UOL Meu Negócio

Guia completo – Melhores práticas para e-mail marketing

Chegar até a caixa de entrada do cliente é o desejo de toda empresa que utiliza e-mail marketing. Mas para alcançar esse objetivo é preciso driblar um grande vilão: o filtro anti-spam.

Cada provedor tem os seus critérios para barrar as mensagens. Portanto, não dá para definir uma regra geral e definitiva para não ser pego por eles. No entanto, existem boas práticas que todo remetente deve considerar.

Pensando nisso, o UOL Meu Negócio produziu um guia com dicas importantes para serem colocadas em prática na hora de criar as peças (baixe aqui o guia completo em versão pdf). Além disso, você vai descobrir quais são as principais características de um e-mail considerado spam, para que possa evitá-las em sua mensagem. 

Mesmo não havendo garantias de que, ao seguir essas práticas, a sua mensagem chegará sem distorções para todos os provedores, é altamente recomendável que as siga à risca para minimizar as chances de seu e-mail parar no filtro anti-spam.

No texto a seguir você irá encontrar as boas práticas para:

1 – Criação da Peça
2 – Uso de links
3 – Uso de imagens
4 – Assunto

E, por fim, você irá encontrar duas tabelas com os principais termos e temas que devem ser evitados em seu e-mail marketing. 

Preparado? Então, vamos lá:

1- Criação da Peça

O primeiro passo é contratar uma ferramenta para ajudá-lo a criar e disparar as mensagens. 

Com a ferramenta de email marketing do UOL, o processo fica bem intuitivo, no entanto, pode ser que alguns termos e códigos – que você irá ver a seguir – sejam um pouco estranhos para você.

Portanto, o recomendado é que na hora de produção do template, você recorra a ajuda de um profissional e solicite que sua peça tenha as seguintes características:

Uso de tabelas HTML e não CSS

Muitos webdesigners modernos utilizam CSS (Cascading Style Sheets) para layouts bonitos. No entanto, devido ao suporte inconsistente ao CSS, melhor usar tabelas HTML.

Dimensões ideais

Um e-mail marketing ideal deve ter as seguintes dimensões:

– Largura da peça: 500 a 600 pixels (Ideal = 550 pixels).
– Tamanho do HTML: máximo 20 kbytes (ideal =10 kbytes).
– Tamanho das imagens: máximo 45 kbytes (ideal = 20 kbytes).
– Tamanho html + imagens: máximo 50 kbytes (ideal = 25 kbytes).
– Altura da peça: a menor possível para evitar uso de barra de rolagem no preview

Moderação nas fontes e cores

Fontes muito grandes, cores fortes e fontes com a mesma cor do fundo não são práticas recomendadas.

Uso correto de tags

Não utilize as seguintes tags:

– < meta > Não serve para mensagens em HTML.
– < title > É utilizado somente para páginas HTML, evite usar em mensagens.
– < link > Evite usar ela para referenciar arquivos de css, o certo é usar css inline ou colocar as classes de css dentro do < style >< /style >.

Recursos barrados

Evite utilizar recursos que são bloqueados pelos principais provedores:

– Javascript
– Gifs animados
– Ilayer
– Iframe
– Divs absolutas
– Vídeo/Flash
– Arquivos Anexos 

2 – Uso de links

Você pode (e deve) utilizar links ao longo da sua mensagem. Eles podem levar o leitor ao seu site, às suas redes sociais ou para qualquer outra página externa. Mas, para tanto, também é preciso observar algumas regras na hora de incluí-los: 

Evite utilizar links do tipo < area map > em imagens.

Eles não funcionarão caso a mensagem seja aberta com as imagens bloqueadas.Eles não funcionarão caso a mensagem seja aberta com as imagens bloqueadas.

Não use formulários nas peças

Se quiser utilizar formulários em seu e-mail marketing, prefira links que redirecionem para o formulário externo.

Use URLs breves e intuitivas

Utilize encurtadores para diminuir o endereço e personalizá-lo. Assim, você também aumenta as chances do leitor clicar no link. 

Envie o leitor para nova janela ao clicar no link

Redirecione o leitor para um link externo em uma nova página, para isso, use a tag target = “_blank”.

Utilize no máximo 32 links na mensagem

Espalhe-os ao longo do texto. Além de redirecionar para páginas externas, você pode construir um linkbuilding dentro da própria mensagem.

Evite usar nos links termos que recebam pontuação alta pelas ferramentas anti-spam

No final desse texto, você encontra uma tabela com essas palavras e termos suspeitos.

Não use links para arquivos com extensões suspeitas

Evite linkar arquivos com extensões exe, scr, e pif.

Não use links para sites de hospedagem grátis

Não direcione o leitor para sites no cjb.net, no kit.net, para sites no HPG ou outros de hospedeiros gratuitos. Evite, também, links para produtos no Mercado Livre.

