HospedagemTecnologia

Conheça o cron e o crontab e descubra como agendar tarefas na hospedagem

2 Mins read

Recurso ajuda a automatizar ações no gerenciamento de sites

Quem gerencia um ou mais sites sabe que existem atualizações e tarefas que precisam ser feitas periodicamente, para que o sistema continue funcionando perfeitamente e os seus arquivos permaneçam seguros.

Mas o que você talvez ainda não saiba é que existem recursos que podem automatizar algumas rotinas e facilitar, e muito, a sua vida na hora de cuidar dos seus sites ou de seus clientes, essas ferramentas são o cron e o crontab.

O crontab é o programa que permite que o usuário edite comandos em um script, programando regras que devem ser atendidas pelo sistema. Do outro lado, o cron é o responsável por analisar essa programação e colocá-la em prática.

Juntos, esses dois serviços do sistema de hospedagem são, de forma geral, responsáveis por agendar e executar tarefas criadas pelo administrador em um dia e horário específico.

É como se o crontab fosse a agenda na qual os compromissos são anotados, e o cron fosse o secretário, que vê qual é a programação do dia e providencia tudo para que ela seja cumprida.

O mais bacana desses recursos é que eles são capazes de facilitar muito a vida de quem precisa fazer tarefas rotineiras na hospedagem, principalmente daqueles que têm mais de um site para gerenciar.

Por exemplo, se você tem um portal de notícias colaborativo que é atualizado com dezenas de novidades todos os dias, provavelmente é uma boa ideia fazer um backup diário para que você não perca seu conteúdo, se alguma coisa der errado. O problema é que você pode não ter tempo de fazer esse procedimento diariamente.

>> Usa cloud? Veja aqui um tutorial completo de como fazer um backup nesse ambiente

Nesse cenário, usar um serviço de agendamento de tarefas é a solução perfeita. Basta usar o crontab para escrever um script de comando que orienta o sistema a fazer um backup automaticamente todos os dias às 5 horas da manhã, por exemplo. O cron vai ler este documento e colocá-lo em execução diariamente. Prático, não?!


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Como agendar tarefas com o cron e o crontab

As hospedagens UOL HOST PHP/ASP contam com o serviço de agendamento de tarefas que poupa o tempo do seu administrador, ajudando-o a programar script de rotinas no sistema.

E o mais bacana é que no painel de hospedagem UOL HOST o procedimento é bem mais simples do que em outros ambientes.

Basta acessar o seu painel de controle, acessar o menu “Meus Produtos” e, em seguida, clicar na hospedagem. Localize a hospedagem que quer acessar e clique em “Administrar”. Dentro do ambiente, encontre o site que terá tarefas agendadas e clique novamente em “Administrar”.

Na sequência, localize o “Agendador de tarefas” e escolha “Criar nova tarefa”. O sistema exibirá uma lista de informações que deverão ser preenchidas, como nome da programação e a periodicidade da execução.

Depois disso, é só salvar a tarefa e pronto! Você já tem uma rotina programada automaticamente para o seu site. Simples, não?!

Se você ainda não tem um site por achar que o gerenciamento e a construção vão ser muito complicados, pode ficar tranquilo! Com o UOL HOST você conta com o Agendador de tarefas para poupar tempo e mais um monte de recursos incríveis que vão te ajudar a criar e administrar o seu de uma forma muito mais fácil!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…