EmpreendedorismoJornada do Cliente

Confira modelos de mensagem do Whatsapp para melhorar seu atendimento online

6 Mins read

Você lembra a última vez que usou a função “Ligação” no seu aparelho celular? Você pode até ter esquecido, mas os celulares ainda vem de fábrica com essa ferramenta!

Brincadeiras à parte, vamos combinar que as pessoas vem praticando essa ação de maneira cada vez mais esporádica, não é mesmo? Afinal, uma simples mensagem de WhatsApp já resolve muitos problemas. 

Cada vez mais gente considera que os telefonemas são incômodos. Basta lembrar das ligações de telemarketing que até hoje causam desespero em muitos usuários.

O surgimento dos smartphones foi uma verdadeira salvação para quem não queria mais receber ligações em momentos inapropriados. Com os aplicativos de mensagem instantânea, o interlocutor passou a decidir quando iniciar e encerrar uma conversa.

Com o novo hábito de compartilhar mensagens, as empresas passaram a se adaptar ao novo modelo de comunicação com os consumidores.

Conta pra gente, você é dono de um negócio e ainda não experimentou a mensagem de WhatsApp para otimizar o seu atendimento ou gostaria de começar a usar e não sabe por onde iniciar? Então esse conteúdo foi feito pra você!

Acompanhe com o UOL Meu Negócio como usar o WhatsApp para alavancar as suas estratégias de vendas e construir um relacionamento mais próximo com o seu público!

Mensagem de Whatsapp para atendimento: como fazer e a melhor forma de utilizar

Frases bem elaboradas e que transmitem ao cliente a sensação de exclusividade, podem fazer toda a diferença na construção de uma boa relação entre empresas e pessoas.

Além disso, uma mensagem de WhatsApp otimiza tempo e garante respostas mais ágeis ao consumidor. Quer entender como incluir essa ferramenta na rotina de trabalho?

Confira nos próximos tópicos!

Como o WhatsApp pode ser utilizado dentro de uma estratégia de vendas?

As mensagens instantâneas trazem inúmeros benefícios para um negócio, entre eles está a melhora na qualidade do atendimento e, consequentemente, o crescimento nas vendas.

Além disso, incluir essa ferramenta de comunicação nas estratégias de vendas não demanda nenhum alto investimento. Afinal, basta um aparelho celular conectado à internet e a instalação do aplicativo de mensagens que pode ser usado gratuitamente!

Portanto, aproveite essa oportunidade de estabelecer um contato mais direto com o cliente, engajando através dos modelos de mensagem e trazendo potenciais compradores para mais perto da sua marca.

Lembre-se que um consumidor satisfeito é aquele que tem um atendimento rápido e assertivo. Entender quais são as suas dores e saber encaminhá-los ao canal de suporte são atitudes que podem colaborar para o sucesso das suas vendas!

Por que é importante elaborar modelos de mensagem para o cliente?

Quem abre o próprio negócio percebe que a rotina é corrida, os compromissos tornam o dia ainda mais curto e é muito comum que o empreendedor tenha que priorizar algumas atividades em detrimento de outras.

Quando um novo cliente entra em contato por uma mensagem de WhatsApp, é importante que a sua resposta seja ágil, caso contrário, aumentam as chances dele se frustrar e entrar em contato com outra empresa.

Da mesma forma, existem consumidores que necessitam de contato regular, principalmente para que o empreendedor entenda como está a percepção dele em relação ao produto ou serviço da marca.

Mas, como equilibrar tantas tarefas em uma rotina cada vez mais acelerada? Com o uso dos modelos prontos de mensagem! Dessa forma, você consegue padronizar a sua comunicação e não precisa mais escrever mensagens individuais para cada cliente.

Uma ótima estratégia para melhorar a produtividade no seu dia a dia!

O que evitar quando usar suas frases prontas no atendimento

É importante ter em mente que o cliente espera sempre por um bom atendimento. Porém, quando ele se sentir decepcionado com o mau atendimento, pode ter certeza que ele não pensará duas vezes em abandonar a jornada de compras.

Para evitar situações desastrosas e estabelecer boas práticas de atendimento no seu negócio, que tal começar a rever a maneira que você escreve?

É muito importante comunicar suas ideias de forma correta, tanto na ortografia quanto na gramática. Por isso, tenha cuidado com possíveis erros de escrita, pois podem passar a imagem de descuido e falta de profissionalismo.

Nesse sentido, uma comunicação genérica e com erro no tom de voz podem passar ao cliente a sensação de que aquela mensagem não foi feita para ele. Portanto, invista ao máximo nas personalizações e não se esqueça do básico, trate o seu cliente pelo nome! 

Enviar mensagens de WhatsApp em horários inadequados — aos finais de semana e no período noturno —, e encaminhar conteúdos inconvenientes aos seus clientes — como memes, vídeos ou muitas mensagens de áudio —, também são atitudes que devem ser evitadas.