Evite usar  < link > para referenciar arquivos de css

Nesse caso, o certo é usar css inline, ou seja, direto no código HTML, ou colocar as classes de css dentro do < style >< /style >.Meu Negócio


3 – Uso de imagens

Um e-mail marketing atraente deve possuir imagens. Mensagens somente com textos chamam menos a atenção e não estimulam os clicks. Portanto, é importante a inserção de fotos, desde que elas sejam utilizadas de maneira correta. Veja como:

Hospede suas imagens em um servidor de alta disponibilidade

Para rápido carregamento e, também, para evitar que as mensagens fiquem incompletas, o ideal é utilizar um bom servidor para as fotos.

Teste se os caminhos (paths) para as imagens estão corretos

Antes de enviar a mensagem, verifique se o caminho até onde a imagem está hospedada está correto. Qualquer letra ou símbolo a mais (ou a menos) pode impedir a exibição da imagem.

Não use imagens de fundo

Criar imagens de fundo para o corpo da mensagem, independente de ser por meio de HTML ou CSS, pode prejudicar a peça. Isso porque alguns provedores não permitem esse tipo de visualização.

Cuidado com palavras suspeitas nos textos alternativos em imagens

Utilizar o recurso ALT que proporciona um texto alternativo quando alguma imagem não carrega ou não pode ser visualizada é bem importante, já que muitos provedores bloqueiam imagens enviadas por remetentes desconhecidos. 

No entanto, mais uma vez evite os termos que pontuam no anti-spam (vide tabela) ao inserir esses textos.

Cuidado ao usar imagens em excesso

Uma peça com muita imagem pode ser bloqueada no filtro automaticamente. O ideal é que a mensagem seja composta por 60% de texto e 40% de imagens.

Nunca transforme uma única imagem em HTML

A imagem deve ser “fatiada” e inserida em peças. Imagens menores são melhores recebidas pelos servidores. 

Atente-se aos formatos e resoluções

Também é preciso se preocupar com as dimensões da foto que será inserida na peça. Use preferencialmente os formatos GIF ou JPEG com resolução de 72 DPI.

Não utilize imagens de 1×1 pixel para criar espaços

Muitos spammers utilizam esta técnica para checar endereços de e-mail ativos e, por isso, é uma prática considerada como spam. Se precisar inserir um espaço vazio entre elementos, utilize a quebra de linha simples < br > ou uma célula vazia de tabela < td > em que você pode controlar a altura do espaçamento. 

Coloque sempre o atributo border=”0″ nas TAGs de imagem (< img >) 

Isso evita que os programas de e-mail coloquem uma borda azul ao redor de imagens que possuam link.

4 – Assunto

Atenção aos títulos das mensagens também é fundamental. Os filtros anti-spam também analisam esse quesito para classificar as mensagens. Para que seu e-mail não seja considerado spam, veja dicas para um bom assunto:

Evite assuntos longos

O ideal é que o assunto tenha no máximo 60 caracteres. Entretanto, a mensagem principal deverá ser passada nos primeiros 20 caracteres, pois, se o restante truncar, a mensagem poderá ser compreendida.

Evite caracteres especiais

Hifens, asteriscos, barras, símbolos monetários e pontos de exclamação e interrogação geralmente são barrados pelos filtros. Portanto, procure usar só palavras no título, deixe de lado qualquer símbolo para garantir.

Evite palavras ou expressões suspeitas

Palavras como dinheiro, urgente, grátis, você, garantia, oferta, promoção, desconto, venda mais, carreira e renda são, geralmente, identificados como spam. Palavras sem vogal também. Para a lista completa, veja a tabela.

Procure utilizar palavras sem acento ortográfico

As ferramentas anti-spam, normalmente, não reconhecem os acentos da Língua Portuguesa. Por isso, sempre que possível, utilize sinônimos que não contêm acentuação (mas cuidado, nada de assassinar o Português).

Evite a mistura de números e letras, bem como palavras em letras maiúsculas

O uso da caixa alta em todas as palavras do assunto é um forte indício de spam, por isso, corra desse artifício. O mesmo vale para termos alfanuméricos.

5- Palavras e termos que devem ser evitados em seu e-mail marketing

Como já citamos algumas vezes acima, existem palavras que não devem estar de jeito nenhum no seu e-mail, seja no assunto, no link ou mesmo no corpo da mensagem.

A presença desses termos na mensagem faz com que ela seja, automaticamente, considerada um spam.

 Veja quais são essas palavras e temas que devem ser evitados:

Termos e palavras que NÃO devem ser usados no seu e-mail marketing

Assuntos que NÃO devem ser abordado no seu e-mail marketing: