Banco de dadosTecnologia

Conheça o banco de dados PostgreSQL

2 Mins read

Saiba mais sobre o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados de Objeto Relacional

Tido com um dos mais avançados do mundo, o PostgreSQL é o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados de Objeto Relacional (SGBDOR) que tem sido usado por grandes companhias, como Apple, Skype, Metrô-SP e até a Nasa. O projeto nasceu em 1982, na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, mas a primeira versão só chegou ao mercado em 1989.

⇒ Leia também: MySQL x SQL Server x MongoDB x PostgreSQL ? Qual banco de dados escolher?

De lá para cá, já foram lançadas outras oito versões e o sistema, que é open-source, continua sendo atualizado constantemente. A última versão foi lançada em dezembro de 2015.

Alguns dos recursos específicos do PostgreSQL são: estrutura para guardar dados georeferenciados PostGIS (um dos módulos do sistema), indexação por texto, suporte ao modelos híbrido objeto-relacional, integridade transacional, consultas complexas e chaves estrangeiras. Capacidade também não é um problema. O banco de dados suporta tabelas de até 32 TB, campos de até 1 GB e linhas de até 1,6 GB ilimitadas.

Vantagens do PostgreSQL

As principais vantagens de usar o PostgreSQL estão relacionadas à economia e ao alto desempenho oferecido pelo SGBD. O banco de dados suporta um intenso fluxo de dados com garantia de estabilidade e segurança, mas isso não o torna extremamente caro, pelo contrário.

O Detran do Ceará, por exemplo, migrou para o PostgreSQL e conseguiu economizar 1,7 milhão de reais com licenças e contratação de serviço de suporte técnico extra. O banco de dados também é o oficial do governo do Ceará.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

O UOL HOST oferece aos seus clientes a plataforma PostgreSQL sobre a tecnologia LXC(Linux Container), que gera ainda mais disponibilidade de sistema por um valor fixo pago em reais. É possível, ainda, escolher entre três planos de espaço, de acordo com sua necessidade, e que pode ser aumentado sempre que você precisar.

Outras vantagens são a facilidade em gerenciar todos os recursos em um painel de controle simples, a total integração com a tecnologia cloud computing (que garante que você acesse suas informações quando e onde precisar) e o suporte de especialistas do UOL HOST, que estão prontos para atender 24 horas por dia, sete dias por semana.

Além disso, o SGBD é extremamente versátil e utiliza linguagens ANSI C, yacc, lex, sh, perl, ams e python, ao longo de suas mais de 571 mil linhas de código. A flexibilidade também está relacionada às plataformas. Pacotes binários pré-construídos têm licenciamento BSD (que garante total liberdade no uso e alteração), e rodam em Linux, Windows, Mac OS X e Solaris.

⇒ Leia também: Linux ou Windows: qual a melhor opção de hospedagem para o meu site?

O que não falta são razões para considerar o PostgreSQL como SGBD, mas talvez a mais forte delas seja mesmo a capacidade em lidar com as aplicações complexas e um turbilhão de dados.

A Caixa, um dos usuários do banco de dados, tem picos de 18 mil transações de dados por dia e o PostgreSQL foi o sistema com melhor custo-benefício e desempenho, tanto em agilidade quanto em robustez, testado por ela, o que prova a força desse SGBD nesse tipo de aplicação.

Conheça os planos do UOL HOST para o banco de dados PostgreSQL e contrate já!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…