Review: como a avaliação dos clientes pode impulsionar seu negócio?

Review: como a avaliação dos clientes pode impulsionar seu negócio?

Encontrar review de produtos ou serviços online tornou-se cada vez mais fácil. Sabe quando você vai pedir a sua comida favorita e procura pelos restaurantes mais bem avaliados? Pois bem, você está observando o review que os clientes deixam sobre a empresa. 

E para quem quer ter sucesso de vendas online e atrair novos clientes, saber o que é review de produto e sua importância para o crescimento da sua marca é essencial.

Pensando em você, empreendedor, e no crescimento do seu negócio, preparamos esse conteúdo com as melhores práticas para garantir a qualidade da sua presença na internet e a jornada de compra de seu cliente!

Antes de mais nada… você sabe o que significa review? 

Como empreendedor, você sabe que para sua empresa continuar crescendo e atraindo novos clientes é preciso ter credibilidade e uma boa reputação no mercado. Tudo isso está aliado com a qualidade que você entrega seus produtos e serviços.

É nessa hora que a prática de review será uma importante parceira para o sucesso de seu negócio.

O review consiste em uma prática de avaliação no qual são destacadas as qualidades, utilidades e a importância do seu produto ou serviço para o dia a dia do cliente

Através dessa avaliação, novos clientes poderão ter a decisão de compra ainda mais facilitada, levando em conta o que já foi falado sobre sua empresa na internet. Além disso, é com a prática de review que novos conteúdos podem ser gerados, posicionando ainda melhor sua empresa nos rankings de busca da web

O comportamento do consumidor online brasileiro 

Os consumidores brasileiros que utilizam a internet para pesquisar e realizar compra de produtos ou serviços estão cada vez mais antenados nas avaliações das empresas.

Isso se dá devido ao acelerado crescimento das vendas online no período da pandemia do Covid-19 e em consequência uma maior procura pelos clientes da praticidade, agilidade e segurança na internet. 

Nesse sentido, diferentes empresas têm apostado na prática de review para facilitar que novos clientes sejam fidelizados e ainda que o interesse pelo produto seja convertido em compra. 

Segundo pesquisa realizada pela empresa estadunidense Brightlocal, cerca de 82% dos consumidores procuram reviews antes de comprar qualquer produto ou serviço. 

Desses consumidores, 97% procuram as respostas das empresas sobre as avaliações para tomarem suas decisões. Ainda, constatou-se que os usuários pesquisam em média 10 reviews para decidirem sobre compra de produtos ou serviços. 

Já em uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, 74,1% dos consumidores brasileiros possuem o hábito de ler as avaliações antes de realizarem a compra

Desses, 62,2% levam em consideração as avaliações para decidirem pela aquisição dos produtos ou serviços na internet. Ou seja, o consumidor atual quer realizar suas compras online de maneira certeira e segura, garantindo que a jornada será tranquila e facilitada. 

Quais os objetivos de um review de produto ou serviço?

São diferentes os objetivos que um review de produto ou serviço pode ter, todos podem estar aliados com o sucesso do seu negócio. 

Eles podem ser feitos por seus clientes de modo que destaquem a qualidade do seu negócio ou ainda observações que possam auxiliar no melhoramento da sua marca. 

Ou seja, as avaliações podem ser positivas ou negativas. Nesse sentido, o consumidor precisa aproveitar dessas observações de seus clientes para tornar a qualidade de sua marca ainda melhor. 

Pensando nessa estratégia, é importante que você instigue que seus clientes avaliem o seu negócio, garantindo que outros consumidores possam decidir pela compra em sua empresa.

Por isso, preparamos a seguir os tipos de review para você conhecer e disponibilizar em sua empresa!

Quais os tipos de review?

São diferentes os métodos de avaliação que você pode disponibilizar aos seus clientes destacarem a experiência de compra em seu negócio.

Veja a seguir quais são os principais:

  1. Avaliação textual

Essa opção consiste em disponibilizar aos seus clientes um espaço para que ele avalie livremente, em formato de texto, a sua experiência de compra e atendimento.

Com a avaliação textual, o review de seus produtos ou serviços vai apresentar um maior detalhamento aos seus novos clientes para realizarem a compra em sua loja. 

