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7 ações do Dia do Consumidor para ficar de olho

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Você planejou as suas ações para o Dia do Consumidor? Já parou para pensar como essa data é importante para o seu e-commerce?

Em um mercado tão competitivo quanto o atual, um dos grandes desafios dos empreendedores é destacar-se e fazer com que os clientes se sintam especiais

Nesse sentido, datas comemorativas como essa são ótimas oportunidades para cativar as pessoas, reforçar o relacionamento delas com a sua marca e vender mais

Logo, criar boas experiências de compra nunca foi tão importante, especialmente na era digital em que vivemos. Por isso, reforçar que a sua empresa valoriza os clientes e que faz questão de oferecer o melhor para eles é sempre fundamental

Sabendo disso, preparamos este artigo para nos aprofundar sobre as melhores ações para o Dia do Consumidor. Confira a seguir: 

  • A importância das ações para o Dia do Consumidor
  • 7 ideias de ações para o dia do consumidor

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A importância das ações para o Dia do Consumidor 

Durante as ações para o Dia do Consumidor, a clientela espera encontrar preços atrativos, boas ofertas, entregas mais rápidas e baratas, entre outros benefícios. 

Ao mesmo tempo, a busca por relações transparentes e de confiança com as marcas também aumenta muito. 


Oferecer esses diferenciais é algo que tem tudo a ver com a proposta inicial do Dia do Consumidor. Ele foi criado em 1983, na mesma data em que John F. Kennedy discursou no congresso estadunidense em 1962. 

Comemorada todo dia 15 de março, a ocasião celebra a fala do 35° presidente dos Estados Unidos em defesa aos direitos que todos indivíduos têm enquanto consumidores. 

No Brasil, a data se popularizou a partir de 2014, por meio de uma ação realizada por mais de 500 marcas na internet.

Para as empresas, criar boas ofertas no Dia do Consumidor vai muito além de aproveitar mais oportunidades de negócios. Na verdade, isso significa atender às expectativas do público e demonstrar engajamento com os seus interesses.

Inclusive, investir em ações de marketing e vendas para essa ocasião se tornou algo inerente ao calendário sazonal dos e-commerces. 

A popularização é tanta, que os sites que participam da celebração começam a registrar picos de acesso cerca de duas semanas antes do dia 15 de março. 

Inclusive, os ganhos do Dia do Consumidor bateram recordes no ano passado. Foram 85% a mais de faturamento do que em 2020, com uma arrecadação de cerca de R$6,3 bilhões. Os dados são de uma pesquisa da Social Miner e Allin voltada ao mercado digital brasileiro. 

Prepare seu negócio para ações do Dia do Consumidor

O marketing sazonal é importantíssimo para todo mercado. Afinal, as lojas virtuais organizam suas estratégias com base nas oportunidades e tendências que variam de acordo com o calendário.

Esse é o caso de ocasiões como a Black Friday, Natal, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, e assim por diante. São essas ocasiões que garantem um “boom” adicional de vendas e geram mais lucratividade em meio aos ganhos “normais” do restante do ano. 

Normalmente, as ações para o Dia do Consumidor duram cerca de uma semana. Entretanto, para além de criar promoções, condições especiais ou dar brindes para os clientes sem nenhum tipo de preparação prévia, como mencionamos, a ideia é fazer com que os clientes se sintam especiais

Para isso, eles precisam antes de tudo saber sobre as surpresas e benefícios que você está preparando para eles. Além disso, você precisa criar um senso de expectativa. É mais fácil alguém aproveitar uma promoção quando “não vê a hora” de ela chegar

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Portanto, ter preparação é fundamental. Seja nas redes sociais, em anúncios pagos ou na sua base de e-mail marketing, procure divulgar as ofertas e engajar seus clientes.

