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Guia completo: Melhores práticas para E-mail Marketing

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Chegar até a caixa de entrada do cliente é o desejo de toda empresa que utiliza e-mail marketing como estratégia. Mas, para alcançar esse objetivo, os empreendedores precisam ter clareza sobre a importância dessa ferramenta e as melhores práticas para utilizá-la de maneira eficiente.

Como o nome sugere, essa é uma estratégia de comunicação que utiliza o e-mail como ferramenta de marketing direto, gerando campanhas mais eficientes e otimizadas. Ela pode atender a diversas metas relacionadas ao seu público e, quase sempre, é amparada em ferramentas de automação, que simplificam e segmentam o disparo das peças.

Considerando que, em todo o mundo, 4,14 bilhões de pessoas usam e-mail, estamos tratando sobre uma excelente forma de aproximar-se dos consumidores e de reforçar as suas ações de marketing, por meio de um canal que tem sua relevância crescente

O dado é da Statista, que ainda revela que o volume de usuários em 2021 aumentou 110 milhões em relação a 2020. Além disso, a previsão é que 4,59 bilhões de internautas tenham seu próprio endereço eletrônico até 2025

Ou seja, por mais que o e-mail esteja entre os primeiros recursos de comunicação que surgiram na internet, se engana quem pensa que ele está perdendo sua importância. Na verdade, ele não para de crescer, e as marcas cada vez mais aproveitam suas oportunidades.

Pensando nisso, o UOL Meu Negócio produziu um guia com dicas importantes para serem colocadas em prática na hora de você criar suas campanhas. 

A seguir, descubra tudo o que pode ser feito nesta plataforma e como montar um e-mail marketing eficiente. Confira:

  • Tudo o que você precisa saber sobre e-mail marketing
  • 20 boas práticas para fazer um E-mail Marketing de sucesso!
  • Como construir uma boa estratégia

Preparado para dominar as possibilidades do e-mail marketing neste guia completo para iniciantes? Então, vamos lá:

Tudo o que você precisa saber sobre e-mail marketing 

De maneira geral, o e-mail marketing é uma estratégia que proporciona uma comunicação direta com o seu público. Como? Direcionando a mensagem de e-mail a uma lista de contatos. Assim, é possível enviar mensagens específicas para cada perfil de destinatário, de acordo com diferentes objetivos de marketing.

Se, no início, os e-mails eram vistos apenas como “cartas eletrônicas”, hoje eles são praticamente obrigatórios para todo usuário na internet. Eles funcionam como uma espécie de identidade online, permitindo que o usuário crie a sua conta em serviços digitais pagos ou gratuitos, além de dar acesso a conteúdos exclusivos de sites e aplicativos, por exemplo.

Além de ser um sistema de comunicação que envia e recebe mensagens através de um endereço eletrônico, o e-mail se transformou em uma plataforma para receber notícias, acompanhar novidades, ser alertado de ofertas e manter relacionamentos com diferentes tipos de marcas

É como se o e-mail centralizasse as principais informações e plataformas que as pessoas consomem e usam na internet. Já que é algo presente no cotidiano de quem está conectado, também trata-se de um ambiente fértil para as empresas construírem e reforçarem suas ações de marketing.

Além disso, por ser uma ferramenta relativamente básica, gratuita, de uso intuitivo e com flexibilidade para diferentes formatos de comunicação, seu ROI está entre os mais elevados entre todos os canais de relacionamento.

Um levantamento da Litmus aponta que, para cada $1 (dólar) investido neste meio, o retorno médio é de $42 (dólar). Quanto ao poder comunicativo e de conversão, dados do Convince & Convert apontam que 44% dos usuários fazem ao menos uma compra por ano graças ao e-mail marketing. 

Por que utilizar e-mail marketing em sua estratégia? 

O e-mail é uma das principais ferramentas da internet. Simples e intuitiva, é um canal de comunicação indispensável para quem deseja estar presente na rede e alcançar um importante nicho de público com o marketing. 

Como você pôde ver, o e-mail marketing tem o melhor, se não um dos melhores, retorno sobre investimento entre todos os esforços de comunicação que podem ser desenvolvidos por uma marca. 

Isso porque, com essa estratégia, você tem mais viabilidade para obter vantagens como:

  • Melhor segmentação das mensagens e maior alinhamento da comunicação mantida com o público
  • Possibilidade de engajar um público-alvo específico ou de reforçar o relacionamento com uma audiência já engajada, aumentando a fidelização
  • Facilidade para começar, criar diferentes tipos de peças e de medir os resultados com o apoio de uma boa plataforma de automação
  • Custos significativamente reduzidos em relação a outras ações de marketing tão ou menos relevantes

Inclusive, a tendência é que esses benefícios se tornem ainda mais importantes com o passar do tempo. 

