Gestão de estoque: 6 razões para você fazer (bem-feito!)

Gestão de estoque: 6 razões para você fazer (bem-feito!)

Controle melhor seu estoque e evite desperdícios e clientes insatisfeitos

Você abriu sua loja, criou identidade visual, mantém ela limpinha e arrumada e capricha no investimento de marketing. Com o tempo, seu negócio começa a bombar e seus produtos vendem como água.

É aí que você se dá conta de que não tem mercadoria suficiente para honrar os pedidos, que não param de chegar. Liga desesperado para o fornecedor e advinha? Ele vai demorar dois dias para te mandar mais produtos!

Essa é uma situação corriqueira na vida de quem não pratica a gestão de estoque, ou seja, não toma o cuidado de acompanhar o volume de itens que tem para venda e repô-los quando estiverem se esgotando.

 Leia também: 3 maneiras simples de abastecer seu estoque – escolha a sua!

Para não cair nessa roubada, uma gestão de estoque eficiente é fundamental! Se você ainda não está fazendo isso, vamos te mostrar por que ela é tão importante. Dê uma olhada:

Ajuda você a visualizar o que já tem

O primeiro passo para uma boa gestão de estoque é começar pela mercadoria que já foi comprada. Quando você cataloga cuidadosamente cada item que está no seu estoque – você pode, para isso, utilizar a planilha abaixo – consegue ter uma visão mais clara das mercadorias que realmente estão disponíveis.

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Assim você vai descobrir qual é a quantidade média de cada produto que é vendido dentro de um período. E esta será a chave para alimentar o seu estoque sem exageros nem faltas.

Impede sua empresa de perder vendas

Quando faltam produtos no estoque você coloca sua empresa em uma situação bem chata. Além de ter que pedir paciência para o consumidor que já fez seu pedido, dois dias sem um produto (ou vários) impedem você de continuar vendendo para outras pessoas. Ou seja, por um lado, você enfrenta a ira do consumidor e, por outro, deixa de ganhar dinheiro. Não é uma situação na qual você quer estar, não é mesmo?

O cliente que está com sua compra atrasada pode não voltar a fechar negócio com você, e aquele que entrou na sua loja ou acessou seu site profissional e não encontrou o que precisava também pode nunca mais voltar.

Se o seu estoque estiver corretamente organizado e gerenciado, você não vai mais precisar passar por isso. Todos os processos vão fluir naturalmente e seus clientes vão ficar impressionados!

Mostra onde o dinheiro está parado

Além da falta de produtos, pode acontecer o contrário: uma quantidade enorme de artigos encalhados que não têm demanda no mercado. Ter muitos produtos que não vendem é ter um espaço ocupado que poderia estar sendo usado para mercadorias mais interessantes e que vendem melhor.

É claro que mercadorias paradas significam dinheiro parado, que foi investido na compra, mas não retornou para o seu caixa. Em qualquer negócio, colocar dinheiro em algo que não traz nenhum benefício para sua empresa é muito perigoso, e em casos mais graves pode comprometer o capital de giro a ponto de você começar a perder muito dinheiro.

Se você tem um estoque congelado por muito tempo, considere fazer uma grande liquidação. Mesmo que acabe vendendo mais barato do que gostaria, pelo menos vai ganhar algo, terá a oportunidade de recuperar o que investiu e liberar espaço para produtos melhores.

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Te dá vantagem nas sazonalidades  

Se você vende produtos sazonais ou que se saem melhor em algumas datas específicas, fazer a gestão do seu estoque se torna ainda mais essencial. Já pensou ficar sem casacos para vender justo no inverno? Ou então perceber que não tem mais cadernos nem canetas em plena volta às aulas?

Estar preparado para épocas de pico nas vendas também pode ajudar você a adquirir produtos por preços melhores com o fornecedor. Experimente negociar um lote maior em uma época de baixa nas vendas e, provavelmente, vai conseguir preços bem melhores.

Ajuda a reestruturar seu mix

Quando você faz uma análise detalhada do estoque, passa, automaticamente, a conhecer melhor seus produtos, sua empresa e o próprio mercado. Isso porque você começa a entender como e quando o cliente costuma comprar, quais são os artigos que mais vendem e quais não têm tanta procura assim.

Acompanhar essas informações possibilita a você estar sempre otimizando seu mix de produtos, ou seja, os itens que vão estar na sua gôndola. Por exemplo, se você perceber que produtos relacionados a artesanato fazem sucesso com o público, pode aumentar esta seção agregando outros itens e potencializar, ainda mais, suas vendas!

Promove mais agilidade

Um estoque bagunçado geralmente dificulta a vida do funcionário, que perde um tempo precioso tentando descobrir onde uma peça está. Se tiver um bem organizado e conferido, o processo de separação, conferência e empacotamento se torna muito mais ágil.

Com isso, além de o consumidor receber seu pedido mais rápido, o funcionário do estoque conseguirá produzir muito mais em menos tempo.

Agora que você já sabe a importância de fazer a gestão do seu estoque, não perca mais tempo e comece já a organizar aquilo que você já tem e programar suas próximas compras. Não deixe de baixar a planilha gratuita para controle de estoque, ela vai ajudá-lo muito nesta missão!