Datas Sazonais

Datas Comemorativas de Agosto: ideias criativas para post no dia dos pais

5 Mins read

As datas comemorativas de agosto batem à nossa porta para nos lembrar que já estamos no meio do ano. Nesta época comemora-se o dia dos pais, uma data tão especial quanto o dia das mães, das crianças e outras que merecem ser lembradas ao longo do ano.

Essas datas comerciais são oportunidades para empreendedores e consumidores estabelecerem vínculos mais estreitos, um relacionamento mais pessoal que levam à fidelização de clientes. 

Confira agora algumas ideias criativas para criar posts no dia dos pais e atrair mais clientes para o seu negócio!

Como criar conteúdos criativos para as datas comemorativas de agosto

Não é segredo para ninguém que dias antes das datas comemorativas chegarem (dia dos pais, da fotografia e etc), as redes sociais já ficam repletas de informações, anúncios e propagandas de diversas empresas querendo vender os seus produtos e serviços.

Mas, como se diferenciar no meio de tantas empresas se promovendo ao mesmo tempo? Vamos conferir alguns pontos importantes que precisam ser considerados ao criar as campanhas nas datas comemorativas de agosto.

Relacione a data com o perfil do seu público

Como estamos falando sobre o dia dos pais, é importante criar campanhas que tenham tudo a ver com esse perfil de consumidores. Por isso, tente se aproximar o máximo possível da realidade desse público em sua campanha, como por exemplo:

  • Qual a faixa etária? 
  • Hábitos de consumo em comum
  • Homens solteiros, mas que tenham filhos
  • Homens casados com filhos
  • Deseja valorizar as profissões em sua campanha? Trazer à memória do consumidor que todas as profissões são importantes em nossa sociedade. 

Essas são apenas algumas informações usadas para que você conheça melhor o seu público e crie posts que tenham tudo a ver com ele — vai ser sucesso!

Utilize seu produto/serviço nos posts

Pense sempre na experiência que o consumidor vai ter quando se deparar com o seu post de datas comemorativas de agosto nas redes sociais. 

Qual é a emoção que ele traz? A mensagem está clara? As imagens estão bem alinhadas com o texto (legenda do post) apresentado? Os produtos e serviços oferecidos estão de acordo com o meu público? 

Além disso, tente contar uma história em cada post, sendo um caminho que leva o consumidor até o seu produto ou serviço. Os clientes muitas vezes não são atraídos logo de cara por postagens diretas sobre vendas, como se estivesse forçando as pessoas a comprarem algo. 

Ou seja, elas precisam saber que a sua empresa existe, entender o que você oferece, conhecer os benefícios dos produtos, decidir pela compra e assim ter uma experiência completa como consumidor. 

Use diferentes formatos

Se você já vende na loja virtual, comece a expandir ainda mais as suas vendas para outros canais digitais e em diferentes formatos, como por exemplo, em propagandas, anúncios, posts, gifs, mensagens escritas nas redes sociais (incluindo WhatsApp), reels (Instagram) e Tik Tok.

Uma loja virtual de roupas, pode aproveitar para criar fotos chamativas de pais reais para promover as peças na internet. Isso porque, no geral, as pessoas se sentem mais atraídas por posts onde os produtos são bem expostos, as fotos são nítidas e etc. 

Uma foto de um pai e filho com roupas iguais, em clima descontraído na praça, no parque ou praticando esporte juntos, trará mais emoção em sua campanha de dia dos pais. 

Tenho um restaurante, como posso engajar com o dia dos pais e atrair clientes? Veja bem, o tema comida sempre será bem aceito pelos consumidores, afinal, essa é uma das partes mais deliciosas da vida!

Então, para despertar a “fome” do cliente, tire fotos dos pratos mais deliciosos em seu restaurante, capriche na apresentação. Faça vídeos curtos mostrando como os pratos estão sendo preparados e deixe o consumidor com água na boca, ok?

Como é o dia dos pais, ofereça promoções em seu restaurante, brindes aos pais, sobremesas e até mesmo vinhos.

