Mapeamento da jornada do cliente: 5 passos que farão a diferença para o seu sucesso

Mapeamento da jornada do cliente: 5 passos que farão a diferença para o seu sucesso

Confira nossas dicas para conquistar mais clientes

Defina personas: o seu cliente ideal.

Para conseguir passar a mensagem corretamente, é importante falar a linguagem do cliente e saber onde encontrá-lo! Todo produto ou serviço tem um perfil de cliente. Ele é caracterizado por pontos em comum, seja de localização, gênero, faixa etária, renda ou o seu comportamento. Essa prática é chamada de estudo de personas. Com esse estudo, você também consegue simplificar as tarefas para determinação de ações na sua jornada.

Tempo: quanto o seu cliente demora para tomar a decisão?

Nesse momento, estamos falando sobre o prazo no qual a jornada do cliente vai se desenvolver. Se esse período for muito longo, seu foco deve se voltar a ações que objetivem abreviá-lo. Um exemplo de tempo curto de decisão é do cliente que está buscando algum restaurante para ir ou pedir comida. Por outro lado, a decisão de comprar um apartamento leva muito mais tempo. Cada tipo de negócio terá um período determinado. É importante saber qual é o seu tipo de negócio. Isso irá auxiliar na comunicação assertiva e direcionada entre empresa e cliente.

Canais de contato com o cliente: quais utilizar?

Levando em conta o que você definiu sobre a sua persona, pense na forma em que seu cliente gosta de ser contatado. Existem vários formatos: WhatsApp, e-mail, telefone, redes sociais, Facebook, Instagram e outros. Encontrar os canais preferidos evita que você perca tempo enviando mensagens que ele não lê,  fazer ligações que causam mais repulsa do que atração, ou enviar um e-mail que ele não costuma acompanhar.

4. Interação – como o cliente interage com a sua empresa?

Seu objetivo aqui é definir todos os pontos de contato e interação ao longo da jornada. É legal saber por quais canais e de que forma você e seu modelo de persona conversam.

Preocupar-se com essa interação torna a sua jornada mais agradável e com resultados efetivos!

5. Fidelização – a jornada acaba quando ele decide comprar?

Como foi analisado na jornada do cliente, o pós-venda é muito valioso e você deve conciliar isso com os hábitos da sua persona.

O ideal é que a jornada do cliente não termine, mas prossiga para o pós-venda, com a sua fidelização. Você pode promover diferentes ações, levando em conta as características das suas personas e da própria solução que oferece.

Considere se o seu produto pode ser adquirido mais vezes, ou se seu serviço pode ter renovação.

No final de tudo, vale fazer uma pesquisa de satisfação, pedir uma avaliação (pública ou privada), ou um programa de bonificação com o cliente.