EmpreendedorismoFinançasGestãoGestão de Finanças

Conheça 5 ferramentas de gestão financeira para ajudar o seu negócio

5 Mins read

Se você decidiu empreender e deseja ter o controle do que entra e o que sai do caixa do seu negócio, está na hora de aproveitar uma das vantagens que a transformação digital trouxe para o universo das vendas

Você já pensou em trabalhar com ferramentas de gestão financeira?

Se você já trabalha com o controle financeiro da sua empresa, mas ainda mantém os seus dados de forma manual, chegou a hora de dar uma virada na sua gestão e contar com o auxílio de planilhas e softwares (programas que podem ser instalados em computadores e smartphones) que podem otimizar as tarefas.

Dessa forma, você poderá acompanhar diariamente as entradas e saídas, além de melhorar diversos outros aspectos gerenciais, que vão desde a administração de custos até o gerenciamento do seu estoque.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o conteúdo especial que o UOL Meu Negócio traz para você conhecer tudo sobre as ferramentas de gestão financeira! 

Qual a importância das ferramentas de gestão financeira para a sua loja virtual?

Bons resultados costumam surgir através de uma boa gestão. Mas, como garantir que a gestão financeira do seu negócio será um sucesso? Com as ferramentas de gestão financeira! Ao incorporá-las na sua rotina, você percebe melhor a sua realidade e consegue tomar decisões mais rápidas.

No decorrer do conteúdo, você vai entender na prática a importância dessas ferramentas para a sua empresa, mas vamos adiantar agora outros excelentes motivos para você adotar um controle financeiro mais inteligente.

Com as ferramentas de gestão financeira você enxerga os gargalos que podem prejudicar as finanças do seu negócio, além de conseguir planejar as estratégias que necessitam de investimento e podem trazer resultados positivos.

Ou seja, com uma boa gestão financeira você pode promover o crescimento saudável da sua empresa!

Vantagens de administrar o financeiro do seu negócio

Além de você ter a possibilidade de acompanhar de perto se tudo está saindo conforme o planejado, administrar as suas contas com o auxílio de ferramentas de gestão financeira também pode ser sinônimo de outras vantagens, como a redução dos custos operacionais, por exemplo.

Quer conhecer outros benefícios? Então você vai gostar de saber que as ferramentas de gestão financeira também são responsáveis por otimizar o controle financeiro da sua empresa

É possível organizar as contas “a pagar” e “a receber” de acordo com os critérios de data, prioridade, categoria, fornecedor e cliente.

Outra excelente vantagem que pode ser adquirida com o uso dessas ferramentas é a otimização dos processos, que além de tornar as suas atividades mais seguras e livres de eventuais falhas humanas, também podem aumentar e muito a sua produtividade.

Por fim, mas não menos importante, temos um dos fatores que, se mal administrados, podem ocasionar em prejuízos e insatisfação de clientes e fornecedores: a gestão de estoque

Com as ferramentas de gestão financeira você pode integrar o seu estoque a um sistema que será atualizado sempre que um novo produto for vendido!

5 melhores ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas

Com base nas diversas vantagens que trouxemos, você já decidiu que vai administrar o financeiro do seu negócio? Que ótimo! Você fez uma excelente escolha.

Agora, para que você não se perca no momento de colocar tudo em prática, separamos as principais ferramentas de gestão financeira para o gerenciamento do seu negócio. 

Acompanhe!

1. Planilhas para Controle Financeiro

Anotar os seus gastos e lucros em um caderninho já é coisa de um passado bem distante. Se você ainda não considerou transferir os seus dados para uma planilha de controle financeiro, está na hora de mudar essa situação.

O UOL Meu Negócio vai ajudar você a experimentar uma planilha inteligente, onde você terá acesso a números precisos, eliminado os erros encontrados em anotações que são feitas de forma manual, e o melhor, totalmente gratuito!

Tenha tudo em um só arquivo, do controle de formação de preços de produtos ao fluxo de caixa, e tenha mais tempo para focar em processos que necessitam da sua maior atenção!

2. Software e planilha de gestão de estoque

Você já deve ter ouvido falar que “produto parado é dinheiro na prateleira”, não é verdade? Para evitar de vez esse tipo de situação — que pode inclusive dar fim a muitos negócios —, é recomendado que você tenha um bom controle de estoque.

Dessa forma, sempre que o cliente finalizar uma compra você terá a certeza de que o produto chegará até ele sem maiores complicações.

Além disso, a partir do momento que você tem o controle maior sobre as suas mercadorias, consegue planejar melhor a logística, abre margem para uma melhor negociação com fornecedores e reduz desperdícios.

>> Acesse agora mesmo de forma gratuita a nossa planilha de controle de estoque e coloque tudo isso em prática!

3. Sistema de cobrança

Imagine perder horas e mais horas do seu dia se dedicando a árdua tarefa de realizar cobranças? É melhor nem pensar, pois adotando sistemas de cobrança automatizados você utiliza o seu tempo para cuidar de outros processos.

Além de otimizar a sua rotina, um sistema eficiente de cobrança também auxilia no controle das inadimplências e reincidências, monitora o ciclo de recebimentos e moderniza a negociação entre a sua empresa e o consumidor.

Entre as opções disponíveis no mercado está a Cora, uma solução completa de cobrança, e o melhor, com acesso 100% gratuito. Realize toda a gestão de cobranças da sua empresa diretamente pelo celular, de onde estiver e quando quiser!

4. Emissão de notas fiscais eletrônicas

As notas fiscais são documentos fundamentais para o registro do faturamento de qualquer negócio. É através delas que você terá o controle sobre suas vendas e pode garantir um melhor controle fiscal e contábil.

Por ser algo que você terá que fazer de maneira rotineira, o seu preenchimento à mão é algo fora de cogitação, não é mesmo? Por isso, nada melhor do que contar com sistemas que emitem notas fiscais de maneira totalmente digital.

Existem várias opções de sistemas que fazem a emissão das notas fiscais (NFs) de maneira rápida e descomplicada! Entre eles está o eNotas, que se conecta ao seu sistema de pagamentos e envia as notas diretamente para o seu cliente.

5. Ferramenta simples de contabilidade

Se você está procurando um escritório de contabilidade para cuidar dos seus números, a boa notícia é que existem ótimas ferramentas para você ter um serviço de qualidade e sem nenhuma preocupação.

Para realizar a contabilidade da sua loja de forma totalmente online, você pode utilizar ferramentas como a Conta Azul, que é um dos melhores softwares de contabilidade do mercado.

É possível emitir notas fiscais eletrônicas e DANFEs, gerar relatórios sobre as movimentações mensais, gerenciar ordens de serviço e até gerar boletos de venda. A Conta Azul é excelente para negócios que precisam automatizar tarefas e otimizar processos de gerenciamento!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de gestão financeira? Elas podem ser excelentes aliadas para o bom funcionamento da sua loja virtual, além de proporcionar que você tenha mais tempo para tarefas que exigem a sua presença.

Para facilitar ainda mais a sua vida como empreendedor, produzimos um E-book completo para você entender os principais indicadores financeiros para o seu negócio! Clique e acesse a página para baixar o material exclusivo gratuitamente agora mesmo!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…