Como aponta a pesquisa Statista, 376 bilhões de e-mails devem ser enviados todos os dias até 2025. Em 2023, a receita total de marketing obtida por e-mail deve ultrapassar os US$ 10 bilhões, chegando a US$ 17,9 bilhões até 2027. Impressionante, não é?

Como chamar atenção com o e-mail marketing?

Na hora de investir em e-mail marketing para sua loja virtual ou site, lembre-se que existem diversas formas de chamar a atenção da sua audiência. 

Entre os possíveis objetivos que podem ser contemplados na sua estratégia, estão: 

  • Nutrir leads. Ou seja, informar e relacionar-se com seus clientes em potencial até que eles estejam preparados para fazer uma compra
  • Aumentar tráfego online. Isso significa que você pode compartilhar seus conteúdos e novidades via e-mail, aumentando os acessos às suas páginas
  • Ampliação de vendas. Nesses casos, você pode enviar promoções exclusivas à sua base de contatos, compartilhar ofertas imperdíveis ou até sugerir produtos
  • Contato direto. O e-mail marketing pode ser usado para qualquer tipo de comunicação, seja para o envio de avisos e recados, lembretes de datas especiais, entre outros

Como se não bastasse, essa estratégia é ótima para conquistar novos clientes. Ao iniciar um relacionamento via e-mail, sua empresa tem até 40% mais chances de transformar contatos em consumidores do que teria nas redes sociais, segundo dados do Campaign Monitor. 

Afinal, como fazer um bom e-mail marketing?

Para ter sucesso nas suas campanhas, você precisa ter atenção às melhores práticas da área e monitorar constantemente os seus resultados, alinhando o que for necessário para que a comunicação seja a mais eficiente possível.

Como você verá adiante, é mais fácil e intuitivo disparar as mensagens e acompanhar as suas métricas com o apoio de uma boa plataforma de e-mail marketing.

Antes de saber como utilizá-la, saiba que uma boa comunicação neste canal é definida quanto você tem números como:

  • 98% de taxa de entrega, no mínimo
  • Ao menos 15% de taxa de abertura dos e-mails
  • O máximo de 0,01% de descadastramento
  • 2%, no mínimo, taxa de cliques
  • Não ter mais que 0,1% de taxa de spam

Os dados são de um levantamento feito pela Resultados Digitais

Mas afinal, quais são as boas práticas para e-mail marketing que irão ajudar a atingir esses resultados? Como usar a plataforma ideal para alcançá-los e medi-los? Nós vamos explicar tudo isso para você nos próximos itens. 

20 boas práticas para fazer um e-mail marketing de sucesso! 

Para que o e-mail marketing realmente melhore a experiência dos seus clientes e garanta resultados sólidos à sua empresa, você precisa ater-se a algumas ações básicas, que são consideradas as melhores práticas para ter sucesso neste tipo de campanha. São elas:   

1. Segmente seu público-alvo

Antes de disparar mensagens para as caixas de e-mail dos seus contatos, tenha em mente que os mesmos estarão em etapas diferentes no relacionamento com a sua marca

Ou seja, uma mensagem eficiente para determinado público pode não ser interessante para outro. Sendo assim, para iniciar sua campanha, separe todos os contatos em grupos específicos. Você pode segmentá-los por interesses, localização ou etapa de decisão de compra

2. Personalize seus emails

A partir da segmentação, cada mensagem deve atender às expectativas próprias dos grupos de contatos. 

Uma pessoa que acabou de conhecer sua marca pode estar mais interessada em dicas para conhecer o seu nicho do que em ofertas de produtos específicos, por exemplo. 

Outra opção de personalização é usar sua plataforma de e-mail marketing para inserir o nome do contato no assunto e na saudação da mensagem, tornando-a mais pessoal. 

3. Envie um email para seu novo assinante nas primeiras 24 horas

Normalmente, uma sequência de mensagens de e-mail marketing começa a ser disparada depois que alguém se cadastra na sua newsletter para receber notícias e novidades compartilhados por sua marca. 

O ideal é que o primeiro e-mail seja enviado nas primeiras 24 horas após o cadastro. Assim, a empresa estará fresca na mente do potencial cliente. Também é recomendado que neste primeiro contato sejam produzidos conteúdos que despertem a atenção, curiosidade, interesse e desejo do usuário.

