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Guia Completo para campanhas de Natal: estratégias de vendas para bombar no final do ano!

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Suas vendas já entraram no clima do Natal? Se o seu planejamento anda um pouquinho atrasado, o UOL Meu Negócio mostra as melhores estratégias para você adotar nos próximos dias.

Para saber quais práticas geram mais lucro e quais ações devem ficar longe do seu planejamento, produzimos um guia completo para a campanha de Natal!

Quais são as expectativas dos consumidores? Como está o atual cenário econômico? E claro, o que fazer para atrair quem deseja presentear?

Essas são algumas perguntas que vamos responder ao longo deste conteúdo.

Se você ainda não sabe por onde começar, fique tranquilo! A contagem regressiva pode até ter iniciado, mas o seu negócio ainda tem tempo de sobra para faturar como nunca!

Por aqui nós já estamos preparados para as vendas de Natal. Agora, é a sua vez de transformar seus produtos ou serviços em excelentes opções de presentes.

Vamos juntos?

Campanha de Natal: entenda tudo!

A época que antecede o Natal é sinônimo de alto movimento no comércio, tanto nas compras físicas quanto nas virtuais. Por isso, é extremamente importante deixar o seu negócio preparado para as demandas que devem surgir.

Se você ainda não iniciou os preparativos para a campanha de Natal, a hora é agora! Segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), as compras natalinas deste ano devem injetar R$ 66,6 bilhões na economia.

Quer outro bom motivo para colocar suas estratégias em prática? Uma grande parcela desse público deve usar o 13º salário para a compra dos presentes. Ou seja, o interesse por parte do consumidor existe, só falta você criar campanhas bem atrativas para sua loja!

O que as pessoas querem comprar no Natal 2022?

Já sabe se o seu nicho está na lista de produtos/serviços na mira do consumidor? Em um ano atípico, em que a Copa do Mundo é realizada próximo ao Natal, o desejo de compra do consumidor teve mudanças.

Sem contar com a Black Friday, que estimula a compra antecipada dos presentes. Para você não se sentir perdido(a) em meio a tantos eventos especiais, o UOL Meu Negócio resolveu investigar quais são os principais desejos de consumo para este ano.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – que entrevistou homens e mulheres das 27 capitais brasileiras –, 50% dos entrevistados pretendem fazer compras pela internet. Número que mostra o quanto o e-commerce brasileiro está aquecido!

Ainda de acordo com o mesmo estudo, alguns itens aparecem no topo da lista de preferências do consumidor. São eles:

  • Roupas: 56,6% 
  • Calçados: 37,7% 
  • Perfumes ou outros cosméticos: 36,4%
  • Brinquedos em geral: 33,6%
  • Acessórios (cintos, bolsas, relógios, bijuterias, etc): 21,0% 
  • Livros: 16,5%
  • Smartphone: 12,2%
  • Jogos, videogames: 11,2%
  • Jóias, semijóias: 10,6%
  • Bebidas (vinhos, espumantes, whiskys, etc): 10,6%

Como atrair clientes neste final do ano?

Até aqui você já teve informações bem importantes para sua campanha de Natal. Ficou sabendo que o mercado está bem aquecido, que o consumidor está disposto a gastar um pouquinho mais e conheceu quais produtos são os queridinhos da vez.

Mas como atrair todos esses aspectos positivos para a sua loja? Ou melhor, como aproveitar esse bom momento para vender seus produtos e obter lucro?

É sobre isso que vamos tratar nos próximos tópicos. Para garantir que o seu negócio aproveite ao máximo o período do Natal, o UOL Meu Negócio traz dicas certeiras para a sua marca ser lembrada pelo consumidor.

1. Identifique a sua persona

Se você está se perguntando como fazer uma boa campanha de marketing, saiba que o primeiro passo é a criação de uma persona – que corresponde ao “perfil de cliente ideal”.

Através de uma figura fictícia, com características e comportamentos específicos, é possível humanizar o consumidor da sua marca. Um ótimo recurso para tomar decisões mais assertivas e entender melhor quem compra com você.

Para isso, você pode criar um modelo de persona com: nome, idade, profissão, escolaridade, localidade e hábitos de consumo.

