Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as principais linguagens de programação

4 Mins read

Descubra qual a melhor para o seu projeto

Por trás de todo site há uma estrutura de códigos criados por desenvolvedores. São eles que determinam a formatação dos textos que lemos, a diagramação das páginas, as funções que o site tem e como ele se comporta com a interação dos usuários.

Mas existem muitas maneiras de escrever esses códigos, e essas várias formas são as linguagens. Cada linguagem tem seus próprios objetivos, particularidades e foi desenvolvida por alguém ou por uma empresa. Vamos ver as principais agora:

PHP

PHP significa Hypertext Preprocessor e é a linguagem de servidor mais conhecida atualmente. Quando falamos de linguagens de servidor, é bom destacar que estamos falando de uma comunicação bilateral, onde existe o lado do cliente e o lado do servidor. Ou seja, o servidor envia uma mensagem e o cliente envia uma resposta. Originalmente, o PHP foi criado para executar ações somente do lado do servidor.

⇒ Conheça a Hospedagem UOL HOST PHP

Do lado do hardware, o código PHP é criado e interpretado. Esse código é o que se torna, no lado do cliente, um HTML puro, visualizado como uma página da web. As principais características são:

  • Sistema open-source.

  • Portabilidade, que garante que o código seja escrito apenas uma vez e funcione sempre.

  • Sistema rápido e que exige poucos recursos.

  • Suporte a vários bancos de dados, como Sybase, Oracle e MySQL.

  • Estável.

  • Por ter grande semelhança com a linguagem C, desenvolvedores que já tenham experiência com essa linguagem ou com JAVA não devem ter dificuldades com PHP.

JAVA

O JAVA foi lançado em 1995 e, por ser uma das mais antigas linguagens, muitos sites se basearam nele e não funcionam bem sem ela. Essa linguagem pode ser criada e rodada em qualquer sistema operacional, desde que haja uma Máquina Virtual Java (JVM) instalada no computador. É uma linguagem voltada para desenvolvedores que têm bastante conhecimento em programação e querem criar aplicações sólidas.

⇒ Conheça a Hospedagem UOL HOST JAVA

Por ter essa característica de rodar em qualquer plataforma que tenha o JVM, o JAVA está presente em vários dispositivos, como computadores, blu-ray, celulares e até em televisões. Dados da Oracle, atual detentora da linguagem, estimam que 97% dos desktops corporativos trabalhem com JAVA, e 125 milhões de televisões executem o aplicativo. Serviços bancários, em sua maioria, também utilizam JAVA. Veja algumas características:

  • Sintaxe semelhante ao C++.

  • Modelo simples e preparado para mudanças de ambiente.

  • Tido como um sistema seguro.

  • Tem o recurso Garbage Collector, que recicla a memória em tempo real.

  • Voltado para aplicações de médio e grande portes.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Node.JS

É uma linguagem relativamente nova que interpreta o código JavaScript para construir aplicações que têm troca intensa de dados e podem ser feitas simultaneamente.

⇒ Conheça a Hospedagem UOL HOST Node.JS

Dependendo do tipo de site que você tem em mente, é recomendável usar uma hospedagem que tenha suporte para a linguagem que seu site vai utilizar. Os principais usuários do Node.JS são programadores front-end, daqueles bem experientes e que usam a linguagem por ela possuir um atrativo bem interessante. O Node.JS funciona com vários módulos que agregam funções e trazem mais recursos para o servidor, o que facilita o desenvolvimento de programas.

Indicado para:

  • Sistemas como chats, que atuam em tempo real e com vários usuários.

  • Complemento para outros sistemas.

Contraindicado para:

  • E-commerces, sistemas bancários e que lidem com muitas informações, porque ainda há um risco grande de perda de dados, já que o sistema não tem um bom controle de threads (processo em que uma tarefa é dividida em várias para que seja executada mais rapidamente).

⇒ Leia também: Hospedagem Node.js x Java

.ASP

O .ASP é concorrente direto do PHP por funcionar praticamente da mesma forma: um script é interpretado no lado do servidor e exibido no lado do cliente como uma página web, baseada em uma linguagem de marcação.

Na verdade, o .ASP é uma estrutura de bibliotecas básicas para o servidor gerar páginas web. Apesar de ser nativo do Windows, o .ASP pode rodar em Linux também. O sucessor do .ASP é o ASP.NET, e suas características são:

  • Permite usar componentes de várias linguagens de programação.

  • Pode ser portado em, praticamente, qualquer sistema operacional, porque foi portado em JAVA.

  • Permite acessar bancos de dados de forma simples e rápida.

O .ASP já está um tanto obsoleto em relação ao .NET, e isso é claro, mas existem algumas aplicações que sempre serão .ASP e algumas equipes que já estão treinadas nesta linguagem e, por isso, ela não deixará, necessariamente, de existir.

⇒ Conheça a Hospedagem UOL HOST .ASP

Outras linguagens menos populares, mas que valem ser citadas:

Python: linguagem mais simples que permite o desenvolvimento de aplicativos como o Instagram e o Pinterest.

JavaScript: uma linguagem para criar páginas dinâmicas que não depende de interpretação do lado do servidor.

Objective-C: linguagem orientada a objetos, ou seja, trata todos os elementos de uma página como objetos distintos. Ficou famosa por ser utilizada em sistemas da Apple, como o IOS.

Ruby: muito parecida com o Python, Ruby é considerada uma linguagem flexível, forte e dinâmica. Os programadores podem alterar partes dessa linguagem.

C++: baseada na linguagem C, é uma das mais usadas desde os anos 1990. Com ela é possível criar desde aplicativos simples até programas como o Photoshop.

C: foi criada nos anos 1970 e continua servindo de base para outras linguagens e para sistemas operacionais, aplicativos e jogos.

Shell: linguagem voltada para Linux, é popular entre os programadores que trabalham com bancos de dados.

C#: similar ao Java, é uma das mais usadas pela Microsoft por sua versatilidade. Com ela é possível criar aplicações tanto para web quanto para mobile.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…