Empreendedorismo

Como trabalhar o relacionamento com fornecedores?

5 Mins read

Os fornecedores têm papel fundamental para o bom funcionamento de um negócio. Eles são os parceiros que você pode contar para manter o estoque sempre em dia, além de proporcionarem que o seu cliente receba um produto e serviço de extrema qualidade.

Mas, para que isso aconteça da melhor maneira possível, é necessário manter um bom relacionamento com fornecedores. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que empreendedor e fornecedor são dependentes, isto é, o planejamento eficiente adotado por um vai influenciar positivamente na rotina de trabalho do outro.

Dessa forma, cultivar uma relação de confiança, com uma comunicação clara e direta, pode fazer toda a diferença para garantir a satisfação do cliente no fim da jornada de vendas.

Na atual fase do seu negócio você sente necessidade de construir uma parceria onde todos ganham? Se a resposta for sim, você está prestes a conhecer ótimas dicas para construir um relacionamento eficaz com os fornecedores!

Continue a leitura e veja como implementá-las na gestão da sua empresa!

Por que é importante manter um bom relacionamento com fornecedores?

O primeiro passo para construir laços sólidos no relacionamento com fornecedores é não tratá-los como peças descartáveis. A partir do momento que você classifica este serviço como “algo eventual”, descarta a possibilidade de construir parcerias duradouras e bem sucedidas.

Por isso, não deixe de anotar e destacar a primeira dica: ofereça projetos de parceria aos fornecedores, sempre apontando as vantagens que eles (e você) podem obter a longo prazo e, claro, não deixe de reforçar a importância de um bom alinhamento dos objetivos em comum.

Sabemos que na rotina do empreendedor podem ocorrer imprevistos que atrasam os pedidos e estendem a data do pagamento, por exemplo. Afinal, nem tudo o que é planejado na teoria é fielmente adotado na prática.

Diante de situações como estas, é o bom relacionamento com o seu fornecedor que ajudará a manter uma negociação sem ruídos e sem prejuízos para ambas as partes. Portanto, esteja preparado para as situações inesperadas que possam surgir e mantenha o seu fornecedor sempre informado. 

Um bom histórico de pagamentos e a transparência nas solicitações aos parceiros farão com que você tenha condições de negociar e requisitar novos prazos quando algum contratempo surgir, por exemplo. 

7 maneiras para melhorar o relacionamento com fornecedores

Prezar por uma parceria amigável com seus fornecedores resulta em diversos benefícios, além de evitar problemas que podem atrapalhar a fluidez das tarefas. 

Para que você possa incluir as melhores práticas para aprimorar a gestão de relacionamento com o fornecedor, separamos 7 dicas certeiras para este relacionamento ser bem-sucedido, confira: 

1. Alinhe e esclareça todos os processos

Ter acesso às informações é o primeiro passo para que fornecedores e empreendedores alinhem quais as melhores datas para a solicitação de pedidos, bem como para a entrega dos produtos.

Nesse sentido, procure manter o seu fornecedor ciente da quantidade de produtos no estoque, para que ele possa se preparar para a produção da matéria-prima e cumprimentos dos prazos.

Além disso, para acertar todos estes detalhes que envolvem o relacionamento com fornecedores, vale agendar reuniões semanais, mensais ou de acordo com a disponibilidade e necessidade de ambos.

2. Estabeleça bons canais de comunicação

Uma boa comunicação é a base de qualquer relação. Assim, empreendedores e fornecedores conseguem ter a real noção de como estão os resultados, os pontos que precisam ser aperfeiçoados e o que vem dando certo na parceria.

Use a tecnologia a seu favor! Não faltam meios para você e seu fornecedor manterem um contato contínuo para tornar os processos mais otimizados e eficientes. Seja por e-mail, telefone ou por aplicativos de mensagem instantânea, é possível criar um diálogo aberto sobre as demandas.

Outro fator importante é a padronização da comunicação e o período em que ela deve ser realizada. Assim, fica mais fácil construir uma relação sem ruídos.

3. Seja claro e transparente nas negociações e necessidades do negócio

Processos transparentes geram maior credibilidade. Portanto, para ganhar a confiança daquele fornecedor que colabora para o crescimento do seu negócio, seja sincero e procure manter clareza nos números.

