Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Descomplique as trocas na sua loja virtual e ganhe com isso

3 Mins read

O processo de troca e devolução ainda é uma das barreiras para o avanço do e-commerce no Brasil. Os consumidores ficam receosos em comprar em lojas que não conhecem, e depois ter a maior dor de cabeça para retornar o produto, caso seja necessário. Muitos comerciantes, por sua vez, ainda enxergam esse procedimento como retrabalho.

Segundo dados recentes divulgados pela consultoria e-bit, 47% dos consumidores já deixaram de comprar online com medo da dificuldade de trocar um produto. 

A pesquisa descobriu, ainda, que 33% dos consumidores pensaram em trocar uma mercadoria, mas desistiram de tentar. Já 39% quiseram devolver algum item, mas preferiram não dar entrada ao pedido. O motivo apontado é a burocracia e demora no processo. 

As categorias com maior intenção de troca e devolução são semelhantes ao ranking das mais vendidas no e-commerce: moda e acessórios; eletrônicos; telefonia e celulares; eletrodomésticos e  informática.

Se você quer ajudar a reverter esse cenário e conquistar novos consumidores, é hora de repensar a estratégia de trocas e devoluções da sua loja. 

Confira abaixo quatro dicas que vão ajudá-lo a descomplicar esse processo. 

1 – Transparente como água

Transparência é palavra-chave em qualquer negócio, certo? Ninguém quer comprar algo e descobrir, depois, que não ficou sabendo de tudo que precisava. Nossa primeira dica é clara como água potável: tenha uma política de devoluções simples, clara, eficiente e nada burocrática. 

Faça uma página em seu site dedicada ao assunto e explique como é o passo a passo do processo. Avise ainda se haverá algum custo para o cliente. E não se esqueça de divulgá-la. Os clientes precisam saber que ela existe.

A loja de moda e acessórios online Zappos além de ter uma página dedicada ao assunto, criou um vídeo explicativo sobre trocas. A ideia é que o processo funcione de forma “self service”, de  modo que o cliente consiga fazer tudo sozinho. A loja virtual, também, passou a aceitar devoluções sem perguntas até um ano após a compra, como parte do seu novo processo de trocas.

2 – Frete como cortesia da casa

Frete gratuito para devoluções é mais uma forma de tranquilizar o consumidor. Ele já pagou pelo produto e pela taxa de entrega, e agora que o sapato ficou apertado ainda irá precisar desembolsar pela troca? 

Não cobrar pela substituição desse item pode garantir que o seu consumidor faça novas compras futuramente. Lembrando que no caso de devolução por arrependimento, em até sete dias, a loja é obrigada a arcar com o custo do transporte.

3 – Prazos mais flexíveis

Para diferenciar os seus serviços dos outros e-commerces, você pode oferecer um prazo mais flexível para trocas. Por exemplo, se o habitual do mercado é sete dias, pense em oferecer 30 dias. 

Essa opção pode ainda ser pensada pela quantidade de compras já feitas por cada cliente. Ou seja, quanto mais ele comprou e interagiu com a sua loja, mais fiel ele é. E por isso, ele pode ser recompensado com um prazo maior na próxima troca.

4 – Crie oportunidades de vendas 

Não veja trocas e devoluções como um problema para você. Pense que esse contato pode gerar oportunidades. É o momento para estreitar o relacionamento com seu consumidor, mostrar que você está disponível e preparado para atendê-lo.

Além de ganhar o coração do cliente, já que ele não terá dor de cabeça nas trocas, ele poderá contar aos amigos que achou uma loja online super bacana e prática.

Dados de 2013 da Endicia, uma empresa de postagem eletrônica, mostrou que 64% dos consumidores dariam boas referências aos amigos de uma loja com fácil processo de troca.

Como sua loja lida com as trocas e devoluções? Você tem dado a devida atenção a esse processo importante?


Related posts
Produtos UOL Meu NegócioSoluções

Como vender pelo Facebook e Instagram com a sua Loja VirtUOL?

5 Mins read
Já faz algum tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas um ambiente para se entreter. As maiores marcas do mundo…
EmpreendedorismoPresença digital

Como abrir uma loja virtual de produtos cosméticos?

6 Mins read
Quanto tempo costuma durar os seus itens de cuidado pessoal? Quem gosta de cuidar da aparência raramente passa um mês sem adquirir…
Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Loja virtual de roupas: o segredo do sucesso está nos detalhes

5 Mins read
O consumidor que compra pela internet espera ter uma experiência que traga maior praticidade, rapidez e conforto. Logo, é importante pensar nesses…