EmpreendedorismoGestão de Finanças

Gasto ou Investimento? Saiba como definir os critérios para a empresa

5 Mins read

Quem entra no mundo do empreendedorismo percebe que o planejamento das vendas é apenas um ponto a ser considerado na organização dos números. Com o tempo, alguns termos vão se tornando familiares ao dono do negócio. Você já pensou em algum?

Na lista das palavras que mais fazem parte da rotina de um empreendedor, sem dúvidas os termos “gastos” e “investimentos” aparecem no topo. Afinal, para separar e administrar as finanças, é preciso colocar essas duas palavras na balança.

E mais que isso, o empreendedor precisa conhecer bem a definição destes termos para entender em quais situações a retirada de dinheiro pode representar um investimento para a empresa ou um gasto que não trará nenhum tipo de retorno.

Por isso, o UOL Meu Negócio desenvolveu este conteúdo, e depois que você terminar a leitura vai perceber que o seu dinheiro pode ter várias funções na rotina da sua empresa.

Tudo vai depender da sua organização financeira e das ações que você julgar essenciais para fazer o seu negócio crescer.

Quer saber como usar melhor o dinheiro para o investimento da empresa? Então acompanhe as dicas que separamos para você lidar com a gestão do seu negócio!

Como definir o que é gasto e o que é investimento da empresa?

O gasto pode ser entendido como tudo o que o seu negócio precisa retirar do caixa para manter as atividades essenciais. Isto é, o dinheiro para realizar a manutenção do espaço, aumento dos lucros e ampliação da matéria-prima. Também é definido como gasto a retirada de dinheiro para pagar a mão de obra, bem como a compra de maquinários.

Mas, e se você precisar pagar por algum imprevisto ou complementar alguma despesa que passou do orçamento? Neste caso, esse dinheiro também será considerado um gasto, pois foi imprescindível para que as suas atividades não fossem prejudicadas! 

Em resumo, se você gasta para cobrir um imprevisto, o prejuízo fica para você e não para o cliente. Portanto, o preço das suas mercadorias não deve aumentar por conta disso.

Já o investimento da empresa pode ser definido como o dinheiro usado na intenção de se obter algum retorno. Por exemplo, o dinheiro usado em campanhas que possam trazer maior visibilidade ou que melhorem a imagem do negócio.

É importante frisar que, em um primeiro momento, os seus investimentos custarão algumas retiradas. Porém, com o tempo — e graças ao aumento das suas vendas — o objetivo é que você consiga recuperar este dinheiro. 

Lembre-se, todo ganho necessita de algum esforço!

Agora que você já sabe o conceito de “gasto” e “investimento”, já consegue realizar de forma eficiente algumas funções vitais para a sua empresa, como:

  • Detalhamento das movimentações mensais
  • Análise financeira do desempenho
  • Avaliação dos resultados

Como evitar gastos desnecessários no seu negócio

Se você tem dificuldade em administrar as finanças, chegou a hora de aprender como organizar melhor os seus processos. Por mais que existam custos fixos que dificilmente podem ser reduzidos, tente observar outros aspectos que podem ser alterados ou suprimidos para gerar menos gastos.

Você pode começar pelos fornecedores. Faça uma pesquisa de empresas que oferecem o mesmo produto/serviço e escolha aquela que atende melhor aos critérios de preço e qualidade. Tenha cuidado, nem sempre o menor preço é a melhor opção. Lembre-se que o barato pode sair muito caro!

Aliás, ter o controle de estoque também pode ser uma ótima maneira de economizar. Isso porque, durante a negociação com seus fornecedores, quanto mais você compra, mais descontos você ganha. Por isso, tenha sempre uma estimativa do fluxo de vendas quando for realizar um novo pedido.

Você abriu o seu negócio com o uso de um CPF ou um CNPJ? Muitas pessoas não sabem, mas além de passar mais credibilidade, o uso de um CNPJ diminui o número de impostos a serem pagos pelo empreendedor. A compra de produtos para a sua empresa também pode ser facilitada, pois muitos fornecedores não negociam com “pessoas físicas”.

E claro, não esqueça de escolher bem onde a sua loja virtual será hospedada. A Loja VirtUOL é uma excelente opção! Pois além de atender as necessidades do seu negócio, oferece planos de pagamento que cabem no seu bolso!

Despesas vs Custos: como classificar?