Portanto, aproveite o email de boas-vindas para entregar um conteúdo emocional, mas que também tenha foco nas suas vendas. Com um material atraente as suas chances de engajamento serão muito maiores!

4. Faça testes

Para aumentar o ROI e o engajamento dos e-mails, é preciso garantir que eles sejam os mais atrativos possíveis. Essa constatação é feita por meio de testes A/B

Neles, você envia versões da mesma mensagem aos contatos, mas com imagens, layouts e linhas de assuntos diferentes. Depois, é preciso testar qual formato se saiu melhor junto à audiência, usando as métricas apresentadas na sua plataforma. 

Com os resultados, você sabe quais padrões seguir nos próximos e-mails. 

5. Facilite a saída da sua lista de contatos

Lembra que, na maioria das vezes, as pessoas se cadastram para receber sua sequência de e-mail marketing? Em todos os casos, também é importante dar a opção de descadastramento para aqueles que não quiserem mais recebê-la. 

Com um botão visível e fácil de usar para essa finalidade, sua marca mostra que é digna de confiança e que não é invasiva. Isso também evita que as mensagens caiam na caixa de spam. 

6. Entre em contato com assinantes inativos

Quando alguns usuários param de interagir com as suas mensagens, mas não se descadastram do seu e-mail marketing, há chances de recuperar seu engajamento. 

Na hora de segmentar os envios, faça uma lista de e-mails para aqueles que estiverem inativos e tente trazê-los de volta. Títulos como “veja o que você perdeu”, “sentimos sua falta” ou “temos um conteúdo especial para você” são ótimos para atrair novamente a atenção dos contatos. 

7. Crie sua base de e-mails de opt-in

Uma base opt-in é aquela em que os usuários autorizaram o envio dos e-mails. Estamos falando justamente do cadastramento que citamos anteriormente, para receber newsletters, promoções exclusivas ou comunicados personalizados. 

O ideal é que a sua estratégia se baseie neste modelo, e não em listas genéricas de contatos. Assim, você garante que as mensagens sejam realmente relevantes para o público a que elas se destinam. 

>> Neste conteúdo, nós explicamos o passo a passo para você criar sua base opt-in. 

8. Mantenha sua lista de contatos atualizada

Não adianta criar uma base de contatos e segmentá-los uma única vez. Você precisa ficar constantemente atento às suas interações e mudanças na jornada de compras

O e-mail marketing deve ter foco no cliente, e isso significa que o conteúdo precisa atender aos seus desejos e expectativas. Portanto, revise constantemente suas listas e veja quais usuários podem migrar de uma categoria para outra na segmentação. 

9. Inclua links 

Os links são importantíssimos ao longo das mensagens, inclusive nas imagens. Não deixe de referenciar seu conteúdo com dados, para dar mais prestígio às informações, de incluir backlinks do seu site, para ampliar seu tráfego, e de linkar suas redes sociais, para quem quiser explorar mais a sua marca. 

Só tome cuidado para não exagerar nas linkagens, pois isso aumenta os riscos do seu e-mail marketing cair como spam. 

10. Inclua imagens no corpo do email

O uso de imagens gera muito mais engajamento entre o público. Isso porque, elas tornam o conteúdo mais dinâmico, interativo e fácil de compreender. Portanto, não deixe de equilibrar as peças gráficas com os textos. 

Cuide com excessos, para não sobrecarregar os e-mails apenas com imagens. Também opte por arquivos com um tamanho adequado. Eles devem ter boa resolução, mas não demorar muito para carregar. 

11. Tenha botões de compartilhamento 

Sempre que você enviar algum conteúdo do seu site ou uma promoção da sua loja, inclua um chamado para que as pessoas também o compartilhem nas redes sociais. É possível incluir um botão para facilitar o processo. 

Para incentivar os usuários, atrele seu uso a algum desconto ou benefício exclusivo. Dessa maneira, o engajamento e a atração da sua marca são ainda mais ampliados, já que o próprio público está validando a sua mensagem aos demais. 

12. Faça um bom CTA

O CTA não pode faltar em nenhum e-mail marketing. Trata-se da “chamada para ação”, que convida o usuário a realizar aquilo que você propôs na mensagem. 

O ideal é utilizar palavras convincentes, breves e de impacto, além de um design chamativo. 

