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Descubra quais são os produtos mais relevantes para seu faturamento com a Curva ABC

Técnica ajuda a organizar melhor o seu estoque

Você sabia que nem sempre o produto mais vendido é o que gera mais faturamento para sua loja? Talvez, por conta do preço e da margem de lucro, um determinado item, mesmo não tendo muita saída, é o que possui maior participação no faturamento total da loja.

Mas disso você só vai ter certeza quando colocar todos os preços e vendas na planilha e fazer as contas. Aqui não há espaço para “achismos”. Isso porque, se você se basear apenas na intuição na hora de avaliar o seu estoque, pode acabar priorizando produtos que não são tão importantes para o caixa da loja e, por outro lado, fazendo vista grossa às mercadorias que realmente fazem a diferença no fim do mês. Esse “não planejamento” resulta em produtos encalhados e, por consequência, dinheiro parado.

⇒ Leia também: 8 dicas para desencalhar produtos do estoque

Uma maneira fácil e rápida de obter essas informações é aplicando a técnica da Curva ABC. Trata-se de uma fórmula testada e comprovada por varejos de todos os tamanhos, na qual uma pequena parcela dos seus produtos é responsável por quase 80% do seu faturamento.

Em resumo: A é o conjunto de produtos com 80% ou mais de participação em faturamento; B é o mix de produtos com certa ou pouca participação (em torno de 15%); enquanto C são os produtos com pouca relevância em termos de faturamento.

Na prática, essa análise ajuda você a construir o seu portfólio de produtos e, o mais importante, a destinar melhor a verba para cada mercadoria. Sabendo que os produtos do grupo A não podem faltar de jeito nenhum, você já deve planejar a reposição deles com bastante antecedência. Por sua vez, não há necessidade de abarrotar o estoque de itens com pouca saída.

Quer descobrir quais são os produtos que devem ser prioridade no seu planejamento na hora de organizar o estoque? Então, confira o passo a passo de como aplicar a técnica da Curva ABC na sua loja:


Organize todas as informações de vendas

Em primeiro lugar, você precisa coletar todos os dados de vendas dos produtos. Isso inclui o preço que você pagou ao fornecedor por eles e o número de unidades que você vendeu. Aqui, é interessante recuperar o histórico de vendas dos seis meses anteriores, por exemplo, para ter uma ideia bem clara da importância de cada produto.

A princípio, liste todos seus produtos em uma coluna. Ao lado, faça outras colunas indicando o preço unitário e o número de unidades vendidas. Depois, multiplique o preço unitário por produto pela quantidade vendida e preencha a próxima coluna.

Por fim, está na hora de descobrir a participação em faturamento de cada produto. Aí, você precisa pegar o valor arrecadado de cada produto e dividir pelo faturamento total.

Complicado? Então vamos a um exemplo simples e prático de uma loja de bebidas. No seu mix de produtos, imagine que haja balde de gelo, cerveja nacional, licor, vinho nacional, vinho importado e whisky. Confira, abaixo, como ficaria a Curva ABC desta loja:

Repare que, mesmo que a cerveja nacional venda o triplo de unidades, o balde de gelo e o vinho importado são muito mais relevantes no faturamento desta loja de bebidas. Junto com o vinho nacional, eles representam quase 73% do faturamento anual.

⇒ Atenção: no exemplo, pegamos poucos produtos para facilitar a explicação, mas, quando você for fazer sua Curva ABC, é fundamental que todos os produtos sejam analisados, inclusive separados por marcas.

É importante destacar que, embora muitos produtos não sejam relevantes em termos de faturamento, nem sempre é bom descartá-los, uma vez que eles podem servir como “isca” para levar clientes à sua loja virtual. Caso você tenha muitos produtos dos grupos B e C parados no estoque, a alternativa é formar kits deles com os produtos do grupo A.

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