Vale destacar que muitas empresas utilizam esse método de avaliação para encontrar soluções e novas estratégias de marketing para seus negócios.

  1. Avaliação por ranqueamento

Com esse método de avaliação, seus clientes vão poder dar notas ou utilizar escalas de pontuação sobre seus produtos ou serviços, como por exemplo as estrelas onde os consumidores escolhem de 1 até 5. 

Ela pode ser utilizada como estratégia para avaliar toda a experiência do cliente, como uma avaliação geral do seu negócio.

  1. Avaliação por experiência de compra

Já a avaliação por experiência de compra consiste na aplicação do review através das etapas que o cliente encontrou no seu negócio.

Aqui pode ser avaliado desde a chegada na sua empresa com o atendimento, qualidade dos produtos ou serviços, formas de pagamento e entrega. 

Dessa maneira, você vai poder corrigir problemas pontuais, melhorando seus serviços e atendimentos de forma mais certeira. 

6 vantagens de estabelecer um canal para review

Agora que você já conhece o que é review e como aplicá-lo em seu negócio, é hora de conhecer as vantagens que essa estratégia pode trazer para sua empresa.

Afinal, o retorno de seus clientes sobre seus serviços e produtos pode garantir o crescimento do seu negócio!

  1. Entender o que os clientes desejam

Observar com cuidado o review de seu cliente, vai ajudar a sua empresa a entender com maior clareza o que seus consumidores procuram antes, durante e após a compra. 

Com essas informações você vai poder melhorar seu atendimento, solucionar problemas que os usuários estão encontrando, entregando a melhor experiência de compra. 

  1. Melhorar seu produto ou serviço

Observar o review sobre seus produtos e serviços pode garantir que você aprimore suas técnicas ou ainda procure novos fornecedores para sua empresa.

Assim, receber as críticas e sugestões vai facilitar no processo de expansão da sua marca, já que seus clientes estão auxiliando na melhor entrega de seus produtos.

Então, aproveite todas as avaliações para entregar o melhor aos seus clientes e se destacar da concorrência.

  1. Aumentar a credibilidade perante os clientes

Receber bons reviews sobre sua empresa vai garantir maior credibilidade do seu negócio com os consumidores. Isso porque, como já destacado, para a tomada de decisão da compra, muitas pessoas procuram ver o que estão falando sobre as empresas na internet. 

Logo, ter um espaço para receber avaliações vai transmitir aos seus clientes que você está preocupado em melhorar seus serviços cada vez mais e que as opiniões deles são importantes. 

  1. Permitir que os consumidores interajam com a sua marca

Através de um espaço destinado para receber o review de seu cliente, pode tornar sua relação com o consumidor ainda melhor. 

Vale destacar que os clientes querem se sentir especiais, por isso ao perceberem que suas avaliações estão transformando sua empresa, ele vai se sentir importante aliado da sua marca.

Por isso, o espaço de review é tão importante. Além de garantir o crescimento do seu negócio, pode fazer o seu cliente retornar a compra, já que sua avaliação foi acolhida. 

  1. Poder subir no ranking de buscas do Google

Um ponto importante em ter review do seu negócio é que eles serão facilitadores para sua marca ser encontrada no Google.

Isso se dá a partir do engajamento de seus clientes ao produzirem comentários sobre sua marca, fazendo outras pessoas acessarem com maior facilidade, já que terão diferentes avaliações.

Por fim, a prática de avaliações pode garantir uma maior tráfego para sua loja virtual, já que seus clientes terão a certeza que sua empresa é a ideal para realizar a compra. 

  1. Ter mais chances de vencer a concorrência

Uma empresa com diversas avaliações e métodos de review pode garantir que os consumidores que estão pesquisando acessem suas páginas com maior frequência.

Isso pode ser importante para você se destacar da concorrência, já que os clientes estão mais atentos a empresas que possuem diferentes avaliações. Sendo assim, investir em review de seus clientes vai engajar sua empresa e facilitar que novos clientes sejam gerados. 

Onde coletar e responder reviews

Existem diferentes espaços para coletar e responder o review de seus clientes. Para isso é importante escolher a melhor estratégia para o seu negócio.

