E-mail marketing no celular: você pode (e deve) fazer

E-mail marketing no celular: você pode (e deve) fazer

Responda rápido: você tem um smartphone? Se sua resposta for sim, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa realizada pela Ericsson apontou que mais de 1 bilhão de pessoas utilizam telefones inteligentes mundo afora.

 

Até 2020, a expectativa é que este número salte para 4,3 bilhões. E o Brasil está liderando a tendência, ocupando o quarto lugar no ranking mundial de usuários de smartphones, segundo outro estudo da consultoria Morgan Stanley.

A consequência é que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet via celular. Isso também significa cada vez mais potenciais clientes acessando e-mail marketing e fazendo compras pelo aparelho. Segundo pesquisa da francesa Splio, o número de brasileiros que abrem e-mails promocionais em dispositivos móveis aumentou 44% em menos de um ano. 

E se você está pensando que o cliente que recebe a mensagem no smartphone e não consegue visualizá-la vai guardar para ler mais tarde no computador, pode esquecer.

Trocando em miúdos, se você não quiser ser deixado para trás, é hora de começar a adaptar seus e-mails às telinhas. Como? É simples:

– A principal estratégia é usar o layout responsivo, que se adapta à tela de visualização − nesse caso, a do dispositivo móvel;

– As imagens devem ser em tamanhos menores e em menor quantidade, para não pesar;

– Ofereça, também, a opção “somente texto”. As fotos podem demorar demais para carregar, dependendo do pacote de dados do destinatário;

– Economize nas palavras. Esqueça textos longos, prefira os tópicos;

– Vai direcionar o cliente para alguma página? Verifique se o endereço também é compatível com navegadores de celular;

– Ofereça um link para que o cliente visualize a versão online, se preferir;

– Não se esqueça de incluir a call-to-action (comandos como “assine aqui” ou “compre já”) em lugar estratégico, por exemplo, no topo da página.

 Agora que você já sabe como adaptar seu e-mail marketing aos dispositivos móveis, confira dicas para evitar que ele vá direto para a lixeira!

Com o E-mail Marketing UOL Meu Negócio, você terá acesso a um relatório diário de todos os seus disparos, facilitando assim, o acompanhamento de quantos destinatários abriram seus e-mails e quais links tiveram mais acessos. Além disso, a ferramenta disponibiliza uma variedade de templates responsivos, que ajudará na visualização mobile em seus disparos.

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