2. Diversifique o seu produto

Para oferecer novidades ao público que já costuma comprar na sua loja, a personalização de produtos é uma excelente tática. Além disso, adotando essa estratégia na sua campanha de Natal, aumentam as chances de você atrair clientes que prezam pela criatividade.

Não se esqueça que o fim do ano é sinônimo de várias confraternizações. Com elas, surge a necessidade de presentear um amigo de faculdade, um colega de trabalho ou o famoso “amigo secreto”. Nessas horas, os presentes personalizados são uma ótima opção!

3. Invista em embalagens

Entregar uma bela embalagem ao cliente é uma regra básica de etiqueta. Agora, quando falamos em presentes de Natal, a necessidade de entregar um embrulho bonito e atrativo se faz ainda mais necessário.

Aliás, não é toda loja que oferece essa comodidade ao cliente. Então que tal tornar a embalagem um grande diferencial nas suas vendas? Com uma boa apresentação, seus produtos irão conquistar até aquele cliente mais exigente.

4. Tenha um serviço de qualidade

Todo mundo gosta de ser bem tratado, não é verdade? Portanto, mesmo que essa época do ano seja atribulada e cheia de demandas, não se esqueça de atender as expectativas do seu cliente. Isto é, trate cada um deles com muita atenção!

Quando o consumidor percebe que está sendo atendido de forma única e exclusiva, aumentam as chances da sua marca ganhar um cliente fiel. Aliás, essa dica vale para o atendimento remoto e presencial, seja no Natal ou em qualquer outra época do ano.

5. Promova eventos

Já pensou quais estratégias podem levar o público para dentro do seu comércio? Nesse sentido, uma boa solução é promover eventos, como oficinas de pinturas faciais, confecção de enfeites ou até mesmo a distribuição de brindes para atrair os consumidores.

Também não esqueça de caprichar na ambientação. Torne o local do evento bem aconchegante, com o uso de elementos que transmitam o clima natalino! 

6. Ofereça amostras do produtos

Além de oferecer brindes, outra boa estratégia para estimular a curiosidade do consumidor é a distribuição de amostras. Super eficiente para quem trabalha com comércio de alimentos, por exemplo, essa tática não pode ficar de fora da sua campanha de Natal.

A ideia de oferecer algo gratuito pode até assustar. Porém, as amostras trazem diversas vantagens para a imagem da sua marca. A possibilidade de apresentar seu produto é uma delas, já que as pessoas podem deixar de comprar pelo simples fato de desconhecerem seu negócio!

7. Invista nos canais digitais

O consumidor está se rendendo cada vez mais à praticidade das compras online. Por isso, se você ainda não marca presença no ambiente virtual, não sabe o que está perdendo! Ou melhor, não sabia, porque o UOL Meu Negócio vai mostrar como investir e vender mais!

Ter um site ou um perfil na rede social que gere conteúdo, torna o seu produto mais atrativo e desperta o interesse do consumidor. Sem contar que, a união entre presença digital e estratégia ideal resulta em um alcance muito maior de público.

Marcar presença nas redes sociais economiza tempo e dinheiro. E mais, utilizar páginas com foco na conversão – as famosas Landing Pages –, impulsionam mais as vendas, principalmente em datas sazonais, como o Natal.

Como escolher a estratégia ideal?

A campanha de Natal pode ser considerada o momento ápice na demanda por serviços e produtos. Além disso, é um período crucial para o empreendedor que deseja fidelizar clientes para os demais meses do ano.

E você, também está na expectativa para atingir um faturamento recorde? Para que isso se torne realidade no último mês do ano, o UOL Meu Negócio estará junto com você!

Daí você pode estar se perguntando: qual estratégia usar para aumentar as vendas? 

Se você tem um ambiente de compra seguro, conhece quem é o seu consumidor e realizou uma boa análise do mercado a sua volta, é o momento certo de colocar em prática algumas dessas estratégias:

Entenda o que vender

Ao contrário do Dia dos Namorados, Dia das Mães/Pais ou Dia das Crianças, o Natal é uma data muito mais ampla. Isto é, qualquer pessoa se torna um potencial consumidor ou um potencial candidato a receber presentes.

Portanto, dependendo do seu nicho de atuação, uma boa estratégia é segmentar suas vendas de acordo com cada estilo.

Por exemplo, crie campanhas com produtos para quem é mais intelectual, para quem tem hábitos mais caseiros, para pessoas que amam viajar, para quem gosta de praticar esportes, e assim por diante!

