UOL Meu Negócio

Governo libera R$ 30 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas

Empréstimo poderá ser usado para capital de giro e suprimentos

Você que está pensando, já faz algum tempo, em investir no seu próprio negócio. Vontade não falta, mas a grana tá curta, não é mesmo? Bem, a boa notícia é que agora pode ter chegado a hora de realizar esse sonho.

O Governo acaba de liberar 30 bilhões de reais em linhas de empréstimo e financiamento para as PMEs. A verba poderá ser utilizada na compra de equipamentos, para uso em capital de giro, matéria prima, pagamento de impostos e fornecedores.

A medida foi anunciada durante a comemoração do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, que aconteceu na última quarta-feira (05/10). Durante o evento, em Brasília, o presidente Michel Temer falou sobre a importância desta modalidade de negócios para o crescimento nacional.

“Nossos verdadeiros campeões são os milhares de pequenos empresários, que transferem sua capacidade empreendedora em riqueza nacional”, discursou o presidente.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa (Sempre), 52% dos empregos no país são gerados por pequenos negócios. Esses negócios representam, também, 95% das pessoas jurídicas do país e até 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Quem quiser usufruir do benefício deve procurar um dos bancos que confirmaram participação na campanha: Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica, Itaú, Bradesco e BNDES. Do montante, 20 bilhões de reais virão de bancos públicos, enquanto o restante será administrado pelas instituições privadas.

Os micro e pequenos empreendedores terão condições exclusivas para usar o crédito. De acordo com José Ricardo Veiga, secretário especial da Micro e Pequena Empresa, as taxas devem diminuir em até 30%.

“O acordado foi de todos darem as mãos para que a gente possa trazer ao microempresário uma notícia da existência de crédito para este último trimestre”, disse o secretário em coletiva de imprensa. Ainda segundo Veiga, a ação tem como objetivo restabelecer a confiança na retomada da economia.

Aproveite esse empurrãozinho e comece a empreender. Que tal abrir uma loja virtual do UOL Meu Negócio ? É uma boa maneira de começar, pois os custos são bem mais baixos do que aqueles que se tem com um estabelecimento físico.