HTML, CSS ou JavaScript: qual aprender primeiro?

HTML, CSS ou JavaScript: qual aprender primeiro?

Entenda quando e porque aprender cada um deles

“Quando o assunto é programação ou desenvolvimento web, por onde começar?” Esta é uma das perguntas mais feitas por quem está começando no ramo da tecnologia ou por pessoas que buscam agregar conhecimento para construir ou gerenciar os seus sites com mais liberdade e independência.

Afinal, muitas aplicações e plataformas são criadas com recursos como CSS e HTML, e qualquer um que queira personalizá-las de alguma forma precisa ser capaz de entendê-los.

Bem, primeiro, é preciso dizer que não existe uma regra para responder a essas perguntas. O que existe são alguns parâmetros que você pode levar em consideração para refletir e tomar uma decisão mais assertiva de acordo com a sua situação.

>> Conheça as 10 linguagens de programação mais populares atualmente

Eu gostaria de começar pelo “básico”

Talvez, nesse ponto, você já tenha consultado alguns cursos e viu que a maioria oferece um conteúdo relacionado ao HTML antes de qualquer outro. Isso não é à toa, o HTML é uma das linguagens de marcação mais antigas e simples, por isso faz sentido que ela seja introduzida primeiro.

Além disso, a estrutura e a lógica do HTML serviram de base para algumas linguagens de programação, então, em alguns casos, ter noções de HTML torna a compreensão de outros códigos um pouco mais simples.

O CSS, por exemplo, está diretamente ligado ao HTML. Antes dele, o HTML era usado tanto para criar a arquitetura de conteúdo quanto para formatar a apresentação para o usuário, com a junção de tags e atributos.

Contudo, ainda não existia uma forma de alterar o estilo total de uma página ou site, tudo tinha de ser feito manualmente, o que limitava o processo. Com o CSS, a especificação e a flexibilidade aumentaram e se tornou mais simples e fácil ajustar só o conteúdo de um site ou apenas seus elementos visuais.

Por tudo isso, para quem quer começar pelo mais simples e ainda está desvendando a lógica de programação, começar pelo HTML pode ser uma excelente ideia.

>> Leia também HTML x CMS: qual é a melhor maneira de criar um site?

Estou focado em sites

Algumas plataformas de sites, como o WordPress, permitem que os usuários editem e acrescentem elementos e informações por meio de um editor CSS. Se você tem a intenção de se especializar na construção de sites em ferramentas como essa, ou se o seu site já está nessa plataforma, pode ser uma boa ideia começar por aqui.

No entanto, como você já sabe, o CSS é baseado em HTML, por isso talvez você queira conhecer um pouco sobre a linguagem de marcação antes de embarcar no CSS.

Eu sou um designer

Não são apenas os programadores que utilizam linguagens de programação no seu dia a dia. Muitos designers têm de lidar diariamente com HTML e CSS por duas razões: ou porque além de construir o design de um site também os incluem na programação, ou porque precisam compreender como a equipe de desenvolvedores trabalha para evitar criar layouts com elementos que os atrapalhem.

Já que, na construção de um site, cada um faz uma parte do trabalho (o desenvolvedor programa e o designer faz os layouts gráficos), e ambos se combinam em uma mesma página, nada mais natural do que conhecerem um pouco sobre a lógica do trabalho um do outro.

Quero trabalhar com aplicativos

O desenvolvimento de apps é uma tendência forte, e muitos programadores querem se especializar nisso. Se este é o seu objetivo, o ideal é, primeiro, descobrir com qual sistema operacional você deseja trabalhar.

Para aplicativos de IOS, por exemplo, pode ser interessante aprender Objective-C. Já dispositivos que usam Android geralmente são criados como HTML, Java, CSS e até outras linguagens, como Python e Ruby.

Se você quer focar em apps, o melhor é entender que tipo de programa quer criar e em que ambiente, assim fica mais fácil descobrir quais são as linguagens mais utilizadas para desenvolvê-los e você pode começar por elas.

>> Confira qual a melhor hospedagem: Node.js ou Java!

Quero trabalhar com um ambiente específico

Para quem ainda não tem certeza em relação ao que quer, o melhor conselho é começar com algo mais geral, muito utilizado e documentado e que possibilite trabalhar em diversos ambientes.

Mas se você já está pensando em atuar em um ambiente ou plataforma específica, e que use uma determinada linguagem para rodar, pode ser uma boa ideia estudá-la com mais afinco.

Você pode até aprender outras linguagens, mas, se quer se especializar em uma aplicação que utiliza JavaScript, então pode ser melhor começar por ele!

Não há como errar aprendendo uma linguagem de programação ou outra, mas pensando nessas questões, você poderá priorizar o que aprender primeiro ou onde se dedicar mais!

Depois de fazer sua escolha, aproveite para conhecer as hospedagens UOL HOST específicas para linguagem de programação.

Elas têm contêineres otimizados para as linguagens mais utilizadas atualmente, proporcionam mais autonomia e escalabilidade para os seus projetos e o UOL HOST ainda garante a atualização com a última versão de cada linguagem e planos que se adequam às suas necessidades!