EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Largue de mão procurar o que você ama fazer

3 Mins read

Tente encontrar sua vocação para empreender em um outro caminho

Essa deve ser uma das buscas mais intensas da atualidade. Estamos na época em que as pessoas, cada vez mais, abandonam seus trabalhos chatos, sua falta de sonhos para sair atrás daquilo que realmente amam fazer.

Vemos aquelas histórias incríveis, como a do Howard Schultz (CEO da Starbucks), que é completamente apaixonado por café e quer o expresso perfeito, e ficamos deslumbrados com a ideia de encontrar um amor assim.

Ou mais próximo ainda, aqui no Brasil, Samir Iasbeck, do Qranio, que tem uma paixão incrível pelo seu negócio de educação em game.

Vemos essas pessoas que sabem o que querem e têm uma meta tão forte, um amor da vida toda, daqueles de filme, como o Diário de uma Paixão, que não tem como não querermos algo igual.

Tipo, ok, vou largar tudo, chutar o pau da barraca, junto com o balde e o que tiver mais para tocar para o alto, e vou atrás do que amo.

Mas aí vem a dura realidade: Beleza, mas o que eu amo?

É aí que a coisa complica. A ideia de sair atrás do que ama é linda, descobrir o que realmente ama não é tão simples quanto essas histórias românticas apresentam. E, então, ficamos na sinuca de bico. O que fazer? Continuar naquilo que estamos fazendo ou sair enlouquecidamente atrás do que amamos?

Tem muita gente atrás disso, atraída pela história de alguém que persegue o grande sonho da vida e cai na frustração imensa de não saber o que é. Mas tem algo para fazer?

1 – Desista de procurar o que você ama, PELO MENOS POR UM TEMPO…

E mude a pergunta para: Como você pode servir as pessoas?

Estamos em uma fase muito egocêntrica, que tem feito mal. Mais tempo trabalhando, fechados em nossas realidades, preocupados com nossas atividades e responsabilidades que aumentaram. Logo, muito é que perdemos um pouco da sensibilidade de ajudar.

E aqui pode estar o caminho para encontrar o que ama. Usar suas habilidades para auxiliar pessoas que você gosta ou que precisam. Você poderá descobrir outras formas de usar seus talentos e impactar o mundo. Ver como o mundo precisa de você pode ser a trilha para aquilo que ama.

Comprovadamente, a neurociência já provou que fazer o bem e ajudar desperta vários estímulos especiais na mente. Temos um prazer singular nisso. E entender aquilo em que somos capazes de fazer a diferença, combinado com uma injeção de hormônios positivos, pode ser a forma de encontrar, finalmente, o cupido e ele te dar uma flechada.

2 – Experimente suas habilidades

Descobrir maneiras diferentes de usar o seu talento pode ser revelador. Imagine, portanto, em que situações distintas seria interessante tentar. Você é um arquiteto, expert em escritórios. Por que não tentar coisas diferentes, como casas para cachorros ou canarinhos, ambientes de co-working, casa na árvore, estantes de livros ou caricaturas de escritório? Quanto mais distinto, maior a compreensão de quanto aquilo que você sabe pode ser útil em certos momentos e realidades. Quem sabe não é o que o mercado precisa o que você curte mais? Novamente, você pode estar entrando no alvo daquele anjinho esperto que anda pelado fazendo as pessoas se apaixonar.


banner_uolmn_facebookads_academia

3 – Orgulho e felicidade

Outro ponto superimportante é pensar no que você teria orgulho de fazer. Ao terminar uma atividade e olhar para trás, pensar: “Nossa, que incrível eu ter feito…” Dá aquela vontade gostosa de contar para as pessoas com as quais você tem afinidade, mostrar aquele seu feito.

Esse é um indício importante de que suas habilidades estão sendo bem usadas, e você está fazendo a diferença. Possivelmente, o amor pode estar por aí…

E sentir-se feliz por poder fazer isso é fundamental. Pense, ao acordar – “Hoje, vou TER de fazer isso”. É chato e ruim TER de fazer… Mas quando você acorda e pensa: “Nossa, hoje vou poder fazer isso, ajudar alguém”. Dá um gostinho muito melhor, para começar a segunda excitado porque é segunda.

4 – O que você abomina

É, também, importante saber o que você não quer fazer, não acredita que seja certo ou não possua habilidade nenhuma para realizar. Já diminui drasticamente o que você vai experimentar.

É óbvio que não é possível fazer apenas aquilo que curtimos. Às vezes, precisaremos fazer coisas não tão legais. Mas você pode, ao menos, pensar em como diminuir isso ao máximo, trazendo pessoas que achem esse trabalho maneiríssimo de fazer para perto.

DEIXE-O ENCONTRAR VOCÊ

Você já ouviu aquele ditado popular: “Quer encontrar algo, pare de procurar…”. E se você puder fazer isso agora com aquilo que ama fazer?

Quem sabe seria melhor “desistir” dessa procura, tortuosa para muitas pessoas, e começar de forma mais bacana, agradável e, possivelmente, mais eficiente para encontrar sua maneira de agregar ao mundo de um jeito divertido! Esse é o jeito Free LifeStyle de viver. E talvez, assim, a sua paixão te encontre. 

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…