Conversão: o caminho para melhorar a eficácia dos seus anúncios na internet

Conversão: o caminho para melhorar a eficácia dos seus anúncios na internet

Quando você decide anunciar seu negócio, produto ou serviço na internet é essencial que tenha claro o que você deseja alcançar com a veiculação do seu anúncio. Alguns dos principais objetivos são: aumentar vendas, capturar novos contatos ou possíveis clientes (também conhecidos como leads), aumentar a visibilidade da marca e criar ou melhorar engajamento.

Para cada objetivo a ser alcançado é necessário que você adote uma estratégia diferente ao utilizar uma ferramenta de divulgação, seja ela um anúncio, e-mail marketing ou outra qualquer. Observe a diferença de abordagem nos cenários descritos a seguir:

Tipos de Conversão

Suponha que o seu objetivo é anunciar um produto que está em promoção e assim aumentar a venda dele. Por que não colocar o link do seu anúncio diretamente para uma boa landing page  onde seja possível encontrar, além de informações detalhadas do produto, o link para pagamento? Você eleva suas chances de converter aquele clique em venda, pois assim você evita que o cliente se distraia em seu site ou que não encontre a página principal de informações do produto e pagamento.

Em outro cenário, imagine que você já tem presença no universo digital, mas gostaria de aumentar sua base de contatos (seus leads). Uma das formas de converter o clique em lead é oferecer algo de graça para a pessoa que deixar cadastrado nome e e-mail de contato. Nesse caso, você pode oferecer um manual básico do assunto que domina em formato de e-book, um pdf de dicas sobre um assunto relacionado a seu produto ou acesso a uma aula exclusiva e gratuita. Veja mais detalhadamente nove maneiras para gerar leads em uma loja virtual

Caso você tenha um negócio físico e queira chamar a atenção de novos clientes, para que façam uma visita presencial, você pode utilizar o anúncio com algum tipo de gatilho que crie no cliente certa urgência, curiosidade ou receio de perder uma oportunidade. 

Por exemplo: supondo que você tem uma confeitaria e não faz vendas online, o seu anúncio pode conter palavras como “Últimas unidades” ou “Somente este sábado” e direcionar o cliente para uma página do seu site ou rede social onde tenham diversas fotos dos doces. Assim você pode instigar o cliente a conhecer sua loja.

Em outra situação, caso você esteja começando seu negócio agora e precisa melhorar seu engajamento, você pode divulgar um anúncio que direcione o cliente para um post em redes sociais, como exemplo disso, onde tenha uma chamada para ação (o termo em inglês mais conhecido é CTA – call to action).

Dessa forma o cliente é convidado a interagir com você. Uma estratégia que tem sido usada é pedir para que o cliente conte sua própria história em determinado contexto, a fim de compartilhar com pessoas que já passaram pela mesma situação. 

Esse é um meio de criar vínculos entre os membros que compõe sua audiência e você. Assim, quando eventualmente você lançar um produto possivelmente sua audiência estará aquecida.

Percebeu que em cada um dos cenários, a conversão é considerada de acordo com o seu objetivo? 

Bom, caso queira se aprofundar um pouco mais no assunto, os links abaixo podem ser úteis:

https://meunegocio.uol.com.br/blog/4-metricas-importantes-para-medir-a-eficacia-de-seus-anuncios-online/

https://meunegocio.uol.com.br/blog/10-detalhes-que-farao-com-que-o-cliente-conclua-a-compra-no-seu-site/