Evite solicitar pedidos de última hora e, ao menor sinal de dúvidas, esteja disponível para sanar qualquer questionamento. O mesmo vale para você, que pode questionar toda e qualquer dúvida nos valores das notas ou quantidade de mercadorias.

Atitudes simples como estas, demonstram que você trabalha com ética e honestidade.

4. Valorize seus parceiros

Para que o clima harmonioso perdure por muitos anos, nada melhor que reconhecer o bom trabalho do seu fornecedor. Afinal, quem não gosta de um bom elogio?

Além de atitudes mais vantajosas ao bolso — como oferecer indicações de parcerias, descontos e até mesmo premiações —, você pode demonstrar o seu contentamento de forma mais afetiva, com simples palavras de incentivo, por exemplo.

Ao deixar o fornecedor ciente da sua satisfação, ele se esforçará ainda mais para entregar produtos com qualidade e pontualidade!

5. Análise e acompanhe os indicadores de desempenho e qualidade

Análises periódicas são muito importantes para detectar variações anormais de preços, problemas nos prazos de entrega, entre outros.

Por isso, tente reunir quais são os pontos vitais que auxiliam na manutenção e crescimento do seu negócio. É através destes “indicadores” que você poderá acompanhar se o trabalho que o seu fornecedor exerce está fazendo a diferença nas vendas.

Para o controle da performance, experimente contar com a ajuda de KPIs (Key Performance Indicator ou, em português, Indicadores-Chave de Desempenho).

6. Mantenha seus pagamentos em dia

A gestão financeira de um negócio é um grande desafio. Por este motivo, é recomendado que você tenha um planejamento para que as contas não atrasem e o seu fornecedor fique sem pagamento.

Torne essa questão uma prioridade, afinal, o fornecedor é o responsável por entregar os insumos necessários para que a sua empresa continue em atividade. Além disso, a inadimplência pode estremecer a relação de confiança, fazendo com que as portas se fechem para futuras negociações.

Portanto, a solução é ter o controle do fluxo de caixa para acompanhar pagamentos, recebimentos e definir as melhores datas para pagar seus fornecedores!

7. Crie relações de parceria

Quando empreendedor e fornecedor estão dispostos a construir um relacionamento com base na cooperação, fica muito mais fácil solucionar problemas e contornar os imprevistos.

Por isso, anote esta dica de ouro: parcerias sólidas podem construir um excelente relacionamento com o seu fornecedor. Mas, como tornar essa relação mais firme e confiante?

Tente deixar bem claro que eles também serão beneficiados com os ganhos do seu negócio. Assim, quanto mais vendas você realiza, mais o fornecedor será requisitado para novos pedidos!

Gostou de conhecer essas simples atitudes que transformam o relacionamento com fornecedores? Agora que a comunicação com o seu fornecedor só tende a melhorar, chegou a hora de aprimorar o seu canal de vendas com o cliente!

Já conhece as vantagens de ter um site com o nível de qualidade UOL? Se ainda não, chegou a hora de conhecer. A partir de R$ 9,99 por mês o seu comércio pode oferecer um site completo para oferecer os melhores produtos e uma experiência de compra única aos clientes.
Menos de R$ 10 reais/mês para ter um site próprio? Só com o UOL Meu Negócio! Conheça agora mesmo e dê um salto nas vendas!

Related posts
EmpreendedorismoEmpreender na internetIdeias de negócio

Conheça alguns e-commerces brasileiros para se inspirar

6 Mins read
O e-commerce brasileiro vem se mostrando um território cada vez mais completo. É nesse comércio eletrônico que estão presentes as maiores redes…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

Gasto ou Investimento? Saiba como definir os critérios para a empresa

5 Mins read
Quem entra no mundo do empreendedorismo percebe que o planejamento das vendas é apenas um ponto a ser considerado na organização dos…
EmpreendedorismoEmpreender na internet

Prepare-se e saiba o que fazer para vender muito no Dia dos Namorados

5 Mins read
O Dia dos Namorados é uma das datas mais lucrativas para o comércio, abrangendo desde lojas físicas até o e-commerce. Segundo o…