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Conheça a metodologia de produtividade usada no Vale do Silício e melhore os resultados da sua empresa!

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Defina e alcance metas individuais e em equipe com mais facilidade

Desde que o Vale do Silício começou a se popularizar como o berço de startups de sucesso, tudo o que está relacionado ao local rapidamente ganha interesse de empreendedores do mundo todo. Uma das tendências que estão fazendo sucesso por lá é a metodologia OKR. Já ouviu falar nela?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, e é um sistema que tem como objetivo definir metas de forma simples e eficiente. Foi criado pela Intel e utilizado por várias empresas, como o Google, Twitter e Dropbox.

Mas exatamente o que é um OKR? Vamos a um exemplo: se você quer melhorar a presença da sua marca no Facebook, pode definir como OKR a publicação diária de suas publicações, uma de manhã e outra à noite, com linguagem acessível e links para conteúdo próprio publicado no seu blog. É claro que nos negócios você pode e deve detalhar muito mais suas próprias OKRs e ter uma lista delas.

Mas o cerne do OKR é criar uma estrutura em que toda a empresa tenha a cultura de definir metas estratégicas e cumpri-las de forma coordenada. Veja o passo a passo para fazer isso no seu negócio.

Comece entendendo seu próprio negócio

Uma vez que o OKR não é apenas um processo, mas uma cultura que deverá fazer parte da identidade da sua empresa e da forma como seus funcionários trabalham, é necessário conhecer bem seu próprio negócio antes de iniciar o processo.

Identifique a forma pela qual sua empresa lida com as metas até agora, perceba se os processos de conquista de objetivos são diferentes de um departamento para o outro e o que pode ser melhorado em cada um deles.

Perceba, também, entre seus funcionários, quais são aqueles que lidam melhor com as metas e como eles as enxergam: como motivação para crescer ou com ansiedade de não conseguir cumprir o desejado?

Entendendo melhor esses pontos você será capaz de adequar a estratégia de implantação do OKR à realidade da sua empresa.

Apresente o OKR como uma nova e melhor forma de trabalho

A cultura do OKR só se instaura verdadeiramente e faz uma empresa prosperar quando não só todos os objetivos estão interligados, mas as pessoas entendem que os sucessos individuais e coletivos andam juntos e percebem a importância do trabalho de todos para alcançar as metas.

Por isso, é muito importante que você apresente o OKR como uma nova forma de trabalho que vai ajudar a equipe a se tornar mais produtiva, trabalhar melhor junta e crescer. Dessa forma, todos ganham!


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Aprenda a quantificar e qualificar os OKRs

Existem alguns pontos interessantes na criação dos OKRs que devem ser adotados por todos. O primeiro deles é que a descrição de cada meta precisa ser obrigatoriamente objetiva. A intenção e a forma de atuação precisam ser descritas de maneira concisa e prática para que sejam facilmente entendidas e memorizadas.

Outros aspectos que devem receber atenção são: os OKRs precisam ser quantificados, isto é, precisam ter números, sempre devem ser discutidos e acordados entre a gerência e os profissionais, podem ser divididos em metas macro e micro, e deve haver um número limitado de cada um deles.

Há, também, uma qualificação para os OKRs, que podem ser Top Down ou Bottom Up. O modelo tradicional de metas é Top Down, em que o gestor decide os objetivos e os repassa para a equipe. Já o esquema Bottom Up é aquele em que os objetivos são definidos pelo próprio profissional que trabalha no projeto. Normalmente, 60% dos OKRs são Bottom Up.

Isso significa que, diferentemente de outras formas de gestão, em que a diretoria cria as metas a ser alcançadas e os funcionários apenas as cumprem, a maioria dos OKRs tendem a ser criados pelos próprios profissionais que vão realizar o trabalho. E mesmo quando o direcionamento vem de cima para baixo, tudo deve ser conversado e acordado com todos os participantes.

Na prática, é como se o presidente da empresa definisse que o OKR Top Down é aumentar o faturamento em 50%, e o gerente de vendas, em conjunto com a sua equipe, determinasse como OKRs Bottom Up aumentar o número de envios de e-mail marketing, criar duas campanhas promocionais por mês e investir em estratégias de marketing de conteúdo e redes sociais.

Se todos os OKRs Bottom Up forem cumpridos com sucesso, as chances de o OKR Top Down também ser alcançado é muito grande!

Essa dinâmica mostra à equipe que eles também têm controle do trabalho e dá a eles a oportunidade de criar objetivos mais reais. Afinal, quem melhor do que os próprios funcionários para dizer o que é ou não possível fazer e quanto tempo vão levar para isso?

O OKR é uma tendência que já ajudou empresas de todos os portes e tipos a se desenvolver, e agora que você já a conhece também pode usá-la no seu negócio!

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