HospedagemOtimização de sitePresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTecnologia

Qual a diferença entre registro de Domínio e Hospedagem?

9 Mins read

Uma das vantagens de se ter uma loja virtual é que ela leva o nome da sua empresa, facilitando a busca dos consumidores na internet. O mesmo acontece quando se tem um site profissional e personalizado para o seu negócio.

Isso é possível através do registro de domínio. Como se fosse um mapa em que os usuários acessam até chegar à sua empresa na internet, aumentando o número de clientes, vendas e o crescimento do seu negócio no meio digital.

A hospedagem é o espaço virtual onde o seu negócio está. É por meio dela que você armazena os dados do seu site ou loja virtual na internet.

Mas qual a diferença entre registro de Domínio e Hospedagem? E por que eles são importantes para o seu negócio? Saiba neste artigo!

Qual a diferença entre Domínio e Hospedagem de Site?

A internet tem o poder de influenciar os usuários a comprarem um produto ou serviço, através das propagandas e anúncios vistos diariamente nos canais digitais.

Um site ou loja virtual por exemplo, conseguem ser facilmente encontrados quando se usa um bom domínio e hospedagem na internet.  

Domínio é o endereço da sua loja virtual ou site. O registro de domínio é o serviço responsável por criar os nomes dos endereços eletrônicos. 

Já a hospedagem, trata-se de um servidor onde o seu site ou loja estão hospedados na internet, sendo responsável por levar as informações do seu negócio virtual até o cliente e estarem disponíveis 24 horas por dia. 

Se você ainda não tem um site próprio, precisa considerar essas informações antes de criar um para o seu negócio. E se já tem, poderá agregar ainda mais valor à sua empresa

O que significa ter um Domínio para o meu negócio? 

Como dito anteriormente, o domínio é o endereço eletrônico que os usuários digitam na internet para encontrar a sua empresa na internet. Esse endereço é identificado por um código que fica salvo em seu servidor de hospedagem.

Quando se tem um domínio, significa que a sua empresa é a única com aquele nome e está comprometida em proporcionar uma experiência de conhecimento, captação e vendas de produtos de qualidade em sua loja virtual ou site, já que o endereço eletrônico levará ao seu negócio. 

Saiba o que o domínio precisa ter para ser um diferencial no mercado.

Extensões e suas utilizações

A extensão de um domínio é o nome que vem após o endereço do site, como por exemplo: .com.br, .gov.br, .net, entre outros. 

Essas extensões servem para identificar a atividade exercida e também o país onde a empresa reside.

A extensão pode ser escolhida junto com o domínio do site/loja virtual. 

Escolhendo um nome para o seu domínio

O nome de domínio escolhido deve ser curto e fácil de lembrar. Quanto mais simples ele for, mais os clientes se lembrarão da sua empresa, que na maioria das vezes é o próprio nome do seu negócio.

Assim que escolher o nome, deve-se registrá-lo logo para que ele seja exclusivamente seu. 

Com o UOL Meu Negócio, você registra o endereço do seu site e ainda ganha o e-mail personalizado com o seu domínio!  

Motivos para registrar seu Domínio

Você ainda pode estar se perguntando se precisa mesmo registrar o domínio do seu site, certo? Então confira agora alguns motivos para fazer isso já:

  • Confiança e credibilidade: os clientes se sentirão seguros em navegar por um site que tenha o próprio domínio, pois demonstra que você se preocupa com a experiência positiva dos usuários.
  • Transações financeiras: sabe quando você entra em um site para comprar algum produto, mas começa a sentir uma certa desconfiança em relação à página de pagamento? 

Esse é um forte indício de que o site não é confiável! Muitas pessoas acabam desistindo de fazer a compra quando se deparam com essa situação, assim como o abandono de carrinho.  

  • E-mail personalizado: junto com o domínio, ter um e-mail personalizado irá garantir muito mais personalidade ao seu negócio, dando-lhe mais autonomia para se comunicar com clientes e fornecedores. 
  • Fácil divulgação: é melhor divulgar um endereço eletrônico que já leva o nome da sua empresa, não é verdade? Isso reforça a autoridade da sua marca no mercado.
  • Maior visibilidade e desempenho: os principais buscadores da internet estarão sempre ligados com as pesquisas dos usuários, entregando sempre as páginas que possuem melhor desempenho de carregamento, SEO e etc. Ter um domínio e hospedagem para chamar de seu, não tem preço! 
  • Crie subdomínios: eles servem para direcionar o usuário a uma página específica em seu site, levando o nome para identificá-lo no endereço, como por exemplo: atendimento.seusite.com. 

Os subdomínios são usados para trazer o usuário até o seu site, direcionando-o até uma página específica (blog, página de formulário).

  • SEO: com um domínio próprio fica muito mais fácil configurar as técnicas de otimização das buscas no Google e outras plataformas de pesquisa na internet. Assim que o usuário digitar o nome do seu site ou loja virtual, entre os resultados apresentados estará a sua empresa! 
  • Domínios personalizados para as suas redes sociais: para expandir ainda mais o seu negócio, que tal criar domínios personalizados para a divulgação nas redes sociais? 

Esse é um grande diferencial, uma tendência que as empresas estão adotando para conquistar os usuários também nas redes sociais, já que grande parte dos futuros clientes estão em uma rede social, como Facebook, Instagram ou Twitter procurando a solução (um produto ou serviço) para o seu problema.

Como fazer o registro? 

Antes de sair por aí divulgando um nome de domínio, você precisa primeiro saber se ele está disponível para uso. Veja como fazer isso no passo a passo abaixo:

  1. Acesse esse site de registros de domínio:https://meunegocio.uol.com.br/registro-de-dominio 
  1. Digite o nome que deseja registrar no campo de pesquisa e aguarde. Se estiver disponível, o site dará a resposta automaticamente e você deverá prosseguir com o processo
  1. Preencha as informações necessárias sobre a sua empresa, inserindo o seu CNPJ e também o nome completo de quem estará responsável pelo domínio. Confira todas as informações inseridas e leia os termos de uso para continuar o processo
  1. Depois de finalizado, você receberá um e-mail informando a confirmação da transação

Pronto! Você já tem um domínio registrado e pronto para usar no seu negócio!

Vantagens de um serviço de Hospedagem para o seu negócio

Contar com a sorte para manter o site da sua empresa funcionando sem uma hospedagem não é um bom plano. Afinal, as informações contidas nele podem não carregar corretamente nos dispositivos dos usuários, fazendo-os até mesmo desistir de uma compra importante para a sua empresa. 

Nesse sentido, conheça agora as vantagens de ter um serviço de hospedagem eficiente para o  seu negócio. 

Medidas de segurança

Uma coisa é certa: os mecanismos de busca na internet (como o Google, por exemplo) dão preferência ao carregamento de páginas seguras. Quanto mais um site é seguro, mais recomendado pelo Google ele será. 

Essa segurança é possível através de uma hospedagem, gerando uma certa autoridade no ramo de atuação do seu negócio para com os usuários na internet. 

Carregamento rápido da página 

O site precisa carregar todas as informações com rapidez, tendo o melhor desempenho em todos os dispositivos disponíveis, tais como computador, celular ou tablet. Sabe quando você entra em uma página na internet e ela demora muito para carregar?

Quando os usuários se deparam com essa situação, a maioria abandona a página rapidamente, antes mesmo de entender do que se tratava ou quais os produtos estavam disponíveis ali.

Endereço de e-mail associado ao domínio

Quando você usa o serviço de hospedagem, poderá criar também o próprio endereço de e-mail, usando o mesmo nome que está no seu domínio, uma exclusividade que o UOL Meu Negócio oferece para todos os seus clientes!

Quando o cliente entra em contato por e-mail, ele terá uma visão de respeito com o seu negócio, já que o endereço leva o nome da sua empresa, dando um ar mais profissional e responsável.

Como a hospedagem impacta nas buscas do Google

Unindo todas as informações que citamos sobre as vantagens de ter uma hospedagem, precisamos agora falar sobre SEO — Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca. 

