Dicas para criar formulário online para captação de clientes

Dicas para criar formulário online para captação de clientes

O formulário online é parte de uma estratégia que pode ajudar e muito a sua empresa a crescer na internet. Nesse sentido, saber como criar um questionário online e captar contatos de possíveis clientes é algo acessível para todos os tipos de empresas.

Por isso, os formulários não precisam ser longos ou complicados de entender. Isso é muito importante para que você consiga fazer a sua empresa crescer na internet e ganhar a confiança dos clientes.

O que você vai encontrar neste artigo?

  • O que é um formulário online e para que serve?
  • Como fazer um questionário online 
  • 5 Dicas imperdíveis para criar um formulário online para captação de clientes

O que é um formulário online e para que serve?

O formulário online é um questionário que possui campos para o usuário preencher. A sua finalidade é captar clientes, recolher informações para uma pesquisa e claro, vender mais para o público certo.

Portanto, a primeira lição que podemos aprender sobre os formulários é que eles precisam ter uma finalidade, um objetivo de captar leads e transformá-los em clientes.

A partir disso, o empreendedor pode captar as respostas do questionário, gerando assim soluções para os problemas dos clientes. Portanto, um formulário tem muito potencial! 

Vem ver como ele funciona na prática.

Como o formulário funciona para captação de clientes

Para que o usuário tenha acesso a um conteúdo gratuito, ele precisa preencher um formulário. Por isso, é necessário ser:

  • Fácil de entender
  • Conter campos que exijam o mínimo de informações
  • Cativar o usuário a conhecer um conteúdo da sua empresa e continuar por dentro das novidades
  • Apresentar um conteúdo com uma finalidade específica — baixar uma planilha, um ebook, infográfico, etc

Na prática, você estará usando um gatilho de reciprocidade aos usuários, algo muito usado no marketing digital pelas empresas. Isto é, no momento em que você oferece um conteúdo gratuito, a única coisa que pede em troca é que o usuário adicione algumas informações de contato no formulário.

As técnicas de atração de usuários podem e devem ser usadas por empresas de todos os portes, em especial aos microempreendedores e pequenos empresários.

As informações captadas dos questionários podem ser utilizadas futuramente para vender produtos aos usuários e futuros clientes. As principais vantagens que podemos destacar na criação dos formulários são:

  1. Acessibilidade de conteúdo
  2. Momento de ouro que é captar contatos dos usuários de maneira fácil
  3. Ter em mãos uma lista de contatos e possíveis clientes
  4. Utilizar uma estratégia chamativa e moderna para saber a opinião dos usuários (no caso de formulários de pesquisa)
  5. Levar o usuário a trilhar o funil de vendas (topo, meio e fundo) rumo a se decidir pela compra do seu produto 

Agora você deve estar se perguntando: diante de tantas vantagens, como fazer o formulário online da minha empresa? Confira no próximo tópico!

Como fazer um questionário online

Como vimos, os formulários precisam ser criados com a maior clareza possível. Além disso, os usuários precisam ser atraídos pelo visual e pelas perguntas inseridas ali. 

Confira como fazer isso no passo a passo a seguir e garanta uma boa experiência ao usuário:

  • Escolha um objetivo para criar um formulário: ganhar mais clientes, vender produtos, etc
  • Determine em qual plataforma você vai criar o questionário: pelo Google você consegue criar de graça, mas com o Criador de Sites do UOL Meu Negócio é possível elaborar esses formulários 
  • Elabore uma estratégia para captar o usuário
  • Coloque o formulário no ar e comece a ver resultados

Você pode criar quantos formulários quiser e usar conforme a sua necessidade, armazenando as respostas para fidelizar clientes

5 Dicas para criar um formulário online incrível para captação de clientes

A estratégia usada para criar um formulário online deve gerar resultados. Portanto, esse questionário deve ser interativo e funcional para a sua empresa e ao usuário. 

Vamos conferir as dicas para fazer isso acontecer: 

  1. Tenha claro quais são os seus objetivos

Se o objetivo é atrair clientes, o formulário deve conter perguntas que levem o usuário a ter a certeza de que o seu produto é ideal para ele

Portanto, os meios utilizados para criar questionários devem estar alinhados com o objetivo do seu negócio. 

Os formulários servem também para criar campanhas de e-mail marketing, com a finalidade de educar o mercado, bem como apresentar conteúdos e produtos aos futuros clientes. 

  1. Ofereça algo em troca para o usuário preencher o formulário

A ideia é oferecer um material gratuito e acessível ao lead, como um cupom de desconto, por exemplo. 

Essa relação de troca deve ser feita de maneira natural e o mais consistente possível, gerando confiança nos usuários

A reciprocidade gerada aqui os levará a serem mais abertos em relação a novas campanhas de marketing da sua empresa.

  1. Solicite apenas informações relevantes para sua estratégia

Um formulário com muitas informações pode acabar espantando os usuários ao invés de atrair. Neste caso, quanto menos dados forem adicionados, mais rápido o formulário online será preenchido. Veja o que ele deve pedir:

  • Nome completo 
  • Endereço de e-mail
  • Telefone
  • Cidade 

Assim que o internauta preencher o questionário, uma mensagem de agradecimento deve aparecer na tela, indicando que o conteúdo foi encaminhado para o e-mail dele.

  1. Utilize um layout simples e criativo

Um formulário deve ser fácil de preencher, mas também precisa ser atrativo. Use layouts simples e que inspirem criatividade. 

Que tal colocar as cores ao fundo que lembrem o seu negócio? É possível personalizar o questionário para que ele represente bem o seu negócio e fortaleça a sua marca.

  1. Realize testes 

Depois de criado o formulário online é hora de testar. Preencha várias vezes e teste as respostas, observando se algum erro de carregamento irá aparecer. 

Não tenha pressa para criar o seu questionário, mas dê tempo suficiente para que o resultado final seja encontrado. 

Agora que você já sabe como criar um formulário online de forma prática, é hora de aplicar em sua empresa na internet. Se você ainda não colocou o seu negócio no digital, aproveite a oportunidade a seguir. Quer ter sua presença digital com um investimento que cabe no seu bolso? Aproveite agora mesmo 30% de desconto no Criador de Sites do UOL Meu Negócio!Clique aqui e cresça na internet com segurança e credibilidade.