Em relação às despesas, você encontrará no dia a dia do seu negócio as “fixas”, que são as contas de água, luz, aluguel, telefone e internet, por exemplo. Como elas sempre terão que ser pagas, considere incluí-las na planilha de orçamento fixo.

Já as despesas “variáveis”, podem ter diferentes valores dependendo do faturamento mensal do seu negócio. Elas estão ligadas ao custo do seu produto e podem ser nomeadas como gastos com frete, impostos e comissões das vendas, por exemplo.

Quanto aos custos, considere como “diretos” aqueles que estão ligados diretamente à produção do seu produto/serviço. Como exemplo, podemos citar o dinheiro usado para a compra de insumos e o pagamento da mão de obra.

Já os “indiretos” também têm ligação com a produção do seu produto/serviço, mas de forma indireta. Vamos aos exemplos? Considere como custo indireto a logística, manutenção, limpeza, entre outros gastos que não influenciaram diretamente sobre a mercadoria.

Por que é importante investir em sua empresa? 

As decisões de investimentos da empresa devem ser tomadas levando em consideração os riscos, que sempre estarão presentes na gestão de um negócio. Mas saiba que resultados positivos aparecem quando o investimento da empresa tem foco nos processos corretos.

Na dúvida em como investir o lucro da empresa, não pense duas vezes em dar uma atenção especial à experiência do cliente. Afinal, é dele que vem o dinheiro que vai fazer a sua empresa prosperar cada vez mais.

Por isso, garanta que ele tenha uma boa experiência de consumo e esteja satisfeito com seus produtos ou serviços. Quer uma dica de onde investir o caixa da empresa? 

Experimente usá-lo no marketing e no atendimento — se você trabalha sozinho ou com o apoio de uma equipe, é importante garantir uma qualificação nesta última área.

Lembre-se, um atendimento qualificado garante ótimos resultados a longo prazo. Afinal, um consumidor satisfeito é um consumidor que indica a sua marca e retorna à sua loja para comprar mais!

Como definir o montante que deve ser reinvestido 

Um gerenciamento financeiro eficiente auxilia na análise das receitas, avaliação das despesas e no estudo de possíveis investimentos. Da mesma forma que o investimento da empresa é sinônimo de crescimento, o reinvestimento é recomendado para quem deseja garantir a sustentabilidade do negócio.

Mas, como escolher qual montante deve ser reinvestido? 

Primeiro, avalie se a sua empresa está tendo lucro e se tem perspectivas de crescer no mercado. Se a resposta for sim, tente manter o ritmo de crescimento e vá investindo para melhorar os resultados. Só não esqueça de definir quais são as suas prioridades e, aos poucos, faça os reinvestimentos necessários.

Defina as prioridades do seu investimento

Com um panorama de prioridades bem desenhado, é possível entender o que a sua empresa realmente precisa. É através dos reinvestimentos que você poderá aprimorar os processos de organização para gerar mais receita e, assim, tem mais chances de competir de igual para igual com seus concorrentes.

Percebeu como uma boa organização financeira tem papel fundamental para a manutenção e crescimento de um negócio? Por isso, tente definir quais serão os seus investimentos desde o início das atividades. Assim, você antecipa os resultados positivos, aumenta a sua produtividade e elimina as falhas.

E não esqueça de incluir em suas atividades pelo menos uma das várias ferramentas que o UOL Meu Negócio tem a oferecer!

Além da Loja VirtUOL, o seu negócio pode se beneficiar de muitas outras soluções. Não perca mais tempo e conheça todos os nossos produtos!

Com o UOL Meu Negócio o investimento da empresa tem retorno certo!

Related posts
EmpreendedorismoGestão de FinançasPlanejamento

Saiba como encontrar bons fornecedores para sua loja de decoração

5 Mins read
Quem não gosta de deixar a casa ou o ambiente de trabalho mais bonito e agradável? Diante do sucesso dos itens de…
EmpreendedorismoPresença digital

Como abrir uma loja virtual de produtos cosméticos?

6 Mins read
Quanto tempo costuma durar os seus itens de cuidado pessoal? Quem gosta de cuidar da aparência raramente passa um mês sem adquirir…
EmpreendedorismoJornada do Cliente

Confira modelos de mensagem do Whatsapp para melhorar seu atendimento online

6 Mins read
Você lembra a última vez que usou a função “Ligação” no seu aparelho celular? Você pode até ter esquecido, mas os celulares…