Se sua presença na internet se dá pelas redes sociais, um dos métodos de avaliação é você disponibilizar em seu perfil postagens que visam instigar seu consumidor a opinar sobre seu negócio.

Aproveite as ferramentas disponíveis para criar conteúdos que facilitem seus clientes a interagirem dando seus depoimentos sobre suas experiências de compra.

Outra opção é o site Reclame Aqui. Com ele você pode criar um cadastro da sua empresa e administrar todas as avaliações com poucos cliques. É importante ressaltar que a proposta do Reclame Aqui é a resolução dos problemas, então aproveite para responder comentários e garantir a satisfação de seu cliente. 

Com ele você pode também ver como estão as avaliações da sua concorrência, aproveitando para ver erros e acertos mais frequentes e como são solucionados os problemas. 

E se você utiliza a Loja VirtUOL do UOL Meu Negócio, um dos métodos de review é a utilização de estrelas, que funciona como ranking de pontuação.

Você pode inseri-las direto em sua loja virtual, que vai garantir maior controle e praticidade no momento de organizar seu negócio e analisar as avaliações de seus clientes. 

Como incentivar o envio de reviews?

Com tamanha importância em receber o review de seu cliente, você empreendedor precisa incentivar que cada vez mais as avaliações sobre seus produtos e serviços sejam feitas.

Para isso, o primeiro passo é entregar um serviço de qualidade e que possibilite que seus clientes queiram contar para outros consumidores como foi sua experiência

Logo, consumidores satisfeitos geram avaliações que vão tornar sua empresa mais atrativa para que novos clientes realizem suas compras.

Outra opção é solicitar após a experiência de compra que seu cliente publique um review de como foi essa jornada. Assim, ela pode ser feita através de um comentário, avaliação em nota ou ainda destacar apenas como foi o recebimento de seu produto. 

E para continuar atraindo seus clientes a publicarem seus reviews é importante que você divulgue as avaliações já realizadas por seus consumidores. Aproveite para instigar a curiosidade seu público a conhecer o review já recebido de seu cliente e, principalmente, queira ter seu comentário divulgado também.

Ou seja, essas estratégias para incentivar que novos reviews sejam feitos podem garantir maior envolvimento de seus clientes com a sua marca, tornando ela cada vez maior e melhor. 

Transforme avaliações ruins em oportunidades!

Toda forma de avaliação será bem-vinda para o crescimento de seu negócio, seja ela positiva ou negativa, o importante é atrair o interesse do consumidor a dar seu review.

Por isso, algumas vezes pode acontecer que as avaliações ruins sejam enviadas por seus clientes e para isso você precisa estar preparado.

As avaliações negativas são tão importantes quanto as positivas, pois elas podem apresentar erros ou necessidades de transformação da sua empresa. Nesse sentido, resolver os problemas que seus clientes estão enfrentando será fundamental para o sucesso do seu negócio. 

Busque responder todo review que seja negativo, tentando solucionar e dar direções para que a experiência de seu cliente seja proveitosa e garanta que ele retorne a comprar com você.

Logo, assumir seu erro é necessário, pois ele vai mostrar ao seu cliente que você se importa com a opinião que está sendo dada, sem ignorar. 

Aproveite então para manter um tom profissional, peça desculpas, evite ficar na defensiva e procure através de seus meios de contato dialogar entregando soluções certeiras.

Afinal, mesmo que seu cliente traga avaliações ruins, elas serão ótimas oportunidades para você continuar melhorando seus serviços. 

Manter o profissionalismo de seu negócio pode garantir a melhor experiência ao seu cliente. Tudo isso está conectado com um bom atendimento, qualidade de seus serviços e o local da sua empresa na internet. 

Para continuar transmitindo confiança e credibilidade, ter uma loja virtual diferenciada da concorrência pode fazer toda a diferença. Dê um passo à frente no mercado e faça agora mesmo sua loja virtual para destacar seus produtos na internet com o UOL Meu Negócio!  

O sucesso do seu negócio começa com um bom espaço para receber seus consumidores, entregando a melhor experiência de compra e garantindo boas avaliações.