Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

IaaS x PaaS: qual modalidade de cloud é melhor para a sua empresa?

2 Mins read

Flexibilidade, economia, escalabilidade. Esses são alguns dos benefícios que os serviços de computação em nuvem oferecem às empresas que precisam de tecnologia para suportar o crescimento dos seus negócios.

Mas antes de contratar esses serviços, é importante saber que existem diferentes modalidades de uso da nuvem.

PaaS

Para quem quer  um ambiente pronto para rodar seus softwares e não quer se preocupar com o gerenciamento e configuração da infraestrutura, o modelo mais indicado é o de PaaS (Platform as a Service, ou, em português, Plataforma como Serviço).

Nesse sistema, o cliente tem  acesso a máquinas que já vêm com sistema operacional instalado e todas as configurações necessárias para que ele possa instalar suas aplicações. As interfaces de acesso, em geral, são menos complexas e mais intuitivas e o nível de suporte do provedor é maior.

Na prática, trata-se de uma maneira mais simples de migrar para a nuvem. 

IaaS

Para quem quer ter mais autonomia na configuração e administração dos seus servidores, esse é caminho de contratação mais indicado.

No modelo  de IaaS (Infrastructure as a Service, ou, em português, Infraestrutura como Serviço), o cliente “aluga” os recursos de hardware que desejar e pode usá-los da maneira que achar mais conveniente.

Além de escolher as especificações das máquinas, ele é responsável por instalar todos os programas necessários, como sistema operacional e banco de dados, além de cuidar de todas as configurações de acesso e segurança.

A vantagem é que, nesse sistema, ele fica livre para customizar totalmente sua experiência de uso. No entanto, essa modalidade requer uma equipe de tecnologia interna mais robusta para dar suporte ao projeto.


banner_uolmn_criadordesites_academia

UOL Cloud

Os clientes do UOL podem usufruir das duas modalidades de acesso à nuvem.

Quem tiver conhecimento técnico ou uma equipe própria para cuidar desse processo pode utilizar o nosso serviço de UOL Cloud Server, testado e aprovado por milhares de clientes.

Nesse modelo, o cliente fica livre para customizar sua experiência de uso e o UOL fornece  a infraestrutura e o suporte técnico para problemas relacionados a ela.

E agora os clientes que  não quiserem se preocupar com o gerenciamento da infraestrutura contratada passam a contar também com o novo  UOL Cloud Gerenciado. O UOL Cloud Gerenciado foi lançado devido à demanda crescente de clientes interessados em explorar as vantagens de hospedar suas aplicações na nuvem com o objetivo de focar somente em seus negócios.

Neste modelo, o UOL fica responsável por gerenciar e monitorar o servidor e o cliente conta  com a consultoria  de especialistas em tecnologia para atender suas necessidades.

O serviço oferece ainda outras facilidades, como opções pré-configuradas de plataformas e banco de dados, backup de arquivos, agendamento de tarefas, gestão de firewall, atualização de sistema operacional, entre outros serviços.  Sem ter o trabalho de gerenciamento  e manutenção da infraestrutura, sobra mais tempo para o cliente direcionar seus esforços somente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus projetos.

Pronto para migrar para nuvem? Então não deixe de conhecer nossos serviços!

Saiba mais em www.uol.com.br/cloud para mais informações sobre Cloud Server ou www.uol.com.br/cloudgerenciado para a solução gerenciada. 

Related posts
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…
Soluções

Como se preparar para o Dia das Mães

4 Mins read
Preparar-se para celebrar o Dia das Mães não é apenas uma questão de datas no calendário, mas sim de reconhecer e homenagear…