Escaneabilidade: por que isso é tão importante para seu blog (e como aplicar)

Escaneabilidade: por que isso é tão importante para seu blog (e como aplicar)

Conheça a técnica que aumenta a quantidade de leitores efetivos

Quem tem um blog sabe o quanto é necessário produzir conteúdo que, de fato, gere vontade de ler nas pessoas. Para isso, os blogueiros buscam os temas mais interessantes e capricham no título e nas primeiras linhas do texto. Mas nem sempre só isso funciona.

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Aqui, é hora de entrar em jogo uma técnica valiosa para a produção de conteúdo com foco em aumentar a quantidade de leitores efetivos: a escaneabilidade.

Ela foca nas pessoas, que são maioria hoje em dia, que abrem diversos sites de uma vez e apenas escaneiam as linhas, procurando por informações específicas, em vez de lerem o texto na íntegra, do princípio ao fim.

Sabendo como o seu leitor visualiza um texto, você tem a possibilidade de produzir posts focados em atender a esse comportamento e criar textos que realmente consigam transmitir informações, além de criar relacionamento e engajar-se com o seu público.

Algumas ações que você pode adotar para os posts do seu blog baseadas na escaneabilidade da leitura, são:

Caprichar no primeiro parágrafo

Mesmo que o leitor não vá ler o texto todo, a tendência é que a leitura comece por uma rápida análise do primeiro parágrafo. Muitas pesquisas indicam que, na internet, temos a tendência de ler em F, ou seja, damos mais atenção às primeiras linhas, de forma horizontal, e depois vamos lendo apenas o princípio de cada parágrafo em uma leitura mais verticalizada.

Por conta disso, uma ótima prática é dizer o assunto principal logo no inicio do seu texto, em vez de criar uma introdução longa e revelar qual o intuito do post apenas nos parágrafos seguintes.

Usar intertítulos

Quando escolher um tema para escrever em seu blog, pense, também, em como você pode dividir esse assunto em partes, utilizando intertítulos.

Se no seu blog de beleza, por exemplo, você vai falar de cuidados no verão, busque dividir o material em cuidados com a pele, cuidados com a alimentação, com os cabelos, com as roupas, com as crianças e por aí vai.

Esse é um recurso muito importante, primeiro porque cria no leitor a imagem de um texto mais leve e curto de ler, porque está todo fragmentado. E, segundo, porque oferece a possibilidade de consultar apenas o tópico que mais o interessa.

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Considerando o exemplo acima, se a intenção do leitor é descobrir como deve tratar seus cabelos durante os dias mais quentes do ano, ele pode buscar, sem nenhuma dificuldade, apenas a informação que é mais relevante para ele, sem ter a necessidade de ler o texto todo procurando por isso.

Uma das opções aqui, também, é criar listas – que não deixam de ser intertítulos – para dividir o texto e dinamizar a leitura. Vale fazer uma sequência de dicas, erros, cases, segredos, exemplos, passos… O que encaixar melhor na proposta do seu post.

Fazer frases e parágrafos curtos

Deparar-se com um período ou parágrafo que parece que nunca vai terminar pode desestimular muitos leitores e prejudicar o desempenho do seu blog. Para que isso não aconteça, treine bastante para escrever de forma mais simples e objetiva, priorizando sempre as frases curtas e os parágrafos com poucas linhas.

Sempre que perceber que está criando um parágrafo muito grande, releia o que foi escrito e tente achar uma brecha para dividi-lo em outro parágrafo ou tópico. Essa divisão torna a leitura mais agradável para o público, que não se assusta ao ver um grande e maciço bloco de texto.

Produzir o melhor conteúdo possível

Nenhuma dessas dicas vai ajudar a melhorar o desempenho dos textos do seu blog se você não estiver totalmente comprometido com a qualidade do conteúdo que vai publicar. O leitor pode até demorar mais tempo na página se você usar essas técnicas, mas sem um bom conteúdo vai sair frustrado por não ter encontrado aquilo que procurava ou ter perdido seu tempo com um material ruim.

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Antes de criar seu próximo post, faça uma pesquisa buscando quais são as referências que já existem sobre o assunto que você pretende escrever, perceba quais são as informações dadas ali, como é a forma de se comunicar e a abordagem para o tema principal. Baseado nos resultados, tente sempre escrever um conteúdo ainda melhor do que aqueles que já estão disponíveis online.

Unindo um texto bom e informativo com essas técnicas de escaneabilidade, seu blog tem tudo para ser um sucesso! Conheça o Blog UOL Meu Negócio, crie o seu ou traga-o para cá!