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Do Instagram à loja virtual: como transformar seguidores em clientes

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Conheça a história da loja ALLFAFIT

Apesar de ser bacharel em Direito, Fabiana Valentini nunca exerceu a profissão. E não foi por falta de oportunidades, e sim por vontade própria. Apaixonada por moda, a empreendedora resolveu investir nessa área e até chegou a estudar sobre o tema antes de abrir a loja ALLFAFIT, em 2013.

A princípio, Fabiana vendia peças de moda feminina numa pequena loja física. Como estratégia para atrair público, eles usavam as redes sociais, como Facebook e Instagram, para divulgar seus produtos e dar dicas de look.

Para a surpresa da empreendedora, o Instagram passou a contar com muitos seguidores que curtiam e comentavam nas fotos da própria Fabiana produzida com alguma peça da loja. Aí, espontaneamente, os seguidores começaram a fazer pedidos diretamente no perfil do Instagram (@allfafit).

Foi assim, em pouco tempo, que a plataforma de fotos e microvídeos se transformou no principal canal de vendas da ALLFAFIT. Atualmente, a conta possui mais de 76 mil seguidores.

Migração para a loja virtual

Há três meses, a empreendedora inaugurou um novo canal de vendas: a loja virtual da ALLFAFIT, pois sentiu falta da credibilidade que essa ferramenta dá aos seus clientes.

?Não podemos apoiar nosso negócio somente em uma plataforma da qual não temos total controle. Além disso, existem clientes que preferem comprar utilizando plataformas que demonstrem mais segurança e que não exijam tanta interação com nossas vendedoras?, explica a sócia-fundadora da loja.

Ela, então, viu na Loja Virtual uma maneira de colocar a loja no ar o mais rápido possível e transmitir segurança aos usuários. Outro fator decisivo na escolha foi o fato de a plataforma já ser integrada com o PagSeguro, meio de pagamento online que eles já utilizavam durante as vendas via Instagram.

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Mesmo com apenas três meses de loja virtual no ar, já é possível identificar uma melhora na empresa em termos de produtividade. Com um processo de vendas muito mais automatizado, uma vez que o pedido é feito em poucos cliques, sem a necessidade da interferência da empreendedora, Fabiana passa a concentrar esforços para aperfeiçoar a qualidade do atendimento e agilizar os processos.

Um dos exemplos é a entrega mais rápida das mercadorias, o que faz com que a loja ganhe pontos com os clientes. ?Para se ter uma ideia, cerca de 60% dos nossos pedidos, atualmente, são entregues em até 24 horas?, afirma a empreendedora.

? Leia também: 9 vantagens de ter uma loja virtual mesmo que você venda pelas redes sociais

Segundo Fabiana, ainda é cedo para falar de forma concreta em avanço de números. No entanto, ela calcula que a loja virtual represente 30% do volume total de vendas da ALLFAFIT. ?A tendência é que, em poucos meses, a plataforma já responda por mais da metade das vendas?, afirma a empreendedora.

Instagram ainda faz parte da estratégia de vendas da marca

Mas não é porque a loja virtual foi para o ar que Fabiana abandonou, de vez, o Instagram. Agora, a ideia é que as redes sociais passem a ser uma ferramenta de divulgação e inspiração para os seguidores.

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?É importante continuar alimentando nossos perfis, porque, mesmo os seguidores que não realizam compras gostam dos nossos posts e fazem comentários positivos. Isso transmite confiança para as pessoas que realmente compram?,conclui a lojista.

Se você passa por uma situação semelhante, vende produtos pelas redes sociais ou por um blog, já entendeu a importância de criar uma loja virtual, certo?

Além de ser uma página própria, uma plataforma online facilita na hora de administrar as vendas e até de atender os clientes, principalmente quando os negócios começarem a decolar.

Uma loja virtual transmite mais profissionalismo e segurança aos clientes, permitindo mais opções de pagamento por meios confiáveis, como o PagSeguro, possibilita um controle de desempenho mais preciso com a ajuda de métricas e ainda possui ferramentas integradas, como o cálculo de frete dos Correios. E mais: com uma plataforma de e-commerce, é possível vender 24 horas por dia, pois não há necessidade de um vendedor do outro lado da tela.

Aproveite para conhecer a Loja Virtual UOL, que oferece recursos para total customização, permitindo que você deixe a loja com a ?sua cara?.

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