EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Dicas de organização e produtividade para quem trabalha em home-office

3 Mins read

Veja como manter a organização mesmo trabalhando em casa

Trabalhar em casa é o sonho de muita gente, afinal, o home-office pode ser bastante vantajoso por oferece mais flexibilidade, liberdade e comodidade para o profissional. Porém, se você pensa que tudo são flores para quem atua nesse esquema, está muito enganado.

Pode ser bastante complicado criar um ambiente organizado e garantir a mesma produtividade que você teria dentro de uma empresa, e por isso é essencial que quem trabalha em home-office tome alguns cuidados.

Na sequência separamos algumas dicas de ouro para você se organizar sem deixar a produtividade cair.

Tenha horários claros

Um dos principais desafios de quem atua em home-office é separar o “home” do “office”.

Como tudo está no mesmo lugar, acaba sendo natural começar a trabalhar antes do que deveria, fazer hora extra todos os dias ou acabar realizando compromissos pessoais durante o horário de trabalho.

O ideal é que você defina muito bem qual será o seu horário de trabalho, de almoço e de descanso e faça sempre o possível para respeitar esses momentos.

Dessa forma você garante uma produtividade semelhante a que teria se estivesse em uma empresa e preserva sua saúde, tendo horários para descanso.

Esse último item é essencial para a qualidade do que você produz, até porque trabalhando longos períodos sem descansar e passando a noite toda em claro dificilmente você vai conseguir fazer um serviço de qualidade no dia seguinte.

Deixe o celular no modo silencioso

Sem ter ninguém para te supervisionar, é fácil adquirir alguns hábitos como o de checar o celular a cada dez minutos. O problema aqui é que isso pode te distrair muito do trabalho e prejudicar bastante o seu desempenho.

Além disso, se estiver online o tempo todo, seus amigos vão achar que você está disponível e podem bombardeá-lo de mensagens.

O mesmo vale para as notificações das redes sociais e do seu e-mail pessoal. O mais interessante é que seu celular esteja em modo silencioso e você só cheque as novidades durante os seus intervalos.


banner_uolmn_criadordesites_academia

Avise os amigos e família que você está trabalhando

Ainda pode ser complicado para algumas pessoas entender como você pode estar trabalhando (e ganhando dinheiro!) sem sair de casa.

Muitas delas vão acabar te pedindo para fazer alguma tarefa em casa, te chamar para sair, te ligar para bater um papo… Enfim, coisas que elas com certeza não fariam se você trabalhasse fora.

Para evitar essa situação não basta apenas dizer para os seus amigos e família que você vai começar a atuar em home-office, é preciso deixar claro que você vai, de fato, trabalhar, e isso vai fazer com que você esteja ocupado a maior parte do dia.

Se houver insistência, vale usar frases como “estou no meu horário de trabalho agora” e “no momento eu estou trabalhando”, para deixar claro que você não está disponível, mesmo estando na sua casa.

Tenha um local fixo de trabalho (e mantenha ele organizado)

É verdade que quem trabalha em home-office pode trabalhar na cama, na mesa da cozinha, na varanda, no sofá da sala… Mas o ideal mesmo é ter um espaço reservado e fixo, no qual você vai estar todos os dias enquanto estiver trabalhando.

Criar essa divisão do espaço da casa e do trabalho é fundamental para que você (e as pessoas com as quais você convive) possam entender quando você está ocupado e quando está livre.

Além disso, ter a sua própria estação de trabalho em casa permite que você mantenha pastas, documentos, equipamentos e todo o seu material de trabalho na mesma área e não acabe perdendo alguma coisa em casa.

E, claro, não se esqueça de manter tudo limpo e organizado. Trabalhar em um local bagunçado e sujo deixa qualquer um desanimado e isso prejudica sua produtividade e a qualidade do seu trabalho.

Mantenha as contas separadas

Trabalhar em casa normalmente faz com que contas de telefone, luz e internet aumentem e é preciso que você mantenha os gastos pessoais separados daqueles gerados pelo home-office, principalmente se você estiver empreendendo.

Nesse caso, o custo do seu serviço ou dos seus produtos precisa pagar todos os gastos que você tem com a produção, mesmo que esses valores sejam de contas que você já pagaria em casa.

Se você não computar os gastos que o seu negócio gera e não incluí-los no seu preço, pode acabar gerando um prejuízo fatal para seu empreendimento.

Seguindo essas dicas você vai poder aproveitar todos os benefícios do home-office manter sua casa organizada, trabalhar com tranquilidade e com a sua produtividade em alta! 

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…