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7  ideias de ações para o Dia do Consumidor 

Agora que você já sabe porque valorizar as ações para o Dia do Consumidor no seu calendário de datas comemorativas e qual a importância de se preparar para a divulgação das ofertas, conheça as melhores ações para turbinar as suas vendas durante a celebração: 

1. Valorize a experiência do consumidor 

Trabalhar com bons preços é importante, mas para quem deseja ir além se destacando e se diferenciando dos concorrentes para fidelizar a clientela, promover experiências únicas deve ser a solução

Diversos fatores influenciam a percepção dos clientes. Isso vai desde a construção de um bom storytelling na antecipação da sua promoção do Dia do Consumidor, até a coleta de feedbacks pós-venda, garantia de um site fácil de navegar, prazos curtos de entrega, e assim por diante. 

2. Envie brindes exclusivos

Por falar na construção de uma boa experiência de compra, o envio de brinde para clientes ainda é algo que diferencia a sua marca das demais. Para que seu cliente se sinta ainda mais especial, esse “mimo” deve ser exclusivo da sua loja e agregar algum tipo de valor ao consumidor. 

Se você vende doces, por exemplo, pode enviar uma amostra de outro produto que seu negócio produz. Assim, além de agradar seu cliente, ainda é possível apresentar mais um item de seu cardápio.

Ou se você revende óculos, pode valorizar a utilidade do seu produto com uma case para guardá-lo ou um paninho para higienizá-lo, por exemplo. Consulte seus fornecedores e conheça as opções disponíveis. 

3. Ofereça frete grátis

Quando o assunto é vender online, um dos diferenciais que mais atraem clientes é a oferta de frete grátis. Essa pode ser uma boa maneira de impulsionar ainda mais os seus negócios. 

Em um primeiro momento, esse investimento pode parecer pouco vantajoso. Contudo, lembre-se que as ações do Dia do Consumidor podem aumentar as suas vendas, e que isso irá compensar. Inclusive, você pode condicionar o benefício à certa quantia gasta na loja virtual ou ainda realizar acordos com os fornecedores

4. Monte kits de produtos e/ou serviços por preços promocionais 

As datas comemorativas são excelentes para aumentar o seu ticket médio via cross sell (significa venda cruzada e trata-se da prática de vender um produto ou serviço adicional a um cliente). Basicamente, isso consiste no ato de oferecer descontos de acordo com a combinação de produtos comprados. 

Por exemplo, se você vende eletrônicos, é possível montar um kit ou um combo para vender carregadores, películas ou fones junto com algum produto por um preço menor. 

Além disso, se você tem uma loja de roupas, pode oferecer um kit com produtos selecionados e desconto em mais uma peça. O famoso “Compre 4 e leve 5” que todo mundo conhece. 

Essas técnicas tornam as suas ofertas mais atrativas e aumentam a quantidade de itens que seu cliente adiciona ao carrinho de compras. 

5. Ofereça descontos atrativos 

As pessoas percebem quando as promoções não são vantajosas para o bolso, correto? Portanto, procure planejar bem o que será realizado e faça “brilhar os olhos” de quem compra. 

Você pode oferecer promoções de 30%, 40%, 50% de descontos ou ainda cupons promocionais exclusivos. Além disso, é possível criar uma boa campanha de marketing digital para divulgar e avisar os clientes das suas ofertas. 

Mas lembre-se de garantir que os descontos e as condições especiais sejam realmente atrativas. Assim, sua empresa terá uma boa imagem e a confiança dos clientes será fortalecida. 

6. Crie conteúdo para a data nas redes sociais 

As redes sociais são indispensáveis para toda estratégia de divulgação da sua loja. Lembra que citamos que o seu marketing precisa antecipar as ações para o Dia do Consumidor? Canais como Instagram, Facebook, Twitter, entre outros usados por sua marca não podem ficar de fora. 

Além dos posts, vídeos e stories tradicionais, uma boa sugestão é produzir reviews. Ao convidar clientes para falar sobre suas experiências positivas com a sua marca, você aumenta seu senso de valorização e ainda reforça a confiança de novos compradores

7. Crie promoções especiais 

Por fim, explore ao máximo os diferentes tipos de promoção à sua disposição. Isso vai desde descontos progressivos, até cupons promocionais, pague 1 e leve 2, descontos para compras futuras, e assim por diante. 

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