Aprenda com gifs animados
Você já ouviu a máxima “uma empresa deve estar onde seus clientes estão”? Pois bem, essa ideia vale tanto para o mundo off-line quanto para a internet, e considerando que o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo, é seguro dizer que seus clientes já devem estar por lá ou estão chegando.
Isso porque, segundo o eMarketer, a previsão é que até 2020 cheguem 26,9 milhões de novos usuários. A rede tem a maior taxa de crescimento entre as redes sociais mais populares atualmente.
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Como é uma plataforma que suporta apenas fotos e pequenos vídeos, o Instagram é, provavelmente, a melhor rede para mostrar seus produtos e uma das que mais geram engajamento com o público.
Com a adição das ferramentas que permitem anunciar e gerar estatísticas sobre alcance, visualizações e interação com o público, o Instagram passou a ser, também, uma rede social que dá suporte completo ao anunciante e garante a ele os melhores resultados.
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Como funcionam os anúncios no Instagram
Assim como o Facebook, o Instagram conta com dois tipos de publicidade:
· Impulsionar ou patrocinar um post.
· Criar um anúncio.
Impulsionar uma publicação significa postar algo na sua conta e fazer um investimento para que o Instagram mostre sua foto para mais pessoas do que ele mostraria de forma orgânica.
Já os anúncios não aparecem na sua timeline. Aliás, aqui você nem precisa ter perfil no Instagram, o link pode direcionar para a página da marca no Facebook.
Esses anúncios são exibidos apenas no feed de notícias do público, mas não qualquer público. Para alcançar os resultados que você quer, o Instagram permite que você selecione o perfil de público que deseja que vejam seus posts.
Por exemplo, se você trabalha com roupas esportivas masculinas, é bem provável que exibir um anúncio para mulheres não traga muito retorno, então você pode direcionar sua publicidade apenas para que homens, na faixa etária entre 25 e 40 anos e com interesse em esportes, bem-estar, atividades físicas, academia, saúde e alimentação, visualizem seu anúncio.
Assim como no Facebook, você determina um orçamento a ser gasto durante um período de veiculação, e a rede social vai esgotando esse recurso para mostrar ao público. Quanto mais específica for sua segmentação, mais você vai conseguir retorno com menos investimento.
A partir de 1 real por dia já é possível veicular um anúncio, e a partir daí o céu é o limite. Claro que quanto maior o investimento, maior será o volume de pessoas alcançadas.
Como criar seus anúncios no Instagram
Se você quiser patrocinar uma publicação, pode fazer isso diretamente no Instagram, basta ter uma conta comercial. Mas para criar anúncios é necessário possuir uma conta ativa no Facebook e uma fan page para sua marca.
Em contrapartida, você não precisa ter um perfil no Instagram. De acordo com as orientações do Facebook, não é necessário ser usuário do Instagram para fazer anúncios por lá, mas é recomendável. Do contrário, você não poderá responder a comentários e o nome e imagem da sua página do Facebook serão utilizados no anúncio, para que as pessoas identifiquem sua empresa.
1. Logado no seu perfil no Facebook acesse o Criador de anúncios do Facebook, o Power Editor ou o API de anúncios (para desenvolvedores). Se você tem pouca experiência em anúncios, vai achar o Criador de anúncios mais simples.
2. Primeiro, selecione um objetivo para o seu anúncio, que pode ser relacionado a aumentar o reconhecimento, gerar consideração ou impulsionar as conversões.
3. Na sequência, escolha um nome adequado para sua campanha e clique em “Continuar”.
4. Selecione as características do público-alvo do anúncio, como sexo, idade, localização, idioma, interesses e conexão com a página. Neste último item você pode escolher mostrar (ou ocultar) a publicidade para pessoas que já curtiram sua fan page, para aquelas que já responderam positivamente a um evento que você criou ou para quem já baixou seu aplicativo.
5. Role a página para baixo e defina qual será o valor do seu investimento diário e por quanto tempo quer que o anúncio seja veiculado. Lembre-se que, ao final da campanha, você vai pagar o valor do orçamento diário multiplicado pelo número de dias em que o anúncio foi exibido.
6. Dê um nome ao seu conjunto de anúncios e clique em “Continuar”.
7. A próxima etapa é criar a parte criativa do anúncio. Escolha entre utilizar um carrossel de imagens, uma única imagem ou um vídeo.
8. Depois de escolher suas imagens, vá à seção “Página e links”. Lá, você poderá escolher qual das suas fan pages quer conectar para veiculação dos anúncios e qual conta do Instagram será portadora do anúncio.
9. Para finalizar, escreva o texto do anúncio e acrescente o link, se o objetivo escolhido tiver sido levar as pessoas para o seu site.
10. Na sequência, clique em “Conferir pedido” e, se estiver tudo certo, selecione “Fazer pedido”.
Pronto! O seu anúncio vai passar pela avaliação do Facebook e, se for aprovado, começará a ser veiculado em seguida.
Dicas para criar anúncios que funcionam
Existem quatro pontos essenciais que devem ser trabalhados para que você consiga o melhor dos anúncios no Instagram:
Imagens: como se trata de uma rede social onde o foco são as imagens, é preciso caprichar. O ideal é que suas imagens tenham, pelo menos, 1.200 pixels e proporção de 1 x 1. Lembre-se que quanto mais texto colocar na imagem, maiores serão as chances de o alcance diminuir ou o Facebook recusar o seu anúncio.
Texto: mesmo que o foco seja a imagem, uma legenda pode complementar o conteúdo e ajudar bastante na conversão. No Instagram, busque ser objetivo, conciso, direto e criar um texto que funcione bem com a imagem escolhida. Fique atento, também, à linguagem escolhida, que deve estar de acordo com toda a comunicação e personalidade da sua empresa.
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Direcionamento: mesmo escolhendo imagens e textos ótimos para os seus anúncios, toda sua estratégia pode ir por água abaixo se você não fizer um direcionamento adequado para o seu público. Lembre-se que quanto mais específico você for, mais chances o anúncio tem de produzir bons resultados.
Mensuração: se você não parar para analisar os resultados dos seus anúncios, nunca vai saber se eles estão funcionando bem e se ainda podem ser otimizados. Depois que sua campanha se encerrar, analise qual foi o retorno e experimente fazer pequenas mudanças no texto, imagem e até no objetivo estratégico do anúncio. Registre tudo para saber que tipo de publicidade funciona melhor.