Escrever bem e de forma estratégica ajuda a aproximar o público e transformá-lo em clientes

Você, provavelmente, já sabe que o conteúdo é uma das melhores formas de engajar o público, educá-lo sobre seus produtos e mercado e mostrar que você sabe tudo sobre o segmento no qual está inserido. E é bem provável que tudo isso tenha te motivado a criar um blog corporativo.

Esse canal de comunicação pode fazer maravilhas por sua estratégia de marketing e vendas, já que o conteúdo publicado ali pode ajudar a atrair novos clientes que estejam pesquisando algo na internet e mantém as pessoas que estão quase fechando negócio engajadas com o que você posta.

Mas, para conseguir colher esses resultados, é importante que o conteúdo tenha qualidade. O ideal, sempre, é contratar um profissional especializado nisso, mas se falta verba para começar o trabalho, você também pode escrever para o seu blog corporativo.

Veja, a seguir, algumas dicas para criar conteúdo de qualidade que vai ajudar a fechar negócios.

>> Leia também Quer começar um blog? Checklist de tudo o que você precisa fazer antes

Conheça seus clientes

O primeiro passo para escrever qualquer conteúdo que seja destinado a outra pessoa é conhecer muito bem o leitor. Afinal, o texto deve ser construído para tirar as dúvidas dele, agregar informações importantes e entretê-lo.

Sabendo informações como a idade, sexo, classe social, preferências, interesses e em que momento costumam procurar sua marca, vai ficar muito mais fácil estruturar todas as outras etapas que virão na sequência.

Defina uma linguagem e uma linha editorial

Depois de traçar um perfil de leitor para os seus clientes, é muito importante que você determine uma linha editorial, ou seja, que tipo de assunto seu blog vai tratar e qual a linguagem que será usada para melhor se comunicar com esse público.

Vamos imaginar que você tenha uma loja de aluguel e venda de vestidos de noiva. Você sabe que a maioria das suas clientes pertence às classes B e C e procura modelos mais tradicionais e elegantes de vestidos, tem entre 25 e 35 anos e mora na mesma cidade em que sua loja está.

Pensando nessas informações, você decide que a linguagem precisa ser direta, mas um pouco mais formal e delicada, e também que os principais assuntos serão relacionados aos preparativos de uma festa de casamento, como contratação de fornecedores, estilos diferentes de casamento e, claro, a escolha do vestido.

>> Aproveite para baixar essa Planilha para diagnóstico de conteúdos

Alie conteúdo com vendas

Quando você tiver uma ideia dos temas que pretende trabalhar, é o momento de alinhá-los com o funil de vendas. Lembre-se que você terá públicos em diferentes momentos acessando seu site, e é interessante que você tenha conteúdos específicos para cada um deles.

Pensando no exemplo da loja de aluguel e venda de vestidos, você pode ter noivas que acabaram de começar a organização do casamento e ainda não têm ideia de modelos, tecidos e acabamentos e não decidiram se vão alugar ou comprar os vestidos.

Por outro lado, pode ser que você tenha leitoras que já estejam sondando sua loja há algum tempo, já tenham colhido todas as informações necessárias e só precisam de um “empurrãozinho” final para fazer a escolha e fechar o contrato.

E ainda pode ter aquelas que já compraram com você, mas estão tendo dúvidas sobre como preservar o vestido depois do casamento, e precisam ter um bom follow-up para indicar sua loja para as amigas.

Todos esses públicos são importantes para o seu negócio, e é essencial que o seu conteúdo não só os atenda, como os ajude a progredir do topo do funil, quando ainda não conhecem nada do seu mercado e produtos, para o fundo do funil, momento no qual estarão prontos para se tornar clientes.

>> Ainda não tem um blog? Veja o Passo a passo para criar o seu no UOL Meu Negócio

Crie um calendário

Para que o conteúdo seja eficiente também é necessário ter consistência, e isso significa se organizar para produzir e publicar sempre o mesmo volume de textos por semana ou mês.

Determine uma frequência de produção e publicação dos textos e monte um calendário para garantir que tudo fique mais organizado. O ideal é sempre trabalhar com um pouco de antecedência, assim, caso aconteça algum imprevisto e você não possa escrever, ainda terá textos prontos para publicação.

Busque referências, mas não copie

Na hora de criar seus textos, talvez você precise fazer uma pesquisa, e tudo bem. Mas é importante usar outros textos apenas como referência, sem copiar o conteúdo.

Fazendo uma busca você consegue descobrir o que já foi dito sobre o assunto e pode se inspirar para escrever seu texto, mas nunca deve plagiar outros textos.

Fazendo uma pesquisa, você ainda consegue pensar no que pode tornar seu texto ainda mais completo e melhor do que os que já foram publicados, o que é uma ótima tática para que o seu blog se destaque.

Invista na gramática

Sempre que possível envie seus textos para um profissional que possa fazer a revisão gramatical.

Ter erros no seu conteúdo diminui a credibilidade e prejudica a imagem da sua marca, então é importantíssimo reduzir o risco de que algum erro que você possa ter cometido durante a redação chegue até o leitor.

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