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Marketing de multicanais: Como levar sua marca para diferentes canais

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Atualmente, você sabe quais canais a sua audiência mais frequenta? Com tantos novos modelos de comunicação, está cada vez mais difícil acompanhar onde o seu potencial cliente está, não é mesmo?

E aí que as estratégias de marketing passam a atuar, para garantir que a sua marca esteja presente no ambiente certo e alcançando uma alta visibilidade.

Mas, você sabe qual a melhor estratégia para colocar em prática? Neste conteúdo, você vai conhecer o marketing multicanal, que reúne práticas que visam levar uma marca para diferentes canais.

Você tem o objetivo de levar essa eficiente estratégia para o seu negócio? Então acompanhe nos próximos tópicos o que é uma campanha multicanal e veja algumas técnicas que podem ser incluídas na sua rotina de trabalho!

O que é marketing de multicanais?

O marketing multicanal é uma estratégia usada para identificar em quais canais o seu público-alvo tem maior presença. Depois que esse “mapeamento” é realizado, fica mais fácil adotar práticas que coloquem o seu produto ou serviço nesses ambientes. Falaremos sobre isso com mais detalhes nos próximos tópicos.

Quer entender os benefícios que a sua empresa pode ganhar com o uso do marketing multicanal? Então acompanhe os tópicos a seguir! 

Por que utilizar os multicanais na divulgação do meu negócio?

Você sabia que, neste momento, o seu potencial cliente provavelmente está conectado em alguma rede social? Esse já é um bom motivo para você utilizar os multicanais na divulgação da sua marca. 

Afinal, cada vez mais é preciso ir atrás do consumidor, e não esperar para que ele digite o endereço do seu site no navegador.

O maior uso do comércio eletrônico fez surgir uma alta concorrência entre as lojas virtuais. Com a grande variedade e diversidade de mercadorias disponíveis nos e-commerces, a escolha do consumidor já não leva em conta apenas o menor preço. O fator identificação e atendimento também são muito analisados pelo usuário.

Aliás, falando em atendimento, opções não faltam para você estabelecer contato com os seus consumidores. A produção de campanhas para o consumidor ser atraído para a sua loja virtual pode ser feito através de inúmeros canais.

Tipos de canais de vendas

Com a possibilidade de usar várias plataformas a favor das vendas, o empreendedor encontra diversos canais de vendas para divulgar os seus produtos e serviços na tentativa de atrair o seu público.

Além das redes sociais, blogs e e-mail marketing, outros canais de vendas (digitais e tradicionais) também podem ser utilizados, são eles:

Vale lembrar que a escolha por um determinado canal depende das características da sua marca, do tipo de produto e do perfil do público que você deseja atender.

Marketing Multicanal e Omnichannel: quais as diferenças?

Como você já percebeu, o marketing multicanal é responsável por distribuir as mensagens da sua marca em diferentes canais de comunicação. Já o marketing omnichannel vai além disso, pois é uma estratégia que oferece uma experiência completa ao cliente.

Mas, como funciona essa “experiência completa”? Vamos supor que o cliente faça uma compra pela internet e ao recebê-lo em casa percebe que a loja errou a cor ou o tamanho do produto.

Se essa loja virtual utiliza uma estratégia omnichannel, significa que o cliente pode ir até uma loja física dessa marca para efetuar a troca do produto.

Ou seja, apesar dos dois modelos de marketing usarem diversos tipos de canais ao mesmo tempo, o marketing omnichannel não tem apenas o objetivo de apresentar o produto ao consumidor, mas também integrar todos os possíveis pontos de contato com o cliente

Como construir uma estratégia de marketing multicanal?

Antes de você tirar os planos do papel, é importante estabelecer alguns critérios básicos para ter sucesso na estratégia de marketing multicanal. Atualmente, você sabe qual o público-alvo que pode se interessar pelos seus produtos ou serviços?

Se a resposta para a última pergunta for não, esse é o primeiro ponto que necessita de uma análise. Vamos supor que a sua audiência é mais formada por jovens. Com certeza, investir em campanhas no rádio ou na TV pode não ser tão eficaz.

Também forneça uma boa experiência ao seu cliente. Se grande parte do seu público estiver nas redes sociais, utilize as ferramentas de contato da própria plataforma para conversar com ele. Evite que o cliente tenha que sair de um canal para entrar em contato com a sua marca por outro canal.

E claro, para manter o cliente interessado na sua marca, ofereça conteúdos que sejam relevantes para ele. Uma boa maneira de entregar aquilo que o cliente procura é entender o que ele mais busca na internet. Para isso, vale pesquisar os termos mais procurados — usando o Google Trends, por exemplo — e que tenham relação com o seu nicho de mercado.

Vantagens de utilizar uma estratégia de marketing multicanal

Agora que você já sabe por onde começar as suas estratégias de marketing multicanal, chegou a hora de saber as principais vantagens que ele pode trazer para a sua marca.

A seguir, separamos 6 bons motivos para você usar esse modelo de marketing nas suas vendas. Confira!

1 – Aumenta a visibilidade e presença da marca

Para se destacar frente à concorrência, é necessário ampliar a sua visibilidade. Nesse sentido, o marketing multicanal faz toda a diferença, pois a sua marca estará presente em diversos canais.

Assim, quanto mais pessoas são impactadas pelas suas campanhas, mais vendas você poderá realizar!

2 – Maiores chances de aumento da taxa de conversão 

Com maior visibilidade a sua marca terá um significativo crescimento nas vendas. Por consequência, as suas taxas de conversão (números de visitantes que se tornam clientes) também tendem a crescer.

Isso porque o cliente pode ver e comprar o seu produto em poucos cliques e através de qualquer dispositivo, seja pelo desktop, tablet ou smartphone.

3 – Auxilia no relacionamento com o cliente

Usando os diversos canais existentes você conseguirá obter o máximo de informações sobre os seus clientes. Quanto mais dados disponíveis, melhores serão as suas análises para a criação de campanhas mais assertivas.

É ou não é um excelente caminho para você entregar o que o seu cliente deseja e estreitar ainda mais o relacionamento do consumidor com a sua marca?

4 – Maiores oportunidade de fidelização de clientes

A estratégia de marketing multicanal também é eficiente para fidelizar clientes através dos canais. Por isso, se esforce para prestar um bom atendimento e ofereça uma comunicação personalizada para criar uma relação duradoura com o seu público-alvo.

Uma ótima maneira de conservá-los na sua carteira de clientes é pensar em promoções e divulgá-las nas redes sociais, no seu site e através de e-mail marketing, por exemplo.

5 – Gestão de feedbacks 

Receber feedbacks é uma das melhores maneiras de entender o que está dando certo nas suas estratégias e o que pode ser melhorado. Ao trabalhar com o marketing multicanal você terá mais de um canal para receber essas opiniões.

Ou seja, o seu negócio estará conectado com um número maior de clientes!

6 – Aumenta a autoridade da empresa

Atuando em vários canais a sua marca será constantemente lembrada pelos consumidores. Assim, o seu potencial cliente cria uma relação de confiança com a sua empresa.

Lembra quando falamos dos conteúdos relevantes que podem ser disponibilizados ao consumidor? Eles também são ótimos elementos para gerar mais credibilidade e autoridade para a sua marca.

Agora, que tal unir a estratégia de marketing multicanal a um aplicativo onde as suas vendas serão mais rápidas e assertivas? O UOL já tem a ferramenta certa para você que busca vender na internet com um gerenciamento completo, direto pelo seu celular!

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