Qual a melhor opção: Criador de Sites, Plataformas ou Hospedagem?

Qual a melhor opção: Criador de Sites, Plataformas ou Hospedagem?

Por que você precisa ter um site? Considerando que grande parte das pessoas estão em busca de algo na internet, sejam produtos ou serviços, entendemos que todo empreendedor deve colocar o seu negócio no mundo digital, para atrair mais visitantes e futuros clientes. 

Além do criador de sites, existem também outras opções de colocar a sua empresa na internet, como uma loja virtual, usar uma plataforma (WordPress, por exemplo) e ter acesso a uma hospedagem que faça o armazenamento de informações do seu negócio na internet.

Fizemos toda essa explicação para evidenciar a importância de o seu empreendimento marcar presença na internet, mesmo que você já tenha um negócio físico. 

Quando os clientes pesquisarem por seu produto ou serviço, a sua empresa irá aparecer nos resultados e atrair mais clientes. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo!

Para que serve um Criador de Sites?

O Criador de Sites é o meio pelo qual a sua empresa terá a sua própria página na internet. Um site serve para apresentar o que a sua empresa está vendendo aos clientes, qual é o objetivo dela no mercado. 

Além disso, o site traz um ar de profissionalismo ao seu negócio, contando também com particularidades benéficas tanto para o empreendedor quanto para o usuário:

  • O cliente pode saber mais sobre a empresa clicando na aba institucional
  • Preenchimento de formulário de contato ou clicando no chat de atendimento
  • Visualizar de forma integral como funciona o seu negócio
  • Ser encontrado no Google com mais facilidade usando as estratégias de busca certas, trazendo os clientes para mais perto
  • Ganhar autoridade no mercado
  • Expandir o seu negócio

Como a maioria das pessoas usa o celular para acessar a internet, é necessário que o site seja responsivo e intuitivo, ou seja, que funcione corretamente em dispositivos móveis. 

Quando apostar em um Criador de Sites?

O Criador de Sites do UOL é a forma mais rápida e acessível para você ter um website profissional. Significa que você consegue fazer seu site sozinho, contando com templates prontos e um passo a passo simples e facilitado, sem investimentos para contratar terceiros. 

Quem pode utilizar a plataforma Criador de Sites? Todo pequeno empreendedor, profissionais autônomos e empresas que queiram trazer mais presença do seu negócio na internet. 

Para facilitar o entendimento da importância de se ter um site profissional, separamos algumas dicas especiais para você, veja a seguir.

Dica para construir um site que é a cara do seu cliente

Agora que você sabe da importância de ter um site perfeito para receber seus consumidores na internet, tente se colocar no lugar do usuário enquanto ele pesquisa por algum produto ou serviço na internet e faça as seguintes perguntas:

  • O que ele busca?
  • Seu site apareceu no topo da pesquisa e o usuário clicou ali?
  • Ele terá uma boa experiência de navegação?
  • Conseguirá abrir todas as informações dentro do site: aba de contato, fotos de produtos, descrição dos serviços e etc?
  • É possível acessar o site através de qualquer dispositivo — tablet, computador ou celular?

Esses questionamentos são importantes para que o empreendedor saiba o que o usuário pode esperar do seu site, qual a primeira impressão que ele vai ter ao navegar pelas páginas e interagir com o seu conteúdo disposto ali. 

O que é Plataforma e quem pode usar?

Uma plataforma pode ser definida como um ambiente virtual onde há a troca de informações, compra e venda de bens e serviços entre consumidores e empresas, contando também com a participação da comunidade. 

Tipos de Plataforma com aplicativo integrado 

Existem cinco tipos de plataformas disponíveis no mercado, onde cada uma delas possui uma finalidade. Vamos conhecê-las:

  • Mídia social: trata-se das principais redes sociais, tais como Instagram, Facebook, Linkedin, WhatsApp 
  • Educação: são plataformas usadas para promover o conhecimento e a educação, tais como o Medium, o Quora (um tipo de rede social voltada para a troca de conhecimento) e o Yahoo Respostas 
  • Compartilhamento de mídia: são plataformas que transmitem conteúdos em vídeo, áudio e escrito, tais como o YouTube, Vimeo, Spotify, WordPress (plataforma onde também é possível criar blogs, sites e etc) e etc
  • Serviços: são aquelas plataformas que oferecem serviços aos clientes, como por exemplo, o Uber, a Airbnb e iFOOD, sendo apenas o ambiente virtual onde prestadores de serviços e clientes se encontram
  • Criação de lojas virtuais ou site: Magento (plataforma de criação de loja virtual), Prestashop (plataforma que gerencia lojas virtuais), Loja VirtUOL e Criador de Sites do UOL Meu Negócio 

Quando buscar um serviço de Hospedagem?

Quando você cria um site ou loja virtual, automaticamente gera inúmeros arquivos que precisam ser armazenados em um servidor, responsável por levá-los até o usuário. Essas informações ficam disponíveis 24 horas por dia na internet.

Se existem tantas opções de hospedagem no mercado, qual delas é a melhor para o meu negócio? Bom, primeiramente é importante que você tenha uma hospedagem de confiança e autoridade, que já tenha um nome no mercado.

Com a hospedagem do Uol Meu Negócio, por exemplo, o empreendedor tem acesso a espaço de armazenamento e tráfego de dados de acordo com a sua necessidade, painel de controle fácil de manusear em sua loja virtual ou site e muito mais. 

Quando você cria o seu site ou loja virtual do Uol Meu Negócio, já ganha a hospedagem com todos os benefícios que citamos acima! Basta criar o seu espaço virtual para ser um sucesso! 

Como escolher a melhor opção para o seu negócio?

Uma coisa é certa: para ganhar visibilidade na internet, é preciso estar nela. 

Como já falamos, a presença na web pode ser feita de diferentes modos, sempre levando em consideração o que é seu negócio e para onde você quer chegar com ele. Vale observar: 

  • Se a sua empresa é prestadora de serviços, um site pode ser uma excelente opção para divulgá-los na plataforma de maneira ampla, servindo inclusive como portfólio
  • Quando o empreendimento vende produtos físicos ou até mesmo virtuais, uma loja virtual é o produto ideal

O UOL Meu Negócio é o parceiro oficial dos sonhos dos empreendedores, apoiando-os a divulgar o seu empreendimento na internet de maneira ampla e acessível a eles. 

É por isso que o criador de sites e a Loja VirtUOL são as melhores opções para você! Te convidamos agora a conhecer todos os produtos do UOL clicando aqui!