É isso o que acontece com os clientes da Perpetual Kid, uma loja online que vende enfeites e utilidades fofas. A cada encomenda, os funcionários da empresa fazem um desenho no pacote de entrega. Os clientes, por sua vez, vão correndo divulgá-los no Pinterest.
A estratégia fez com que o tráfego oriundo da rede para a loja crescesse mais de dez vezes em um ano.
Recentemente, o Pinterest lançou uma nova funcionalidade ainda mais interessante para quem quer divulgar sua loja virtual: os usuários podem receber alertas de descontos e promoções de acordo com os produtos cadastrados em suas Listas de Desejos.
Se ainda faltava um bom motivo para sua loja virtual entrar para a rede, agora acabaram as desculpas. Confira, então, o passo a passo para criar seu perfil:
Entrando para a rede
Entre no site: www.pinterest.come crie sua conta. Você pode pular a etapa de preencher dados, se sincronizar as informações com seu perfil no Facebook.
Os primeiros boards para seguir
Em seguida, vão aparecer sugestões de boards para você seguir. Analise e escolha os cinco que mais lhe agradam e siga cada um deles. Não será possível avançar para o outro passo se você não escolher os painéis iniciais. Posteriormente, você consegue parar de segui-los, caso não interessem mais a você.
Faça um pequeno tour
Em seguida, você pode fazer um tour rápido pela ferramenta. A opção vai piscar na sua tela.
Marque fotos e crie painéis
Agora você já pode (e deve) começar a criar seus boards e “pinar” fotos. No canto direito superior há um sinal de mais. Clique nele e aparecerão as opções: criar painel, enviar um pin e adicionar de um site. Na primeira, você cria seus boards. Na segunda, você faz upload de uma foto de seu computador para algum de seus painéis. E, se selecionar a opção “adicionar de um site”, uma janela se abrirá para você colocar o endereço e, então, a ferramenta puxará todas as fotos disponíveis naquele site (sua loja, por exemplo) e você poderá selecionar aquelas que quer incluir em seus boards.
Encontre amigos, marcas, empresas e conteúdos
No canto esquerdo, vão aparecer algumas opções de amigos (de acordo com seu catálogo de endereços) e você poderá segui-los. Na opção pesquisar, além de amigos, você pode procurar por marcas e por boards criados por outros usuários e também segui-los. Ao colocar uma palavra-chave, o resultado da busca vai apresentar todo o conteúdo disponível relacionado ao termo. Portanto, fique atento: a descrição da imagem é importante para aparecer nas pesquisas. No primeiro ícone à esquerda, na barra superior, há diversas categorias e você pode também pesquisar por fotos e painéis navegando por elas.
Interagindo
Você pode curtir fotos (clicando nos coraçõezinhos) e também pode “repinar” uma imagem. Por exemplo, se viu no painel de um amigo uma calça que lhe agrada, você pode remarcá-la em um de seus próprios painéis. Você pode também enviar a imagem a um amigo via Facebook ou Google Plus. Para isso, passe o mouse em cima da foto, e aparecerão ícones para realizar estas ações.
Facilidades
Há algumas ferramentas que facilitam o uso da rede social, como aplicativos para smartphones que podem ser baixados gratuitamente para aparelhos dos sistemas iOS e Android. Outra facilidade é a inclusão do botão “pin” na barra de ferramentas do seu navegador. Ele permite “pinar” fotos sem precisar ir até o site do Pinterest.
Agora que você “pegou o jeito” da coisa, é só criar seus painéis e sair “pinando”. Explore assuntos que interessem a seus clientes e capriche na escolha das imagens – no Pinterest, elas definitivamente valem mais que mil palavras.