Fotógrafo: por que é importante ter um site?

Fotógrafo: por que é importante ter um site?

Estar na internet é muito importante se você quiser se destacar dentro do segmento de fotografia!

Em um mercado tão competitivo quanto o da fotografia, é fundamental que os profissionais contem com os melhores recursos para estabelecer a sua presença e ganhar notoriedade. Uma das melhores maneiras de se fazer isso, certamente, é criando um site!

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, criar um site não é algo complicadíssimo e custoso, muito pelo contrário. Existem ferramentas como o Criador de Sites do UOL Meu Negócio, que permitem criar o seu próprio site sozinho e de forma fácil, rápida e com recursos profissionais.

E, além de ser simples e barato, ter o seu próprio site ainda pode ajudar muito na sua carreira como fotógrafo profissional e impulsionar os seus negócios.

Não acredita? Então confira, a seguir, dez motivos pelos quais você deve criar o seu site já!

>> Leia, também, 10 sites de fotógrafos para você se inspirar

Ajuda a ser encontrado

Quando você quer comprar algo, qual o primeiro lugar em que pesquisa? Provavelmente você respondeu que é na internet, não é mesmo? Da mesma forma que você busca na web quando precisa contratar algo, os seus clientes também fazem o mesmo. Por isso, ter um site é um bom primeiro passo para ser encontrado online.

Você também poderá organizar o seu site de forma a ter páginas e categorias para cada tipo de trabalho e serviço. Com isso, vai ficar muito mais fácil ser encontrado por pessoas que estão procurando, especificamente, o que você faz.

Além disso, o seu site pode ajudar a gerar visitas físicas. As ferramentas de busca, como o Google, também permitem que pessoas que estão perto da sua empresa o encontrem. Assim, se você tiver potenciais clientes no seu bairro ou região eles terão mais facilidade de localizá-lo.

>> Confira os principais erros dos fotógrafos na hora de criar um site.

Faz você ganhar mais credibilidade

É fato, as pessoas enxergam os fotógrafos que têm sites como profissionais de verdade. Como ele funciona quase como um cartão de visitas virtual, ter um site bem construído é fundamental para criar uma boa primeira impressão e ganhar mais credibilidade.

Isso porque o site demonstra que você se preocupa em criar um ambiente visualmente agradável, organizado e informativo para os seus clientes, e apenas quem é realmente profissional preza por todos esses detalhes.

>> Leia também Aprenda a usar o Instagram para divulgar seu trabalho

Auxilia a fazer mais vendas físicas

Muita gente se engana ao pensar que um site serve apenas para fechar negócios virtuais. Na verdade, como já apontamos, a pesquisa na internet é só o primeiro passo para o fechamento de um negócio, que pode ser virtual ou físico.

No caso dos fotógrafos isso fica ainda mais claro, uma vez que o fluxo natural de compra exige uma visita ao seu site, um pedido de orçamento e, então, uma visita presencial!

Permite que você tenha um ambiente só seu

Existem muitos instrumentos bacanas para estabelecer a sua presença na internet, divulgar seu trabalho e interagir com os seus futuros clientes, mas nenhum deles te pertence como o seu site.

Embora você tenha um perfil no Facebook ou no Instagram, por exemplo, as regras do que você pode ou não postar e como as suas publicações chegam até os usuários não são determinadas por você.

>> Vale a pena estar em todas as redes sociais? Descubra aqui!

Além disso, já imaginou você alocar todo o seu conteúdo apenas nas redes sociais e usá-las como sua única estratégia de comunicação e, do dia para a noite, o Facebook ou o Instagram mudarem as regras? E se o seu perfil for excluído?

Ter suas informações em um ambiente seu, cujo layout, conteúdo e organização podem ser alterados sempre que você quiser, é muito mais seguro e eficiente! 

Possibilita a publicação de conteúdo

Você até pode publicar conteúdo em outros ambientes, mas apenas um site tem espaço suficiente para postar todas as informações que você precisa dar ao consumidor.

Para começar, as redes sociais, por exemplo, têm espaços muito reduzidos, e não são ideais para textos grandes. Além disso, quem está navegando nestes ambientes está querendo se entreter, então, um texto longo e informativo pode não ser tão atraente neste momento.

Outro ponto importante é que elas não são ideais para os conteúdos que precisam ficar sempre em destaque, já que a lógica das mídias sociais é que as publicações antigas vão perdendo espaço na timeline para as novas.