>> Aproveite e leia um conteúdo especial sobre o que vender no Natal com 5 dicas incríveis.

Pense em realizar promoções

Campanha de Natal sem um bom desconto não tem o mesmo brilho, concorda? Então abuse de promoções para encantar quem deseja comprar muito presentes! Para isso, uma excelente estratégia é realizar as promoções do tipo “combo”, compre um e leve outro.

Outra tática assertiva para vender mais e liberar estoque é o uso dos descontos cumulativos. Dessa forma, seus clientes compram uma maior quantidade de produtos para conseguir preços mais baixos!

Também crie promoções antecipadas para garantir preços mais atrativos. Com essa estratégia, você se destaca da concorrência e chama atenção do consumidor.

Só não esqueça de estipular o período de validade da promoção. Assim, você estimula o chamado “senso de urgência”, fazendo com que o cliente compre mais produtos em menos tempo.

>> Aproveite e leia um conteúdo especial sobre as melhores promoções de Natal no seu negócio.

Invista em campanhas natalinas

O Natal por si só já é uma data marcante e com forte apelo emocional. Ou seja, aproveite ao máximo o período de movimento no comércio para alavancar suas vendas!

Lembre-se que, o consumidor que presenteia também espera ser presenteado. Então que tal pensar em uma campanha de Natal que faça um agrado a quem, em meio a tantas opções, escolheu comprar na sua loja?

Nas redes sociais, você pode criar uma postagem natalina e pedir para os clientes compartilhem para concorrer ao sorteio de algum prêmio. Além de despertar o interesse e a expectativa do consumidor, essa é uma estratégia prática de divulgação da marca.

Imagine quantas clientes em potencial podem ser convertidos por meio dos seus atuais clientes?

>> Aproveite e leia um conteúdo especial sobre o que não pode faltar para sua campanha de Natal ser um sucesso.

Dicas de como aumentar as vendas no Natal

Pensa que acabou? Para fechar com chave de ouro o nosso conteúdo, separamos as últimas 4 dicas essenciais para uma campanha de Natal de sucesso.

Portanto, não espere mais para colocá-las em prática. A contagem regressiva para o Natal já começou!

  • Permita diversas formas de pagamento: se você não conseguir oferecer um desconto realmente atrativo, ao menos ofereça ao cliente mais de uma condição de pagamento. Além do cartão de débito, disponibilize a opção de crédito (com boas condições de parcelamento). Além disso, não deixe de fora o Pix, o método mais recente de pagamento e que vem ganhando a preferência do consumidor!
  • Faça um controle no estoque: ainda não fez um levantamento das mercadorias? Essa ação é fundamental para quem não quer perder dinheiro com produtos encalhados ou sofrer com a falta deles. Por isso, verifique o que já possui em estoque e faça promoções com itens que estão parados há muito tempo.
  • Verifique a concorrência: em uma época tão movimentada quanto o Natal, é essencial estar ciente do que os concorrentes andam fazendo. Que tal experimentar um benchmarking? Derivada da palavra benchmark (referência), esse método consiste em um estudo de concorrência, com a análise das práticas usadas por empresas do seu nicho e que podem ser replicadas no seu negócio.
  • Invista na identidade visual: não tenha receio em abusar da temática natalina. Natal tem gosto de nostalgia e é uma época em que as pessoas relembram a infância. Portanto, seja na decoração do espaço físico ou no layout do site, transforme a sua loja para conquistar o consumidor pelos olhos!

Dica extra: baixe nosso material para saber como preparar sua loja para o Natal

Gostou de saber quais ações podem ajudar na sua próxima campanha de Natal?

Aproveite que ainda dá tempo de preparar a casa, preencher o estoque e focar todas as atenções para as suas vendas!

Além deste conteúdo, o UOL Meu Negócio conta com outros materiais relacionados à época natalina. Estratégias não faltam para você conquistar e fidelizar mais clientes, por isso aqui vai uma dica extra para você performar como nunca neste fim de ano:

>> Clique e baixe gratuitamente o conteúdo que mostra como preparar sua loja para o evento mais esperado do ano!

E claro, também  não deixe de visitar o site do UOL Meu Negócio para conhecer as ferramentas que ajudarão você a vender mais em 2023!

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