Os testes A/B ajudam muito a definir os melhores padrões de CTA. “Acesse agora”, “Não perca tempo e clique aqui” e “Aproveite a promoção antes que acabe” são alguns exemplos de sua aplicação. 

13. Pense em dispositivos móveis

Aproximadamente 73% dos e-mails são lidos em smartphones, segundo dados do E-mail Monk. Se a maioria das mensagens são acessadas em dispositivos móveis, é evidente que os layouts devem ser responsivos para esses aparelhos. 

Uma boa plataforma de e-mail marketing já prevê essa exigência, mas vale ficar atento ao tamanho dos CTAs, à legibilidade das fontes e à adaptabilidade das imagens. 

14. Use vídeos e GIFs

Se as imagens são ótimas em termos de engajamento e interatividade, os GIFs e vídeos são ainda melhores. Dados do Campaign Monitor apontam que o audiovisual aumenta as taxas de abertura de e-mail marketing em 19% e os índices de cliques em 65%. 

Você pode usar os GIFs para ilustrar os textos da mesma forma que faria com as imagens. Já os vídeos feitos por sua empresa podem compor as mensagens para aprofundar mais os temas abordados. 

15. Procure não utilizar anexos

Se você quer enviar algum arquivo para a sua base de contatos, procure não usar a ferramenta de anexos. Sua abertura não pode ser medida na plataforma de e-mail marketing e ainda há riscos maiores da mensagem ser considerada spam. 

O ideal é hospedar o arquivo em um link externo, compartilhá-lo na mensagem e criar um bom CTA para incentivar o seu download. 

16. Realize uma limpeza de base frequente

Tão importante quanto atualizar a segmentação da sua base de e-mail marketing, é realizar ações frequentes de limpeza. Isso significa deletar endereços que foram cadastrados errados ou que estejam há muito tempo inativos. 

Dessa forma, é possível ter uma noção mais realista das suas métricas de taxa de rejeição. Inclusive, mantê-las positivas é fundamental para não correr o risco de eventualmente ter seus e-mails considerados spam.

17. Tenha frequência de envio de e-mails

Se o envio dos e-mails for frequente, mais os seus contatos se engajam e avançam na sua jornada de compras. O ideal é analisar suas métricas de abertura para entender os melhores horários de envio e quantidade de mensagens

Dependendo do público, pode ser melhor enviar um ou dois e-mails por semana. É importante ter equilíbrio, pois o excesso de conteúdo pode cansar sua base, enquanto a falta de frequência faz ela esquecer de você. 

18. Tenha um calendário editorial

Para garantir a frequência, crie um calendário editorial. A ideia é ter uma sequência lógica de conteúdo, para que as pessoas possam se informar até que estejam engajadas o suficiente para se tornarem clientes. 

Crie diferentes calendários, de acordo com cada categoria de contatos. Além de segmentar as informações seguindo o perfil da sua base, não se esqueça das datas comemorativas, prioridades de vendas, promoções e objetivos das campanhas. 

19. Acompanhe suas métricas e analise seus resultados

Seja na realização de testes A/B, na definição dos layouts, na escolha da frequência de envios, entre outros detalhes do seu e-mail marketing, tudo passa pela análise de métricas

Ao entender seus indicadores de conversão, cliques, taxa de abertura, entre outros, você tem mais clareza sobre o desempenho dos envios e pode promover melhorias assertivas. 

20. Use uma boa plataforma de e-mail marketing

É muito mais simples e eficiente analisar as métricas da sua campanha, segmentar suas listas de envio, personalizar as mensagens, captar contatos, entre outras demandas, com o apoio de uma boa plataforma de e-mail marketing. 

Com o E-mail Marketing do UOL Meu Negócio, você garante uma ferramenta intuitiva, com preço justo e os melhores recursos do mercado para criar e impulsionar suas campanhas. 

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Como construir uma boa estratégia 

Partindo das boas práticas que você precisa seguir para ter sucesso nas suas campanhas, as etapas para construir e iniciar a sua estratégia podem ser resumidas da seguinte maneira: 

  1. Escolha e contrate uma boa plataforma de e-mail marketing
  2. Estabeleça a sua estratégia de comunicação
  3. Capte contatos e segmente as listas de envio
  4. Planeje o relacionamento a ser construído por meio do seu conteúdo
  5. Crie as mensagens e defina seus templates
  6. Elabore um calendário editorial para manter a recorrência
  7. Atualize e limpe a sua base constantemente
  8. Analise suas métricas e faça testes para aprimorar os e-mails continuamente

Quando você estiver pronto para criar seu conteúdo, considere também que existem diferentes tipos de e-mails para enviar à sua base e métodos para engajar seus clientes. 

Entenda melhor esses detalhes abaixo e veja como simplificar suas demandas como apoio da automação: 

Tipos de Email Marketing

As suas ações de e-mail marketing podem contar com diversos formatos de mensagens. Cada um permite engajar seu público de acordo com diferentes objetivos de campanha. 

Conheça as possibilidades e suas aplicações:  

  • Boas vindas: trata-se do e-mail de saudação para iniciar o relacionamento com o usuário que acabou de se cadastrar na sua lista de disparos
  • Newsletter: são os conteúdos informativos da sua marca, que guiam e mantém o engajamento do contato e criam autoridade para sua empresa até a decisão de compra
  • Mensagens para inativos: correspondem aos conteúdos que visam recuperar o engajamento de quem está inativo, por meio de uma promoção ou conteúdo especial
  • Ofertas e promoções: são divulgações diretas dos produtos e descontos da sua loja, que visam aumentar as vendas por meio da sua base qualificada de contatos
  • E-mail sazonal: serve para estreitar o relacionamento com o cliente, celebrando uma data comemorativa ou uma ocasião especial, como seu aniversário, por exemplo

Depois de criar seu calendário editorial, pode parecer difícil enviar tantas mensagens e ainda segmentá-las de acordo com os diferentes perfis de contatos que você categorizou. A boa notícia é que tudo fica mais fácil com o apoio da automação! 

Automação de marketing

Ao investir em uma boa plataforma de e-mail marketing, você passa a contar com os benefícios da automação. Isso significa que você ganha mais eficiência para gerir as campanhas e pode deixar sua equipe (se houver) livre de tarefas e análises manuais.

Isso porque, com essa ferramenta, você automatiza o gerenciamento dos contatos, sua segmentação para os diferentes calendários editoriais e o próprio disparo das mensagens. Além disso, os relatórios fornecem métricas em tempo real e que são fáceis de entender. 

Ao mesmo tempo, há templates prontos para facilitar seu trabalho de criação e garantir conteúdos mais atrativos, além de testes A/B personalizáveis de acordo com a sua estratégia, entre outras facilidades que lhe permitem obter resultados sólidos com mais praticidade. 

Engaje seus clientes

Considerando as características de cada tipo de e-mail marketing, e as facilidades de criar o conteúdo com o apoio de uma boa plataforma, basta colocar as mãos na massa e começar a engajar os seus contatos. 

Com essa ferramenta, é possível atender a demandas como:

  • Enviar cupons de descontos para aumentar as vendas de determinados itens para certa categoria de contatos
  • Informar sobre lançamentos de produtos ou possíveis promoções que estão acontecendo no seu site
  • Dar boas-vindas e iniciar o relacionamento com os contatos que acabaram de chegar à sua base
  • Criar uma newsletter, alimentando os usuários com sequências de e-mails que tenham conteúdos informativos e interessantes, até que eles estejam prontos para uma compra
  • Enviar mensagens personalizadas para engajar novamente clientes inativos ou que estejam muito tempo sem interagir com a sua marca

As possibilidades são inúmeras e podem atender aos mais diversos objetivos de marketing

Basta contar com uma boa plataforma de e-mail marketing, segmentar sua base de contatos e começar a compartilhar seu conteúdo com toda a praticidade que você e sua equipe precisam. 

Conclusão

Agora que você já sabe que o e-mail marketing tem um excelente ROI para as suas ações de comunicação e ainda proporciona inúmeras possibilidades para engajar e converter seus clientes, chegou a hora de garantir a melhor tecnologia para ter sucesso nas suas campanhas. 

Com a plataforma de E-mail Marketing do UOL Meu Negócio, você garante 90% de entrega para as caixas postais dos clientes e até 3.800% de retorno sobre o seu investimento. Tudo em um sistema inteligente, automatizado e intuitivo! 

Por meio do gerenciador de mailing, você cria uma lista de contatos inteligente. Nela, os e-mails que se cadastram no seu site são incluídos automaticamente na base. 

Para mantê-la atualizada, uma ferramenta de validação os analisa periodicamente, retirando aqueles inválidos.

Graças aos nossos templates personalizáveis, você ativa sua campanha em 5 minutos. Depois, é só acompanhar seu andamento em tempo real, com acesso ao percentual de envios entregues, taxa de abertura, índice de cliques e muito mais.

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