Saiba que os formatos influenciam na navegação de sua página
Como diz aquele velho e sábio ditado: a primeira impressão é a que fica. Partindo deste pressuposto, a estrutura de um site empresarial diz muito sobre determinada companhia.
Ao visitar um site totalmente bagunçado, o usuário pode ficar com uma pulga atrás da orelha em relação à qualidade dos serviços e produtos daquela empresa. Por outro lado, quando acessa uma página bem organizada e de fácil navegação, o interesse em conhecer o trabalho da empresa pode aumentar.
E toda essa organização – ou bagunça – começa com o menu principal de navegação, uma vez que ele orienta e direciona os visitantes para as páginas de interesse deles. Afinal de contas, quando você está meio “perdido” em um site, a primeira coisa que procura é o menu para se localizar, não é verdade?
Sabendo disso, na hora de criar um site para a sua empresa, dedique um bom tempo para selecionar o tipo de menu mais compatível com o seu negócio e, claro, o que terá nele. Caso seu site tenha muitas páginas, aposte em submenus que se desdobrem.
Há diversas opções de menu para o seu site que vão muito além do tradicional e que atendem a diferentes necessidades.Conheça algumas abaixo:
⇒ O UOL Site Pronto oferece uma gama de formatos, que se adequam a cada necessidade. Crie já o seu!
Menu Horizontal
Mais frequente nos sites, o menu horizontal é a escolha certa para quem não quer arriscar muito. Como são os mais tradicionais, os usuários já estão acostumados a procurar pelas páginas de sites e blogs no topo da tela.
Abaixo do título principal, o usuário consegue visualizar todas as páginas do site logo no começo da tela.
Menu Vertical
Para quem quer mais espaço no meio da página, a recomendação é um menu vertical. Nesse caso, ele precisa estar posicionado ao lado esquerdo da tela, respeitando o sentido de leitura ocidental, ou seja, da esquerda para a direita.
No exemplo abaixo, o menu indica as páginas que existem no site, bem como o que o usuário vai encontrar em cada uma delas. Basta clicar em “Quadros”, por exemplo, para conhecer um pouco mais das obras do artista. Note que, aqui, é preciso utilizar termos curtos no menu para que eles não “invadam” o centro das páginas.
Menu Fixo
Esse formato funciona assim: por mais que os usuários rolem a página, o menu fixo sempre fica visível. Esse tipo de menu é indicado para quem possui páginas extensas com muitos textos e imagens. Assim, o visitante nunca vai ficar perdido no site.
No exemplo abaixo, temos um menu horizontal, mas, diferentemente do primeiro exemplo, esse acompanha o scroll de navegação.
Menu Âncora Flutuante
Quer algo bem diferente e ousado? Então aposte no menu âncora flutuante. Ele possibilita ao usuário pular para diferentes seções com um simples clique. A ideia é similar à do menu fixo, sempre visível para os visitantes. Só que, nesse caso, as páginas ficam em sequência. Esse tipo de menu funciona muito bem com sites de rolagem longos e mobile.
É importante reforçar que o menu principal de navegação deve se repetir em todas as páginas do site – não apenas na home page. Isso porque muitos usuários podem, por exemplo, chegar a um site após uma pesquisa em algum mecanismo de busca, entrando em uma página específica de conteúdo. Para que ele continue navegando, é preciso que o menu esteja destacado também nessa página.
Deu para entender que o menu é componente fundamental para a usabilidade do seu site. Por isso, você não deve tratá-lo como um simples detalhe técnico. Explore as ferramentas do Criador de sites e monte a página de acordo com suas necessidades.