HospedagemTecnologia

Hospedagem x Cloud Computing: para que serve cada um?

2 Mins read

Quando você decide montar um site, precisa definir onde vão ficar armazenados os arquivos necessários para mantê-lo no ar.

Em geral, eles ficam guardados em um servidor remoto de uma empresa terceirizada, que aluga este espaço mediante a contratação de um pacote de serviços, como o UOL Host.

Atualmente, há duas opções mais comuns de planos: a hospedagem e o cloud computing. É o perfil do seu site que vai definir o que é melhor para você.

Se você tem uma pequena loja online, um site institucional ou um blog, que não terão uma variação muito grande no número de visitantes mensais, os planos de hospedagem podem dar conta do recado.

Você paga uma mensalidade que dá direito a um número máximo de acessos mensais, além de ganhar um espaço determinado de armazenamento para os arquivos do site. O custo geralmente é mais baixo e é possível ir mudando de plano conforme seu negócio vai crescendo.

A outra opção é usar o cloud computing, ideal para um site maior ou que vai crescer com mais rapidez e registrar picos de audiência inesperados.

Em uma loja online de médio porte, por exemplo, uma boa promoção pode atrair um número grande de visitantes de uma vez. Para receber esse imenso tráfego repentino, o serviço deve estar preparado para não sair do ar.

Os planos de hospedagem em cloud computing procuram dar conta dessas variações, permitindo aumentar a capacidade com mais flexibilidade.


banner_uolmn_criadordesites_academia

Além disso, os serviços de cloud computing são mais abrangentes. Além de hospedar sites, eles podem se usados para rodas outros tipos de sistemas da empresa, como e-mail corporativo, banco de dados, ERP, CRM, etc.

A boa notícia é que uma opção não elimina a outra. Se o site está ainda no começo, não há problema nenhum em optar por uma hospedagem.

Quando perceber que o número de internautas está crescendo rapidamente, é só migrar para um serviço de cloud computing.

O importante é que o seu site sempre esteja no ar para que o cliente não dê com a cara na porta!

Conheça as soluções do UOL Host em Hospedagem e Cloud Computing e compare as vantagens de cada uma delas para avaliar o que é melhor para o seu negócio. Vale lembrar que quando você utiliza a nossa ferramenta de Loja Virtual, os custos de hospedagem já estão inclusos na mensalidade. 

Related posts
Tecnologia

Como instalar o Certificado de Segurança do Criador de Sites?

5 Mins read
Assim como no mundo físico, o universo virtual está cercado de perigos. Com a popularização da internet e o aumento das transações…
EmpreendedorismoGestão de processosPlanejamento de NegócioTecnologia

Como funciona o WhatsApp Business e como usar no seu negócio?

5 Mins read
Veja como instalar e como funciona o WhatsApp Business, a versão de negócios do WhatsApp para transformar a experiência de atendimento ao…
Presença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTecnologiaTudo para seu SiteWordPress

Saiba como escolher a melhor hospedagem para wordpress

5 Mins read
O WordPress faz parte de aproximadamente 49% dos principais sites do mundo e é o principal gestor de conteúdo que existe, portanto,…