Em suma, se você quer investir em táticas de marketing de conteúdo, ter informações bem organizadas e que possam ser facilmente localizadas, o site é o espaço ideal.

>> Leia também Blog ou site? O que é melhor?

Ajuda a organizar seu portfólio

O portfólio é um dos recursos mais importantes para um fotógrafo, porque é nele que estão reunidos os seus trabalhos mais atraentes e que podem conquistar novos clientes.

Há algum tempo, os fotógrafos tinham apenas portfólios físicos, com fotos impressas, e essa continua sendo uma estratégia bem válida. Mas para poder apresentar o seu portfólio físico você precisa conseguir uma reunião presencial, e nem sempre surge essa oportunidade.

Mas, tendo um site, você pode criar uma página de portfólio e alocar suas melhores fotos lá! Assim, sempre que um possível consumidor encontrar o seu site, ele já poderá conferir uma prévia do seu trabalho, e isso aumenta suas chances de receber um contato e, aí sim, marcar uma reunião.

>> Aprenda a montar um portfólio vencedor!

Ajuda nas estratégias de publicidade

As estratégias de marketing e publicidade mais eficientes exigem que você tenha um site profissional.

Se você desejar, por exemplo, criar uma campanha para colher leads (pessoas que possam estar interessadas nos seus serviços), vai precisar de um site. Se quiser fazer anúncios no Google, também vai precisar de um site. Se tiver a intenção de usar as redes sociais para campanhas de remarketing, vai precisar de um site!

>> Descubra como fazer marketing profissional e impulsionar o seu negócio de foto!

Gera mais informações sobre o público

Os fotógrafos que alcançam o sucesso são aqueles que conhecem muito bem o seu público: sabem quem eles são, o que querem, quando querem e como podem ser convencidos e tratados. E o seu site pode te ajudar a descobrir essas informações também!

Ferramentas de construção de sites profissionais, como o Criador de Sites do UOL Meu Negócio, permitem que você, enquanto administrador, tenha acesso a relatórios completos que mostram qual o número de visitantes, onde eles vivem, quais as páginas que mais acessam e como se comportam.

Todas essas informações vão te ajudar muito a compreender melhor o seu público e a criar estratégias e serviços que vão conquistá-lo e fidelizá-lo.

>> Gosta da ideia de fidelizar clientes? Veja como fazer isso personalizando produtos e serviços

Facilita o contato

De nada adianta ser um ótimo profissional, ter preços competitivos e serviços incríveis se, na hora em que surgir uma pessoa interessada em te contratar, ela não conseguir entrar em contato, não é mesmo?

É fundamental que você tenha várias formas de contato, como e-mail, telefone, redes sociais e o próprio formulário de contato do site, para facilitar a vida do visitante. Além disso, essas informações precisam estar em um local de destaque para serem facilmente encontradas.

Se você quiser, também pode criar uma página separada para quem quer entrar em contato para solicitar um orçamento. Aqui, o ideal é ter um formulário bem completo, com o tipo de serviço que precisa ser orçado, dia e horário (no caso de eventos), localização e qualquer outra informação que você julgar necessária para enviar um orçamento bem personalizado.

>> Baixe grátis o seu modelo de orçamento!

Faz com que você acompanhe a concorrência

Não pense que só por criar um site você estará inovando. A maioria das empresas e dos profissionais de fotografia já sabe a importância de ter um bom site, então, não tendo um, você está atrás da concorrência.

>> Veja, aqui, como lidar com a concorrência como um profissional!

O que vai, realmente, diferenciá-lo dos outros fotógrafos por aí é a qualidade do seu site, os recursos disponíveis, a aparência e o conteúdo. É aí onde você pode inovar e ganhar destaque.

Para começar com o pé direito, uma boa dica é escolher a ferramenta certa! O Criador de Sites UOL Meu Negócio é uma plataforma que permite que você crie o seu site sozinho e usufrua de recursos profissionais, como a possibilidade de criar cupons de desconto, ter um layout responsivo, integrar seus site com as redes sociais e ainda acompanhar as estatísticas de acesso e de seus visitantes!

Quer ter esses e outros recursos incríveis no seu site de fotografia? Então não perca mais tempo e conheça o Criador de Sites do UOL Meu Negócio.