E claro, não esqueça que você só pode manter contato pelo WhatsApp com pessoas que autorizaram essa forma de comunicação. Portanto, sempre que usar formulários para captar informações, insira uma caixa de marcação para que o consumidor indique se deseja conversar pelo aplicativo de mensagens!

Como colocar mensagens de atendimento no WhatsApp?

Uma das maneiras para o empreendedor configurar uma mensagem de WhatsApp automática é usando a versão “Business” do aplicativo. Primeiro, é preciso selecionar os três pontos verticais no canto superior da tela.

Entre as opções que surgirem na tela, é só escolher o item “Configurações”. Dentro dessa aba, selecione “Configurações da empresa” e, em seguida, no item “Ferramentas de mensagem”, é possível encontrar as três opções que podem ser utilizadas:

  • Mensagem de ausência
  • Mensagem de saudação
  • Respostas rápidas

Para configurar a “Mensagem de ausência” e a “Mensagem de saudação”, você pode ativar o recurso no canto superior direito e, em seguida, selecionar o ícone do lápis. É nesta opção que podem ser criados os textos, bem como podem ser definidos os horários de envio das mensagens automáticas.

Já a opção “Respostas rápidas” é muito eficiente para a criação de atalhos no seu teclado para enviar respostas de perguntas comuns. Por exemplo, quando o cliente pergunta quais as opções de pagamento disponíveis, você pode criar um atalho como “/pagamento”. Assim, um texto automático é criado na conversa.

Para configurar esse recurso, basta selecionar a opção “Respostas rápidas” no menu “Configurações da empresa”. Depois, é só definir qual vai ser o atalho (acompanhado da “/”) e escrever a mensagem que vai aparecer na conversa.

Modelos de frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp

Se você chegou até aqui, já percebeu que uma mensagem de WhatsApp tem papel fundamental no bom relacionamento com os clientes e maior fidelização do público com a sua marca.

Com o WhatsApp sendo cada vez mais procurado como ferramenta de contato entre empresas e clientes, saber como usá-lo é muito importante para economizar tempo e se comunicar de maneira assertiva.

Pensando nisso, o UOL Meu Negócio selecionou as melhores frases para serem usadas nas mais diferentes situações. Confira!

Frases de boas-vindas

  • “Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa]! Meu nome é [nome do atendente]. Como posso ajudá-lo?”
  • “Boas-vindas a [nome da empresa]! O que eu posso fazer por você hoje?”

Frases para agradecimento

  • “Obrigado por aguardar.”
  • “Obrigado pelo seu contato. Em que podemos ajudar?”
  • “Obrigado pela sua compra. Deseja algo mais?”
  • “Obrigado pela confiança no nosso negócio. Você é muito importante para nós!”

Frases para vendas

  • “Bom/boa dia/tarde/noite. Como vai? Já sabe o que deseja ou quer uma ajuda para escolher seu produto?”
  • “Você escolheu o produto [nome do produto]. Que legal! Quer dar uma olhada também em [nome do produto]. Achamos que você vai gostar dessa oferta.”

Frases para solicitar feedback

  • “[Bom dia/boa tarde/boa noite], [nome do cliente], tudo bem? Entrei em contato para saber como está sendo sua experiência com o nosso [produto ou serviço x] até agora. Está tudo certo?”
  • “Como foi nosso atendimento? Conte o que achou e nos diga onde podemos melhorar.”

Frases de cobrança

  • “Olá, você ainda não pagou seu boleto no valor de R$ [valor do boleto]. Pague até o dia [data de vencimento] para sua compra ser confirmada.”
  • “Olá [nome do cliente], tudo bem? Ainda não identificamos o seu pagamento. Houve algum problema? Precisa de ajuda?”

Frases de mensagem de lembrete

  • “Olá [nome do cliente], estou tentando solucionar seu problema com rapidez, para isso preciso realizar algumas ações aqui em nosso sistema. Vou precisar de [x minutos], tudo bem para você?”
  • “Trago boas notícias, seu problema será resolvido em [x minutos], você pode aguardar ou prefere que eu retorne assim que for resolvido?”

Agora, para iniciar o contato com o seu potencial cliente, é fundamental criar uma divulgação eficiente, mostrando que a sua empresa tem potencial para oferecer o produto ou serviço que ele procura.

E claro, tudo isso de forma profissional, para causar aquela tão importante “primeira boa impressão”.

Por isso, oferecemos o Conecte, uma página exclusiva para você disponibilizar todos os seus canais de contato. Assim, o consumidor pode se comunicar com o seu negócio de maneira prática e rápida!

Centralize as suas informações e marque presença na internet de forma gratuita. Experimente já!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…