Ao unir segurança, melhor desempenho e endereço próprio de um site ou loja virtual, você estará informando ao Google que o seu negócio está pronto para receber um grande volume de usuários e posteriormente proporcionar uma experiência positiva na jornada de compra do cliente, e isso é possível através da otimização. 

Assim como no domínio, a hospedagem também impacta nas buscas do Google, pois um site que não carrega rápido ou tem alguma falha no domínio, acaba não sendo visto com “bons olhos” pelo Google e outros buscadores, considerando o site inseguro para navegar. 

O resultado é que ele não será bem ranqueado nas pesquisas do Google, e não é isso que o empreendedor quer, não é verdade? 

08 perguntas para fazer antes de escolher uma hospedagem 

Já sabemos da importância do domínio para o seu negócio na internet. Agora, falaremos um pouco mais sobre hospedagem a fim de que você tenha todas as respostas antes de escolher a sua.

  1. Onde ficam os servidores da empresa?

Empresas que possuem servidores no Brasil têm uma conexão melhor, mais velocidade e privacidade dos dados dos usuários. 

Se você contratar uma hospedagem do UOL Meu Negócio, estará usufruindo de um serviço de alta qualidade e com tudo o que a sua empresa precisa para estar no topo das buscas na internet.

  1. Quanto de memória meu negócio precisa?

Esse é um dos pontos que você precisa considerar, pois a memória é a responsável por armazenar as informações do seu site e isso afeta também na velocidade do carregamento dos dados. 

Portanto, se a sua empresa virtual precisa de carregamento rápido dos produtos e serviços, considere uma hospedagem de maior relevância. 

  1. Quanto de espaço em disco me atende?

Como mencionamos no tópico acima, todas as informações inseridas no site ou plataforma ocupam espaço no servidor, por isso verifique se os demais dados da sua empresa estarão bem armazenados e acessíveis aos usuários. 

Se a sua ideia é adicionar muito conteúdo a um site, considere adicionar mais espaço em disco, pois assim as informações serão armazenadas e carregadas rapidamente aos usuários que navegam neles. 

  1. Quantas contas de e-mail minha empresa precisa?

Para um empreendedor autônomo, uma ou duas contas de e-mail já são suficientes para lhe atender com a troca de informações com os clientes. Já se você conta com uma equipe, é necessário três ou mais para se adequar às necessidades de cada um. 

  1. Quantos sites deseja hospedar?

Depende de quantas empresas você administra e quantos sites deseja inserir, mas no geral, apenas um site é o suficiente para começar, depois, você pode pensar em novos endereços para adicionar ao seu negócio virtual. 

  1. A empresa tem suporte técnico especializado?

Imagine colocar uma campanha importante rodar em seu site e do nada ele sai do ar? Nessa hora, é preciso ter acesso a um suporte técnico especializado e acessível 24 horas por dia que resolva o seu problema, que é um diferencial do UOL Meu Negócio.

  1. A hospedagem fornece certificado SSL gratuito?

A sigla SSL — Secure Socket Layer (segurança do servidor, se traduzido literalmente), é um termo em inglês que permite aos visitantes do ambiente virtual e do provedor de hospedagem trocarem informações de maneira segura, principalmente quando o cliente inserir os dados do cartão de crédito em uma compra online em sua empresa, por exemplo.    

  1. Quais as formas de pagamento? 

Por fim, o preço é o último item mas não menos importante na hora de escolher a hospedagem da sua loja virtual. Ter a hospedagem mais cara ou mais barata não garante qualidade, por isso é necessário que você escolha o plano ideal para o seu negócio. 

Se você está em busca de hospedagem grátis, vem para o Criador de Sites do UOL Meu Negócio, e garanta hospedagem por nossa conta, atraindo muito mais sucesso e clientes para a sua empresa! 

Então agora que você já sabe a importância de se ter um domínio e hospedagem em sua loja ou site, é hora de colocar a mão na massa e fazer o seu negócio crescer ainda mais!

Related posts
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…