EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Google Apps for Work x Microsoft Office 365: qual é melhor para seu negócio?

3 Mins read

Tire suas dúvidas sobre cada serviço e descubra qual faz mais sentido à sua empresa

Quando falamos de ferramentas em nuvem capazes de aumentar a produtividade de pequenas, médias e grandes empresas, Google Apps for Work e Microsoft Office 365 logo chegam à mente. Como as duas apresentam pontos fortes, a tarefa de escolher entre elas fica ainda mais complicada.

Para ajudá-lo nessa difícil missão, vamos detalhar todos os recursos que cada uma das ferramentas oferece, além, é claro, de apresentar os planos que elas cobram de acordo com o tamanho da empresa.

Basicamente, Google Apps for Work e Microsoft Office 365 são soluções em nuvem (SaaS – sigla em inglês para Software como Serviço) que reúnem aplicativos que toda empresa precisa para se manter produtiva, como ferramentas de videoconferência para reuniões online, de edição de textos e planilhas, entre outros.

Isso significa, na prática, que todos os documentos ficam armazenados online, e você pode acessá-los e atualizá-los em qualquer dispositivo: computador, tablet ou smartphone. Em resumo, você ganha tempo, segurança e mobilidade.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Forrester Research, empresas de grande porte que investem nesse tipo de serviço chegam a ter um retorno sobre o investimento (ROI) de 329%.

Mas o mais legal de tudo é que você pode contratar essas duas soluções pelo UOL HOST. A vantagem, aqui, está em fechar o pacote pagando uma cobrança fixa em reais, uma vez que essas ferramentas são estrangeiras. Assim, você não fica refém da variação cambial. Quer mais? O UOL HOST oferece suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Agora, vamos ao que interessa. Abaixo, confira os pontos positivos das duas ferramentas e decida qual é o melhor investimento para o seu negócio:

Google Apps for Work

Para utilizar todos os recursos do Google Apps for Work, basta acessar qualquer navegador. Afinal de contas, tudo está na nuvem, 100% online. Ao todo, são mais de dez produtos disponíveis, como Gmail Profissional, Google Drive, Hangout, Planilhas e Documentos.

Em resumo, você consegue personalizar seu endereço de e-mail com sua marca (exemplo: contato@suaempresa.com.br), compartilhar e acessar arquivos de onde você estiver, editar documentos, planilhas e apresentações, além de realizar reuniões online com até 25 participantes. Para completar, dependendo dos planos, você tem armazenamento de 30 GB, 1 TB ou ilimitado.

Desde 2006 no mercado, já são mais de 5 milhões de empresas utilizando os aplicativos do Google. Podemos destacar o gigante de tecnologia HP, que criou 650 mil documentos e compartilhou 100 mil arquivos com parceiros e clientes em apenas dois meses.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Microsoft Office 365

Lançado em 2011, o Office 365 já possui uma base de mais de 20,6 milhões de usuários, de acordo com a própria empresa. O serviço funciona perfeitamente em: PC com Windows 7 ou versões posteriores; MAC OS X 10.10 ou versões posteriores; tablets e smartphones Android KitKat 4.4 ou versões posteriores; iPhone com iOS 6.0 ou posterior; iPad 7.0 ou posterior; smartphone Windows Phone 10; e tablet Windows Phone 8 ou posterior.

De modo geral, o pacote Office 365 oferece aplicativos semelhantes aos do Google Apps. Para realizar videoconferências, por exemplo, usa-se o Skype for Business. Por sua vez, o Word e o PowerPoint são os aplicativos de criação e edição de textos e apresentações, respectivamente. Por fim, o One Drive é similar ao Google Drive.

Vale lembrar que alguns planos oferecem a opção de instalação dos aplicativos para usá-los off-line. Mas como todos os planos disponibilizam o acesso online de recursos, a instalação dos produtos é opcional.

O grande diferencial do serviço da Microsoft é o Excel. Com uma capacidade muito maior de gerar fórmulas e macros, a ferramenta de planilhas do Office 365 consegue usar 17 bilhões de células, enquanto o Sheets (editor de planilhas do Google Apps) tem um limite de apenas 40 mil células. Nesse ponto, o Office 365 sobressai em relação ao Google Apps for Work.

Portanto, se a sua empresa faz muito uso de planilhas complexas, a melhor opção é o Microsoft Office 365.

No fundo, trata-se de duas soluções em nuvem que, comprovadamente, melhoram a produtividade das empresas. Depois de conhecer as vantagens de cada uma delas, contrate aquela que oferece aplicativos e planos mais compatíveis com seu negócio.

Related posts
Empreendedorismo

O que é venda consignada? Veja como aplicar no seu negócio

4 Mins read
Imagine um modelo de negócio em que o fornecedor e o vendedor final ganham juntos. Esta prática já existe no mercado e,…
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…