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Infográfico: O caminho para uma promoção de sucesso

3 Mins read

Todos os passos para ter sucesso na ação!

Já ficou em dúvida, em algum momento da sua vida, sobre qual o caminho certo a seguir? Seja no âmbito pessoal ou profissional, as dúvidas sobre o rumo correto a tomar são recorrentes.

Na hora de planejar uma promoção para sua loja, a história não é diferente. Diversas perguntas vêm à mente do empreendedor: Como começar? Qual o tipo certo a escolher? Como divulgar a ação? Como preparar a loja para o evento?

A preocupação é válida. Afinal, uma promoção bem-feita é capaz de trazer um aumento de 200% nas vendas de uma loja, de acordo com o Instituto de Pesquisas POPAI Brasil. Qualquer vacilo pode reduzir essa taxa drasticamente.

Para ajudá-lo nessas tomadas de decisão, de maneira rápida e efetiva, reunimos todas essas questões detalhadamente no Superguia Academia UOL – Como planejar uma promoção de Sucesso.

E para deixar ainda mais prático, claro e visual preparamos um infográfico do caminho para uma promoção de sucesso.

Nesse percurso, além das sete etapas com todos os passos necessários contidos em cada uma delas, você vai descobrir dados importantes sobre o consumidor, que vão ajudá-lo a definir melhor sua estratégia.

Por exemplo: Você sabia que 17% das decisões de compra dos brasileiros são influenciadas pelas ofertas, enquanto a média global é de apenas 5%?

E mais: 20% dos consumidores procuram, em primeiro lugar, ao acessarem uma loja virtual, as seções de promoções e descontos.

Pois é, essas são apenas duas das várias importantes informações que constam do infográfico e mostram o peso que as promoções têm para os consumidores do Brasil.

Depois dessa “palinha”, aposto que você está ansioso para conferir o infográfico, a seguir, e descobrir o atalho para o sucesso. Percorra com a gente esse caminho e chegue mais rápido aos (bons) resultados. Bora?

1. Planeje-se

· Trace suas metas.

· Identifique o público-alvo.

· Estude a concorrência.

· Escolha a mecânica ideal para a situação.

89% dos consumidores gostariam de escolher seus prêmios


2. Organize-se 

· Crie um cronograma.

· Selecione os produtos.

· Estabeleça regras de participação.

· Estipule um orçamento para investir na ação.

82% dos consumidores gostariam que as promoções de sorteio acontecessem de maneira mais rápida.

3. Prepare a loja

· Envolva os funcionários.

· Garanta o bom funcionamento do site.

· Faça um inventário completo do estoque.

· Disponibilize diferentes canais de atendimento ao cliente.

· Reforce seu sistema de entregas.

50% dos consumidores procuram em primeiro lugar, ao acessarem uma loja virtual, pelas seções de promoções e descontos.

4. Destaque-se da concorrência em datas comemorativas 

· Crie landing pages com presentes de acordo com o evento. Ex: “para o pai”, “para a mãe”, “para o namorado nerd”.

· Ofereça embalagens de presentes como cortesia.

· Otimize sua loja para dispositivos móveis.

· Envie ofertas exclusivas para a sua base de-mails.

200% no aumento de vendas. Esse é o resultado que uma promoção bem feita é capaz de trazer.

5. Conquiste e fidelize clientes 

· Dê descontos para a primeira compra.

· Crie um programa de pontuação.

· Ofereça bônus para a próxima compra.

· Planeje sorteios e concursos culturais.

27% dos brasileiros que fazem parte de um programa de recompensas se sentem motivados a comprar mais vezes da mesma empresa.

6. Divulgue sua promoção

· Use as redes sociais para interagir e criar empatia.

· Invista em links patrocinados.

· Segmente sua base de cadastros e aposte em diferentes disparos

· Aposte em ações do tipo “Indique um amigo”, recompensando sua base de contatos ao mesmo tempo em que atinge clientes potenciais.

· Faça parcerias com usuários influentes, como blogueiros e formadores de opiniões.

19% das decisões de compra dos brasileiros são influenciadas pelas ofertas. A média global é de apenas 5%.

7. Analise e mensure os resultados da promoção 

· Calcule o ROI de cada ação de divulgação

· Fique de olho na taxa de abandono de carrinho

· Analise se a porcentagem de novos visitantes cresceu

· Não deixe de analisar a taxa de conversão

1,65% é a taxa média de conversão do e-commerce brasileiro.

Fontes: Promológico, Busca Descontos, Instituto Popai Brasil, LoyaltyOne e Epsilon International, Nielsen, Experian Hitwise.

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