Apresente dicas, sugestões de presentes e assuntos relacionados à comemoração

Vender é muito importante, mas é preciso agregar valor ao seu consumidor. 

Aproveite as datas comemorativas de agosto para dar dicas para o almoço do dia dos pais em suas redes sociais e ofereça sugestões de presentes (seu pai pode gostar disso, presenteie o seu herói com esse desconto).

Lembre-se também daqueles consumidores que estão indecisos sobre o que dar de presente para os pais. Abra uma enquete no Instagram ou Facebook perguntando se já escolheram o presente de dia dos pais e ofereça seus produtos a eles.

Em sua loja virtual, adicione a opção de escolher a faixa de preço dos presentes (a partir de R$ 39,90, R$ 59,90), com títulos chamativos — Pai Gourmet, moderno, descontraído.

Alterar o visual das redes sociais, site e loja virtual para as datas

Não economize em criatividade: busque inspirações para as suas campanhas nas datas comemorativas de agosto, altere as cores e o visual das redes sociais, da sua loja virtual ou site, elementos como bigodes e gravatas podem ser adicionados.

As pessoas são atraídas através das cores e da criatividade usada pelas empresas em cada campanha. Use imagens de bancos gratuitos, de avôs e pais interagindo com toda a família.

Você pode aproveitar para criar um espaço exclusivo em sua loja virtual destinado apenas para os produtos que se relacionam com as datas comemorativas, facilitando o acesso de seus clientes.

Apresente produtos e serviços personalizados

Mais do que um presente pronto, ofereça a opção de personalizá-lo. Se a sua empresa vende roupas, considere criar kits de camiseta e calça, leve duas peças e pague uma. Caso venda canecas, personalize-as com o nome do cliente, ensaios fotográficos e etc.

Faça seu cliente se tornar especial com seus produtos e serviços, afinal, exclusividade é o que cada vez mais os consumidores estão buscando.

Apresentar um guia de presentes

Aqui, você monta um guia de sugestão de presentes (todos os produtos que você vende) bem organizado e completo, pode ser em forma de lista virtual, apresentando ao cliente e deixando que ele escolha o que quer comprar e para quem presentear.

Aproveite também para sugerir lançamentos e novidades do seu negócio, facilitando na tomada de decisão da compra.

Planejamento para datas comemorativas

As datas comemorativas fazem parte das nossas vidas o ano todo. O grande diferencial de uma empresa que vende muito em uma campanha e outra que vende bem menos, são as estratégias e dicas que deixamos aqui, incluindo um planejamento.

Com um planejamento você acompanha as datas comerciais, prepara as promoções com antecedência e sabe exatamente onde quer chegar. 

Para conseguir se planejar e não correr o risco de esquecer alguma data e assim perder a oportunidade de vender mais, preparar o seu estoque de produtos e etc, você pode acompanhar na internet as datas comemorativas celebradas em sua cidade!

Além do dia dos pais, no mês de agosto comemora-se também:

  • Dia Nacional da Saúde (5)
  • Estudante (11)
  • Dia Nacional das Artes (12)
  • Informática (15)
  • Dia Mundial da Fotografia (19) 

Para te ajudar nesse planejamento, preparamos um calendário exclusivo de programação de conteúdo para redes sociais:é só clicar e baixar de graça!

Related posts
Datas SazonaisVendas Online

O que tem depois da Black Friday? Oportunidades e estratégias para continuar vendendo

5 Mins read
A última sexta-feira de novembro é aguardada ansiosamente pelos lojistas que desejam impulsionar as suas vendas e conquistar novos clientes. Contudo, além…
Datas SazonaisTudo para sua Loja Virtual

Como preparar sua loja virtual para o Dia dos Namorados

4 Mins read
Existem datas que são super esperadas durante o ano pelos consumidores e claro, pelos lojistas que querem vender ainda mais durante esses…
Datas SazonaisVendas Online

Como se destacar da concorrência no Dia dos Namorados

4 Mins read
As datas comemorativas são uma grande chance de aumentar as vendas no varejo e com o Dia dos Namorados não seria nem…