Aprender

Entenda a diferença entre contabilidade online e contabilidade digital

4 Mins read

Empreender exige uma dose a mais de conhecimento além do universo das vendas. A contabilidade da sua empresa, por exemplo, é realizada de que forma?

Seja colocando a mão na massa ou contando com a ajuda de um contador, é essencial cumprir com as obrigações fiscais.

Fato é que a transformação digital nas grandes e pequenas empresas trouxe mudanças nesse setor. Prova disso é o uso constante dos termos contabilidade online e digital.

Você já ouviu falar desses dois modelos de contabilidade?

Se ainda não, sem problemas! O UOL Meu Negócio vai atualizar você sobre as novidades que impactam na sua rotina empresarial.

Podemos adiantar que tanto a contabilidade online quanto a contabilidade digital colaboram no aumento da produtividade e eficiência de um negócio. Porém, também existem diferenças importantes entre esses dois modelos.

Quer desvendar quais são elas?

Continue a leitura e fique atento(a) aos próximos tópicos! 

Contabilidade online e digital: entenda a diferença 

É através da contabilidade que o empreendedor mantém a saúde financeira do negócio em dia. A forma tradicional da atividade, quando o empresário entrega os dados ao contador e o levantamento é feito manualmente, atravessou as décadas.

Há cerca de dez anos, surgiram novas maneiras de levantar as informações contábeis e fiscais de um negócio. O objetivo final pode até ser o mesmo, mas para que o empreendedor fique em dia com o Fisco, a tecnologia passou a ter um papel importante nesse processo.

Estamos falando dos modelos de contabilidade online e digital. Se você ainda não conhece esses dois termos, vamos explicar tudo a partir de agora: 

O que é contabilidade online? 

A contabilidade online foi criada em 2012, tendo como base a automação dos serviços contábeis. Ou seja, o empreendedor disponibiliza as informações por meio de uma plataforma. A partir daí, o sistema verifica os dados, gera relatórios e realiza as entregas contábeis e fiscais para o Fisco.

Ao contrário da contabilidade tradicional, neste método o empreendedor não tem nenhum tipo de relação com o contador – já que ele fica por trás da plataforma. Ou seja, funcionando no modelo “self-service” (autosserviço), a contabilidade online tem um custo inferior.

O que é contabilidade digital? 

Muito utilizada em países da Europa e Oceania, a contabilidade digital chegou ao Brasil em 2015. Diferente do modelo online – que simplesmente automatiza tarefas a um preço mais baixo –, nesse modelo a proposta é gerar valor para o dono do negócio através da tecnologia.

Por meio de uma relação de proximidade e parceria, o empreendedor conta com a  ajuda de profissionais para desburocratizar os processos contábeis e aumentar a produtividade das tarefas.

O contador tem acesso a dados mais completos, principalmente através de ERP (Sistema de Gestão Empresarial) que, quando integrados aos sistemas contábeis de uma empresa, reúnem e organizam dados com mais precisão! 

Quais as particularidades de cada modelo de contabilidade? 

Apesar de terem pontos em comum, a contabilidade online e digital possuem certas diferenças.

A contabilidade online é parecida com o modelo tradicional, com a vantagem de entregar as obrigações ao Fisco com rapidez e baixo custo. Ou seja, seu compromisso principal é a entrega dos dados à autoridade fiscal do país.

Apesar de oferecer menos benefícios que o modelo digital, vale destacar que a contabilidade online também tem suas vantagens, entre elas:

  • Envio de documentos com segurança
  • Atendimento é rápido, pois é enviado pela plataforma
  • O Contador não precisa realizar todos os processos.

Agora, se você pretende transformar a sua rotina por completo, a contabilidade digital pode ser uma excelente aliada. Isso porque, mesmo com recursos tecnológicos, ela cria uma relação mais próxima e eficiente entre contadores e empreendedores.

Ou seja, quando o fator confiança participa desse processo, seu negócio tem muito a ganhar em estratégia!

O modelo digital permite que a contabilidade seja presença constante na rotina do seu negócio. Ela entrega maior produtividade, já que com as tarefas otimizadas, o empreendedor tem mais tempo para pensar nas estratégias de vendas.

E tem mais:

  • Dados em tempo real: o contador pode acessar seus dados financeiros de forma prática e rápida. Isso garante mais assertividade nas análises, no acompanhamento e no monitoramento das finanças.
  • Entrega de dados sem burocracia: fique livre das dores de cabeça quando precisar entregar os documentos ao contador. A contabilidade digital usa plataformas que integram todas as informações entre o empreendedor e o profissional contábil. Tudo de forma remota!
  • Planejamento estratégico: com a entrega de dados em tempo real e mais produtividade nas tarefas, a tendência é que a sua empresa cresça mais. Com informações financeiras organizadas, o empreendedor pode tomar as melhores decisões sempre que necessário.

Qual a função e a importância de um contador?

Observando as vantagens da contabilidade online e digital, já dá para notar que a principal diferença entre elas é o valor agregado, concorda?

O que não muda é que, por trás de cada um dos processos, existe a figura do contador. É esse profissional que estará atento às legislações, impostos e tudo mais que for necessário para que o seu negócio atue dentro da lei.

Na busca por um profissional que seja o “guardião” das suas finanças, é comum que você encontre dois tipos de profissionais:

  • Contador técnico (contabilidade online): que se preocupa apenas em cumprir as obrigações, calcular impostos e entregar as documentações ao Fisco.
  • Contador consultivo (contabilidade digital): que se compromete com a gestão financeira da  empresa, prestando consultorias e participando ativamente do seu crescimento!

Conseguiu entender o que é uma contabilidade digital? Fato é que ela pode ser extremamente útil para o seu negócio, basta encontrar uma plataforma eficiente que traga ótimos resultados para a sua rotina.

Existem opções de serviços que auxiliam no cuidado das suas finanças. Alguns bons exemplos são as ferramentas da Conta Azul, o site Contabilizei e a Facilite.

Confira as nossas sugestões e escolha aquela que mais se adequa às necessidades do seu negócio!

Related posts
Aprender

Fórum E-commerce Brasil 2023: os maiores destaques do evento

4 Mins read
No cenário em constante evolução do comércio eletrônico, um evento se destaca como um farol de conhecimento e inovação: o Fórum E-Commerce…
Aprender

Adequação à LGPD: quais as diferenças para micro e pequenas empresas?

4 Mins read
Você já ouviu falar em LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para dar mais segurança aos dados dos…
AprenderEmpreendedorismo

PDCA: Entenda mais dessa metodologia de gestão

4 Mins read
Imprevistos fazem parte da rotina de todo empreendedor. Se você ainda vai ingressar no universo das vendas, é bom ficar por dentro…