus produtos encalhados sejam vendidos ou ainda evitados no seu negócio.

Ter isso como aliado na sua jornada de empreendedor vai oferecer maior segurança para suas operações, já que você terá maior certeza sobre o que oferece, veja como isso pode ser feito: 

  1. Crie um inventário: cadastre todos seus produtos em um planilha ou sistema e verifique a disponibilidade deles no estoque, bem como as quantidades.
  1. Estime a demanda: saber a estimativa de quantos produtos você precisa para vender garante a compra e evita produtos encalhados.
  1. Tenha bons fornecedores: crie uma lista de fornecedores e feche negócio com a garantia de ótimo preço.
  1. Crie calendário de reposição: ter momentos específicos para repor estoque garante maior segurança para suas operações.
  1. Conheça seu cliente: saber o que seus consumidores procuram é fundamental para oferecer produtos ideais aos gostos dos clientes, por isso conheça seu público. 

Com esse roteiro pode ser certeiro seu planejamento e a organização do seu estoque e lembre-se de aproveitar as ferramentas para continuar se capacitando. 

>> Baixe agora mesmo a Planilha para Controle de Estoque do UOL Meu Negócio, totalmente gratuita clicando aqui e saiba como essa estratégia pode ser sua aliada! 

Mais dicas para desencalhar estoque

Separamos algumas dicas importantes para movimentar seu estoque e fazer os produtos encalhados serem vendidos de forma rápida e estratégica, continue acompanhando e aproveite. 

Revise a descrição dos produtos

Oferecer o máximo de informações sobre seus produtos no momento da venda pode facilitar a compra de seus consumidores.

Por isso, revise constantemente as descrições dos produtos em sua loja virtual, e procure se colocar no lugar do cliente, observando se essas informações são efetivas.

Procure alterar algumas informações como o título e fazer trocas de palavras, isso pode fazer toda a diferença para seu consumidor no momento da compra. 

Refaça as fotos de divulgação

Cada produto tem suas características, por isso elas devem ser evidenciadas através das imagens de divulgação em sua loja virtual. 

Aproveite para criar cenários, utilizar programas de edição e garantir a qualidade das fotos, fazendo seu cliente se encantar por seus produtos. Com isso, as fotos precisam ser atrativas, diferenciadas e atrair o consumidor para a compra, movimentando seus produtos encalhados.

Foque em atrair novos clientes

Talvez seus produtos encalhados precisam ser vistos por novos consumidores e isso pode agitar suas vendas. 

Para todo produto existe um consumidor, por isso é importante atrair novos clientes constantemente, seja com uma loja virtual atrativa ou ainda com a sua divulgação.

Com a presença na internet isso pode ser perfeito, já que na web existem diferentes consumidores atrás de bons produtos, basta encantá-los. 

Faça boas promoções

Aproveitar as datas comemorativas para oferecer promoções é sempre uma ótima opção, para além disso você pode fazer queima de estoque, movimentando suas vendas.

Outra opção são os cupons para primeira compra ou ainda para compras acima de um determinado valor. 

Esses são alguns exemplos, mas você pode investir na criatividade, analisar a concorrência e oferecer promoções de diferentes modos, com estratégias efetivas para seu cliente.

>> Baixe agora mesmo o E-Book Superguia UOL Meu Negócio e saiba como planejar as promoções de vendas, garantindo sucesso para seu negócio, clique aqui! 

Entendas as motivações de compra

Já comentamos que conhecer seu cliente é fundamental para vender seus produtos, para além disso você precisa suprir as dores dos consumidores com os ítens da sua loja.

Analise quais são os produtos encalhados em seu estoque e procure criar caminhos facilitados para que seus clientes sintam desejo por eles.

Essas motivações vão facilitar que você divulgue seus produtos com assertividade e segurança, garantindo suas vendas e o sucesso do seu negócio na internet. 
Sua empresa merece mais! Com o UOL Meu Negócio você pode criar uma Loja Virtual perfeita para atrair diferentes clientes. Aproveite nossa oferta de 50% de desconto e ainda garanta seu domínio registrado no maior portal de notícias da América Latina. Clique aqui!

Related posts
Vendas Online

Dicas de segurança ao utilizar o PIX

4 Mins read
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, revolucionou a forma como realizamos transações financeiras. Com sua praticidade…
EmpreendedorismoVendas Online

7 dicas para otimizar a experiência do usuário em sua loja virtual

4 Mins read
A experiência do usuário desempenha um papel muito importante no sucesso de uma loja virtual. Quando os clientes visitam a sua loja,…
Vendas Online

Dificuldades no orçamento das campanhas: O UOL Anúncios cuida disso para você!

4 Mins read
Anúncios pagos são ótimos aliados para aumentar a visibilidade da sua marca, conquistar novos clientes para o seu site/loja virtual e aumentar…