EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Concorrência: quando e como bater de frente com ela

2 Mins read

Faça uma avaliação dos pontos fortes e fracos dos seus concorrentes

Todo empresário precisa saber lidar com a concorrência. Engana-se quem pensa que não é preciso acompanhar o que o outro está fazendo. Por meio de outros negócios, você pode avaliar se precisa investir em mais tecnologia, aumentar o mix de produtos ou buscar algum diferencial para se destacar no mercado.

Uma maneira muito simples de acompanhar de perto a concorrência é simular uma compra como se fosse um cliente. Tente avaliar quais são os pontos fortes da empresa e quais são os pontos fracos. O que eles oferecem que você não pensou? Ou, melhor, o que você nunca faria se fosse no seu negócio?

Essa reflexão é essencial para que você possa compreender os sinais de quando é necessário implementar ações para bater de frente com as empresas, porque existem momentos em que é necessário tomar medidas mais agressivas. A questão é quando e como. Para ajudá-lo a elucidar esse momento, veja, abaixo, as dicas que reunimos para você:

Esteja sempre atento

Acompanhar a concorrência não significa deixar de lado seu negócio e ficar 24 horas monitorando o que ela fez ou deixou de fazer. Preços, catálogo de produtos, frete, políticas de entrega e promoções são informações importantes que são atualizadas periodicamente. Estar atento a essas mudanças é o que vale!

Evite a guerra de preços

Nada pior que ficar competindo por quem vende mais barato ou quem oferece mais vantagens ao cliente. É claro que esse é um método comum de bater de frente com empresas concorrentes, mas não é uma boa opção.

Primeiro porque é supercansativo e você acaba desvalorizando o seu produto; segundo porque você diminui sua margem de lucro, e isso pode desestruturar todas as suas finanças. Nada vantajoso, não é mesmo? Por isso, se você notar que o concorrente está jogando os preços lá embaixo, respire e avalie se você pode, mesmo, entrar no jogo dele.

Para isso você pode selecionar produtos que estão com baixa rotatividade no estoque, por exemplo, e fazer uma divulgação estratégica. Nunca vire refém da guerra de preços, pois é importante se certificar de que qualquer ação não vá interferir no seu faturamento.


banner_uolmn_criadordesites_academia

Conheça bem a sua margem

Se você conhecer bem as finanças do seu negócio, as chances de você bater de frente com a concorrência e vencer são bem maiores. Calcule bem os gastos necessários, pois, às vezes, você acha que está lucrando quando, na verdade, está deixando de ganhar.

Descobrir qual é a margem de contribuição de cada item vendido é essencial para que você possa planejar promoções, aumentar ou diminuir preços. 

Busque uma vantagem competitiva para ser único

Para bater de frente com a concorrência e vencer é preciso se diferenciar. Não adianta você copiar tudo que o seu concorrente faz ou só agir depois que ele lançar algo novo. Para que você realmente se destaque, é essencial investir em algo que torne sua empresa referência no segmento.

Preze sempre pela qualidade e saiba que é possível se diferenciar sem precisar investir em máquinas ou produtos caros. O atendimento pré e pós-venda, por exemplo, como é? Ele é personalizado? Você pode criar um clube de benefícios ou até mesmo entrega mais rápida. Tente ter algo que nenhum concorrente seu tem.

Viu só quando e como você deve bater de frente com a concorrência? Dessa maneira, você evita ficar preso a uma redução de preços e possui um diferencial com o qual seus concorrentes não podem competir.

Caso estabeleça uma estratégia de sucesso, você que será copiado por outras empresas! 

Related posts
EmpreendedorismoGestão de FinançasPlanejamento

Saiba como encontrar bons fornecedores para sua loja de decoração

5 Mins read
Quem não gosta de deixar a casa ou o ambiente de trabalho mais bonito e agradável? Diante do sucesso dos itens de…
EmpreendedorismoPresença digital

Como abrir uma loja virtual de produtos cosméticos?

6 Mins read
Quanto tempo costuma durar os seus itens de cuidado pessoal? Quem gosta de cuidar da aparência raramente passa um mês sem adquirir…
EmpreendedorismoJornada do Cliente

Confira modelos de mensagem do Whatsapp para melhorar seu atendimento online

6 Mins read
Você lembra a última vez que usou a função “Ligação” no seu aparelho celular? Você pode até ter esquecido, mas os celulares…