Entenda quando realmente faz sentido você oferecer entrega gratuita.
Frete grátis. Você já sabe que os olhos do consumidor brilham ao ler essas palavrinhas mágicas. Mas como que essa facilidade mexe, de fato, com o psicológico dos consumidores?
Um estudo realizado pela Voucher Cloud, especialista em cupons de desconto, traçou o perfil dos consumidores virtuais e descobriu que 59% deles consideram o valor do frete antes de decidir uma compra. Ou seja, a oferta realmente exerce influencia na decisão.
Mas, segundo a pesquisa, a importância do frete grátis vem somente depois que o cliente já definiu os produtos que quer comprar.
Isso acontece porque toda aquisição de um novo bem passa por um clico de compra: acessar a loja virtual, selecionar os produtos de interesse, colocar no carrinho de compras e finalizar a transação.
Entenda como funciona a cabeça do consumidor durante esse ciclo e como e quando a expressão “frete grátis”entra nesse circuito, causando impacto na decisão final de compra:
As etapas do ciclo de compra:
1. Há a identificação de uma necessidade ou de uma emoção que precisa ser preenchida.
2. A oferta da sua loja atende a essa necessidade.
3. O cliente compreende as características e os benefícios do produto/serviço oferecidos.
4. O consumidor encontra a solução que buscava.
5. Ocorre a compra.
Embora esse seja um ciclo simplificado, ele reflete as fases de como um usuário pensa, busca e encontra uma solução para o seu problema. Mas como tudo isso está ligado à técnica de frete grátis?
A influência psicológica do serviço sem cobrança acontece, somente, na etapa cinco, a da compra.
Embora ela seja a mais importante ? pois é quando o seu e-commerce realmente consegue efetivar a venda ?, a compra é apenas um ponto dentro de todo esse ciclo.
Há outras quatro fases no processo que, na maioria das vezes, não sofrem a menor influência com o apelo do frete grátis. Por isso, ele só será atraente, de fato, quando o usuário estiver finalizando a compra.
O poder do termo na etapa cinco
Psicologicamente, a palavra “grátis” é extremamente chamativa. Não é à toa que existe a máxima de graça, até injeção na testa. O fato de não pagar nada pelo serviço não oferece nenhum risco ou desvantagem para o cliente. Mas isso não significa que ele irá fazer a transação apenas por estar isento deste pagamento. Ele precisa estar com vontade de comprar para ser seduzido pela oferta.
É por esse motivo, inclusive, que a técnica se torna tão importante durante datas comemorativas. De saída, os clientes já estão bem próximos na etapa final, já que precisam presentear. Aí o apelo da gratuidade no frete encaixa-se perfeitamente.
Portanto, é importante que você invista também em outras frentes. O cliente precisa ter uma boa experiência com sua loja, encontrar ali o que ele precisa, e obter todas as informações necessárias sobre o produto.
Ou seja, uma descrição detalhada, boas fotos, uma loja organizada, atendimento impecável, e-mails marketing assertivos e um mix de produtos variados são, muitas vezes, mais importantes do que a não cobrança do frete.
Pense nisso, e encontre as técnicas certas para você!