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Fórum E-commerce Brasil 2023: os maiores destaques do evento

No cenário em constante evolução do comércio eletrônico, um evento se destaca como um farol de conhecimento e inovação: o Fórum E-Commerce Brasil 2023. Realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho, esse encontro reuniu mais de 25 mil profissionais ávidos por explorar as tendências e estratégias mais recentes no mundo digital. Com uma impressionante gama de conteúdos, o evento ofereceu não menos que 25 áreas de especialização, abrangendo todos os aspectos do comércio eletrônico. 

Ao longo de mais de 250 horas de experiências imersivas, mais de 300 palestrantes de renome compartilharam insights valiosos, abordando desde estratégias de marketing digital até inovações tecnológicas disruptivas. Além disso, mais de 220 expositores apresentaram suas soluções e produtos inovadores, criando um ambiente rico em networking e oportunidades de colaboração. 

O tamanho do Fórum E-Commerce Brasil 2023 também se refletiu na variedade de conteúdos oferecidos simultaneamente em mais de 25 palcos. Essa diversidade permitiu que os participantes personalizassem sua experiência e mergulhassem nas áreas de maior interesse. A interação entre especialistas, profissionais e empreendedores resultou em discussões profundas e troca de ideias que certamente moldarão o futuro do comércio eletrônico. 

Neste artigo, exploraremos as principais tendências, insights e destaques do evento, mergulhando no rico caldeirão de conhecimento que o Fórum E-Commerce Brasil 2023 proporcionou. De estratégias de crescimento a inovações tecnológicas, prepare-se para uma análise aprofundada desse evento que se tornou a vitrine definitiva do ecossistema de comércio eletrônico. 

A complexidade presente na jornada de compra do cliente

A diretora de negócios para o varejo do Google, Gleidys Salvanha, mencionou uma frase bem interessante e que explica o momento atual. No evento ela afirmou que em um mundo que vive uma crise permanente, tanto os compradores quando as empresas vivem um período de constante pressão. 

Aqui, pensando nesse cenário, ela nos mostrou algo conhecido como Efeito 3Cs, que conta com três fatores que transformam as jornadas de compra de um cliente. São eles: 

Confinamento

A pandemia fez com que o movimento de digitalização acelerasse e aumentasse o número de e-shoppers, pois o comércio físico estava fechado e após isso, todo esse movimento continuou em alta.  

Crise

A cada ano que passa, os consumidores buscam fazer melhores escolhas. Sendo assim, se abrem para comprar de novos lojistas, fazendo com que a sua fidelidade às empresas seja reduzida.  

Categorias

É importante entender que um leque novo tem se consolidado durante esse momento, com o crescimento de áreas como saúde, alimentos e bebidas, além de perfumaria e cosméticos.  

Como resultado de cada um desses efeitos, as jornadas de compra de um cliente se tornam cada vez mais imprevisíveis e intencionais, não sendo mais possível encaixar cada uma delas no funil de vendas clássico.  

É importante entender o que o Google acredita ser o correto a começar a adotar, conhecido como o conceito de full Journey. Os princípios são esses:  

Varejo: uma transformação digital no setor 

Outra palestra muito esperada foi a da Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magalu e uma das maiores figuras do varejo brasileiro. Ela destacou a transformação digital como uma das grandes mudanças no varejo na última década. Segundo ela, o papel das lojas físicas mudou e hoje em dia, elas servem como um suporte para a jornada de compra de um cliente que começa no ambiente digital.  

Luiza ainda ressaltou sobre a importância do atendimento personalizado para que a fidelidade do cliente seja conquistada. Além disso, destacou a necessidade de sempre estar presente no ambiente digital e com isso, se adaptar às demandas de seus clientes. Para Luiza, criar campanhas direcionadas e usar da inovação são fatores-chave para o sucesso no varejo digital.  

IA generativa

Um tema que foi muito discutido no Fórum E-commerce Brasil 2023 foi a Inteligência Artificial generativa, algo que se popularizou bastante com o surgimento do ChatGPT e outras IAs criativas. Segundo a consultora e autora Martha Gabriel, para entender como lidar com todas as tecnologias disruptivas que surgem o tempo todo em ritmo acelerado, é necessário atualizar suas habilidades de maneira contínua.  

Para Martha, duas das competências são a simbiose tecnológica e a mentalidade digital. Enquanto a primeira é sobre usar a tecnologia para criar valor no dia a dia, a segunda se refere ao entendimento como a tecnologia está mudando o mundo. Além disso, Martha Gabriel disse uma frase extremamente interessante e importante sobre a Inteligência Artificial.  

“Você não será substituído pela tecnologia, mas por quem a usa melhor”. 

Como o UOL HOST pode lhe ajudar a alcançar o sucesso

Todas essas lições são extremamente importantes e devem ser levadas para sempre por todo empreendedor digital. Mas para isso, é interessante contar com uma plataforma completa que conta com toda a capacidade e ferramentas necessárias para fazer com que os sonhos se tornem realidade.  

Por isso, o UOL HOST apresentou todas as vantagens da Loja VirtUOL e como ela pode ajudar a sua marca a crescer cada vez mais, alcançando um público maior. Entre as principais vantagens, você encontra:  

Além da Loja VirtUOL, você encontra outros produtos que lhe ajudam em todo o processo de crescimento de uma marca na internet, construindo uma presença digital sólida, como domínios, hospedagem de sites, Cloud Computing, e-mail profissional e muito mais.  

Veja agora um vídeo bem bacana de como foi o evento pelos olhos do UOL HOST: